Erros Comuns no Investimento de Ações

Em terras nacionais há dois tipos de ações negociáveis: Preferenciais e ordinárias. Quando se compra qualquer tipo e se adquire certa parcela valorizada o capital pode aumentar, ao passo que com retiradas regride com certeza. As incertezas que existem no livre mercado fazem com o investimento seja considerado de renda variável.

Quase todas as pessoas do mundo apreciam a ideia de ganhar dinheiro fácil, sem muito esforço físico ou mensal. Economistas apontam que dinheiro parado representa o grande erro que qualquer pequeno investidor pode fazer sem perceber que está jogando lucro no lixo. Porém se faz necessário investir com inteligência para não cometer os erros mais comuns no investimento de ações.

Conhecimento e Investimento

Um dos investidores mais bem sucedidos do mundo, Warren Buffett, adverte contra investir em empresas nas quais os investidores não possuem conhecimento. Isso significa não comprar ações de empresas, a não ser que entenda os modelos de negócios. A melhor maneira de evitar isso é construir uma carteira diversificada de fundos negociados em bolsa e fundos mútuos. Se você investir em ações individuais, se certifique de entender de maneira completa cada empreendimento antes de investir reservas financeiras.

Muitas vezes, quando uma empresa investida começa a valorizar é fácil se esquecer do estoque investido. Tenha em mente de que comprou esse estoque para fazer dinheiro. Se existem fundamentos considere vender o estoque e concentrar valores no lucro.

Pouca Paciência

Existem economistas que defendem a teorias quê para ganhar dinheiro se faz necessário aprender a encontrar a derrota de vez em quando. Quando as crises econômicas chegam há chances consideráveis de o mercado acionário apontar regressos por causa da falta de consumo diminuidora da geração de emprego e produção das indústrias.

Não se pode ignorar o fato de que pior do quê ficar com o papel na crise é vender em preços inferiores e arcar com o prejuízo. Em poucos anos a economia afetada pode retomar e por consequência passar a gerar lucro para grandes empreendimentos que negociam papéis no mercado de ações. Por exemplo, os investidores que não fazem a retirada de dinheiro dos títulos comprados das grandes empresas nacionais em 2008 passaram a colher os frutos durante a primeira metade da segunda década do século XXI.

Para apostar no revés se faz necessário levar em consideração as condições existentes para acontecer o crescimento em médio-longo prazo. Algumas vezes o crescimento pode surgir de maneira repentina e inesperada. Quem aproveita as crises das nações e possui reservas financeiras podem se tornar sócios de grandes empresas que abaixam os preços dos papéis para manterem o controle do caixa nos anos de crise.

Devagar e sempre normalmente sai por cima – seja na academia, na escola ou em sua carreira. Por que, então, não considerar a regra para realizar o investimento? Uma abordagem lenta, constante e disciplinada irá ser rentável no longo prazo. Espere as carteiras fazerem algo diferente do que estão projetadas para fazer receita durante as crises desastre. Isto significa que você precisa para manter as expectativas realistas em relação ao período de tempo e de crescimento que cada ação irá encontrar.

Concentrar Alto Volume Financeiro

Volume alto de dinheiro em um negócio pode ser arriscado. A menos que seja o caso de investimento institucional com o benefício de taxas de comissão. Os custos de transação trazer reveses financeiros para não mencionar as taxas de curto prazo de impostos e do custo de oportunidade de perder os ganhos de longo prazo de bons investimentos.

Deixar de Investir na Baixa

Procure fazer investimentos em valores contrários. A estratégia representa investir nos mercados ativos de empreendimentos que estão administradas com qualidade, mas que sofrem com penalizações geradas por notícias com pouco nível de parcialidade, que favorece outros interesses.

A estratégia da percepção deve sempre levar em consideração fatores como: Desempenho econômico previsto trimestral e informações noticiosas econômicas que apontam para níveis desfavoráveis, pontos que penalizam os preços acionários e cria oportunidades favoráveis para realizar a compra.

Falta de Time do Mercado

O timing do mercado também pode matar retornos. Sucesso timing é extremamente difícil de acontecer e deve ser modalidade reservada aos verdadeiros especialistas. Até mesmo investidores institucionais muitas vezes não conseguem fazer e conquistar lucros.

Conhecido estudo denominado “Determinantes do Desempenho da Carteira” (1986), realizado por Gary P. Brinson, Randolph L. Hood e Beerbower analisaram fundos de pensão para retornos.

Este estudo mostrou que, em média, cerca de 90% da variação de retornos ao longo do tempo foi explicado por decisão política de investimento. Em termos leigos, isso indica que, normalmente, a maior parte do retorno da carteira está relacionada com decisões de alocação de ativos.

Falta de Diversidade

Enquanto os investidores profissionais podem ser capazes de gerar alfa, (ou, excesso de retorno sobre um benchmark), investindo em algumas posições concentradas, pessoas comuns não devem tentar fazer isso. Atenha ao princípio da diversificação. Na construção da carteira de fundos ETF se lembre de atribuir exposição a todos os espaços principais.

Emoções e Regra do Processo

Um dos principais assassinos de investimento está nas emoções. O axioma de que medo e ganância dominam o mercado é verdade. Não deixe o sentimento ultrapassar a razão. Concentre no foco maior. Retornos do mercado de ações podem desviar durante curto tempo, mas ao longo prazo os retornos históricos das ações de grandes empresas podem chegar para média de 10%.

Desenvolva Plano de Ação

Determine onde o ciclo de vida do investimento, quais são seus objetivos e quanto você precisa investir para chegar lá. Se não for qualificado para fazer isso, procure um planejador financeiro respeitável. Tente encontrar um que irá trabalhar por taxa e que não recebe incentivos para vender.

Modere as expectativas para os retornos históricos do mercado. Não espere que seu portfólio o torne rico do dia à noite. A coerência e estratégia de investimento de longo prazo vai construir a riqueza.

Monitore os investimentos. No final de cada ano, reveja os valores investidos e confira o desempenho. Determinar se o capital para a renda fixa deve permanecer o mesmo ou mudar de acordo com as necessidades da vida.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *