Dicas para Comprar Ações da Petrobrás

Destaque entre as empresas petrolíferas no mundo, a Petrobrás consiste em investida segura aos investidores que visam o longo prazo e vendem papéis apenas quando chega a hora de se aposentar.

As ações do Petrobrás (PETR3 e PETR4) possuem a segurança de receber o aporte do poder público.  Porém, existem momentos nos quais a força da empresa não consegue se desassociar do mau desempenho da Bolsa de Valores, às vezes por causa da ingerência do governo em conseguir defender o patrimônio quando há falta de crescimento sustentável.

Porém, mesmo com os problemas que acontecem no caminho, há especialistas que enxergam ações da Petrobrás com boas perspectivas. De fato, o conjunto de papéis da estatal estão presentes nas primeiras posições de listas dos melhores investimentos na Bolsa de Valores, como no ranking da INFOMONEY, por exemplo.

Por que Comprar Ações da Petrobrás?

Preço da Gasolina: O Pré-Sal gera discussões inclusive por causa da distribuição dos royalties. As pessoas que pensam encontrar combustível barato por causa do achado estão enganadas.

As reservas já estão vendidas para o mundo internacional. O próprio diretor financeiro da estatal afirmou que com a defasagem do preço do país quando comparada com o mundo internacional existe a tendência dos valores por barril se alinhar. Reajustes nas quantias impactam de modo positivo nos resultados da estatal e por consequência no preço-alvo das ações.

Potência de Liquidez: A tranquilidade de comprar e vender o papel no momento que precisar sem se preocupar com a falta da liquidez representa vantagem a se considerar. Por dia o volume financeiro fica além de cem milhões de reais em média.

As ações da estatal têm potência líquida, isto é, investidores tem a oportunidade de negociar com facilidade e em troca do preço de mercado. Não existe alta diferença de preços entre compradores e vendedores.

Vantagem dos Múltiplos: O que na prática consiste em oportunidade para comprar barato. O preço da bolsa se comparado com o valor de patrimônio aponta para 1,1. Para o ano de 2013 os papéis da Petrobrás estavam negociados por doze vezes do estimado, pontos acima da média no setor.

No entanto, por causa da recuperação na bacia de Campo os valores diminuíram para nove vezes da estimativa inicial. O ciclo representa como os fatos externos interferem de forma direta nas valorizações do mercado.

Lucro na Operação: Petrobrás apontou queda de quase trinta por cento no lucro operacional (valor de R$ 25,6 bilhões). Porém os especialistas não apontaram perspectivas negativas aos investidores levando em conta que a empresa traz os ganhos operacionais.

Por que não Comprar Ações da Petrobrás?

Governança Corporativa: Considerado talvez o principal problema dos papéis da estatal. Economistas criticam com firmeza a maneira em que o governo interfere nas decisões e estratégias da companhia e por consequência apontam ingerência como ponto que prejudica o desenvolvimento da Petrobrás e afastam futuros investidores.

Pelo fato de ser estatal a empresa fica suscetível a maior ineficiência na administração e pressão por parte do poder público, como no caso de segurar o preço do petróleo para controlar a inflação. A Petrobrás não consegue liberdade para ajustar os preços da forma que gostaria, conforme aponta o diretor da Valore.

Resultados Bancos: Em outubro de 2012 a empresa fechou o mês de outubro com lucro aos acionistas na faixa de R$ 5,5 milhões, valor doze por cento menor do que os resultados do mesmo mês no ano de 2011.

Grandes e Pequenos Investidores: Ações da Petrobrás

De acordo com especialistas as compras de ações da Petrobrás trazem vantagem consideráveis apenas aos funcionários por causa do bônus de quinze por cento na subscrição. Durante as operações, caso da capitalização da estatal, os preços ficam nas alturas e podem não valer a pena, aponta Luiz Carlos Ewald (professor da Fundação Getúlio Vargas), em entrevista para a Exame.

O mesmo especialista aponta que grandes grupos de investidores também encontram vantagens em comprar alto volume de papeis sem alteração por conta dos boatos de mercado.

Para outros níveis de investidores o ato de comprar representa decisão subjetiva. Cada pessoa precisa parar a pensar com calma. Quando os papéis estão em baixa por conta de alguma situação do mercado a compra pode valer a pena.

Porém, quando as condições econômicas do país estão em ascensão os analistas afirmam levar certo tempo para obter retorno satisfatório conforme o montante investido. Períodos nos quais acontece alto investimento geram retorno imprevisível.

Risco do Lucro

De acordo com o professor da FGV o mercado de ações traz maior risco entre os investimentos de mercado, porém representa escolha para obter renda variável e melhor ao levar em conta o negócio em longo prazo.

De fato, quanto maior o risco mais possibilidade de lucro passa a existir. Ewald diz que investidores precisam levar em conta a regra no momento de investir dentro do mercado de ações com sucesso.

Comprar na Alta

Comprar na baixa e vender nos ciclos altos também representa regra a se respeitar dentro de investidas no mercado de ações. Parte das pessoas compra apenas quando todos consumem e por consequência estranha o fato de não ter lucro. Com cabeça fria, ao adquirir quando ninguém ainda abriu a carteira e pensar no longo prazo está no caminho para faturar alto.

Assistência Técnica

Especialistas apontam que pessoas sem conhecimento do mercado de ações podem encontrar solução ao procurar ajuda de profissionais antes de depositar altas quantias em troca de papeis. Necessário ter cuidado para não buscar ajuda de economistas ligados às empresas que indicam sob a ótica do interesses próprios e não conforme a necessidade dos clientes.

Compras de ações acontecem em corretoras de valores ou departamentos de instituições bancárias que atuam na bolsa de valores. As duas opções trazem setores compostos por técnicos cujo itinerário consiste em estudar as empresas com ações e identificar os melhores negócios.

Embora existam conjuntos de técnicos que indiquem conforme as necessidades pessoais, também há aqueles com dicas e boas intensões. Leve em conta que os bancos lutam para manter clientes, sendo que satisfeitos são os que ganham dinheiro.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *