Diferença Entre Despesa e Investimento

De um modo geral todo mundo sabe o que é o lucro (L) de uma empresa, é basicamente o resultado de uma conta simples que é a receita (R) descontada dos custos (C). Para saber isso não é necessário ser um expert na área de economia ou de administração. Contudo os economistas utilizam um cálculo diferente para chegar ao lucro da empresa.

L = R – C

Os contadores entendem que o custo é o conjunto de valores explícitos da produção (o que se pode mensurar através de dinheiro). Já os economistas entendem que o custo é formado pelo conjunto de valores explícitos e implícitos (aqueles que são de oportunidade e que por isso não entram nos balanços contábeis clássicos).

Dessa forma uma empresa pode operar no longo prazo com um lucro contábil positivo. Já para um economista se mostra possível que uma empresa trabalhe num longo prazo com lucro econômico zero. É importante entender qual é a diferença entre custo, despesa, gasto e investimento. A seguir vamos explicar um pouco melhor cada uma delas.

O Que São Gastos?

Os contadores incluem custos e despesas no mesmo conceito que se tem de gasto. Esse conceito diz respeito a todos os valores que são utilizados para o fabrico ou realização dos produtos e serviços. Já os gastos são aqueles sacrifícios que se fazem para adquirir um bem ou um serviço efetuando o pagamento no ato (por meio de desembolso) ou no futuro (no caso de uma dívida). Por exemplo, o pagamento da conta de energia elétrica pode ser considerado um gasto.

O Que São Custos?

Os custos são basicamente a realização de medidas monetárias dos sacrifícios financeiros com que uma empresa, pessoa ou governo precisa arcar para chegar aos seus objetivos. Os chamados objetivos nesse caso são a utilização de um serviço ou produto que seja necessário para ter os seus bens ou serviços prontos.

Para fins de elaboração de relatórios de gestão empresarial é são incorporados outros conceitos de economia. Podemos exemplificar através de que custo é a realização da compra de máquinas e matérias-primas para produzir um determinado bem.

O Que São Despesas?

Recebem o nome de despesas os gastos que são realizados no momento da venda. Trata-se de um dispêndio que acontece no processo de aquisição da receita. Uma despesa é um gasto que não diz respeito ao processo de transformação ou produção de produtos e bens.

O Que São Investimentos?

Na esfera dos contadores o investimento é uma aplicação de um recurso tendo a expectativa de receber um retorno maior do que aquele que foi aplicado compensando até mesmo a perda do uso desse recurso no período em que esteve aplicado.

De uma maneira mais ampla esse termo se aplica a compra de equipamentos, máquinas e imóveis necessários para fazer a instalação de unidades de produção. Os economistas entendem que investimento quer dizer uma aplicar o capital em meios que façam com que exista o crescimento da capacidade de produção, sendo assim que gerem bens de capital.

Teoria X Prática

O termo custo que é utilizado na fórmula de lucro é aquele que é uma dívida composta somente de custos de produção. Na prática, no trabalho de administradores e contadores, o custo é apenas uma parte da dívida da empresa em que se torna necessário reduzir todos os tipos de despesas, gastos e custos.

Analisando Diferenças

A despesa é um gasto que ocorre no momento de transformação de um produto ou bens, trata-se de um gasto que não tem a ver com a produção em si. O investimento é a aplicação de um determinado recurso para gerar um outro recurso ainda maior. Sendo assim a despesa é um gasto que não irá retornar a você enquanto o investimento pode não somente retornar como ser maior.

Investimentos são importantes para as empresas em especial quando dizem respeito a ampliação do meio fabril e outras questões que tem ligação com aumento da capacidade produtiva uma vez que permitem tornar a empresa mais lucrativa. As despesas, por sua vez, também têm o seu papel já que sem elas não seria possível realizar as atividades da empresa.

Diferentes Entre Custos e Despesas

Existem também diferenças entre custos e despesas, os primeiros são essenciais para que haja a produção, pois os custos se referem ao fabrico em si enquanto as despesas são gastos que se referem a custear outros serviços e bens que tornam possível a realização das atividades da empresa.

Controle Financeiro

É fundamental manter o controle financeiro da empresa e isso significa manter planilhas atualizadas a respeito da movimentação de entradas e saídas. Tenha o hábito de fazer um livro caixa para administrar de forma mais direta o dinheiro que entra na sua empresa. Registre toda entrada e toda saída, pois somente assim poderá compreender a real situação financeira que se passa.

Planilhas

A melhor maneira de fazer esse controle financeiro da empresa é através de planilhas. Você pode utilizar softwares ou mesmo o bom e velho caderno e caneta, o que realmente importa é ter um registro pontual de tudo. O uso de softwares é interessante para quem deseja ter mais assertividade na hora de fazer os cálculos.

Fluxo de Caixa

Para que a sua empresa tenha sempre saúde financeira é importante que você mantenha uma quantia de fluxo de caixa. Esse valor consiste numa reserva, ou seja, um dinheiro que está sempre sobrando no caixa. O fluxo não compõem o lucro, sendo assim não deve ser utilizado como tal para pagar os sócios.

Essa reserva é importante para que se possa continuadamente fazer novos investimentos, ou seja, ter um dinheiro que é específico para reinvestir. O fluxo de caixa não é o mesmo que uma reserva. As empresas devem ter uma reserva, uma quantia que elas podem usar no caso de acontecer uma emergência.

Quando um encanamento estoura, por exemplo, é o dinheiro da reserva que deve ser usado e não o dinheiro do fluxo de caixa. Uma empresa com finanças em bom estado é aquela que tem o seu lucro e também dinheiro na reserva e no caixa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *