Como Funcionam os Fundos de Investimentos?

Como Funcionam os Fundos de Investimentos

Vamos ver a seguir como funcionam os fundos de investimentos financeiros através do curso online disponível neste vídeo. Se você não tem a mínima noção do que seja e quer ficar mais inteirado sobre o assunto acompanhe as imagens a seguir:

Atualmente, os fundos de investimento são considerados como alguns dos investimentos mais comuns no Brasil. Os fundos são mecanismo que captam dinheiro de vários cotistas, e contratam um gestor para administrar o valor investido. O principal objetivo desses cotistas é ganhar dinheiro com aplicações feitas no mercado financeiro.

O fundo é regido por um regulamento, onde constam todas as informações necessária e onde são estabelecidas as regras de funcionamento, aplicáveis a todo cotista igualmente. Ao tornar-se cotista de um fundo, a pessoa aceita todos os termos do regulamento, como os custos, a forma de resgate, aplicação, etc. Começa a pagar a taxa de administração para o gestor cuidar do fundo. O cotista tem a possibilidade de investir em vários fundos ao mesmo tempo.

Quando aplicamos em um fundo, na verdade nós estamos contratando um profissional para encontrar as melhores oportunidades de investimentos para o nosso dinheiro.

Papel do Gestor do Fundo

Nos fundos de investimento, o gestor é o profissional responsável por criar estratégias para gerar lucro para os cotistas, além de também controlar o risco da carteira. Eles devem acompanhar diariamente o cenário econômico, a recursos do fundo, cenário político, etc. De posse de todas as informações necessárias, ele decidiram os próximos passos e os melhores investimentos a serem feitos com o capital do cotista. Suas decisões devem sempre respeitar o regulamento do fundo.

Tipos de Fundos de Investimentos

Existem muitos tipos de fundos de investimentos e eles estão divididos em dois grupos maiores, FI, sigla de Fundo de Investimento, e FIC, sigla de Fundos de Investimentos em Cotas de Fundos De Investimento.

  • Fundo de Investimento (FI): sempre que o cotista fizer um resgate ou uma nova aplicação ou um resgate, o gestor precisa realizar alguma operação, seja de compra ou de venda de ativos.
  • Fundos de Investimentos em Cotas de Fundos De Investimento (FIC): não são feitos investimentos diretos. O dinheiro dos cotistas são investidos em outros fundos, que podem ser da mesma instituição financeira ou não. Por isso é que são chamados Fundos de Fundos.
  • Fundo aberto, fechado, exclusivos ou com carência: a grande maioria dos fundos são abertos. Investidores podem entrar e sair do fundo quando desejarem. Os investidores podem realizar aplicações ou resgates sempre que assim desejaram.

Nos fundos fechados, existe uma data para o seu início e pode existe uma data final também. A compra de cotas poderá ser feita na “fase de captação” do fundo. Após essa fase, não será mais possível comprar cotas que o gestor emitir. Em alguns fundos fechados, o gestor abre a chamada “rodada de investimento”, em que é possível realizar novos investimentos.

Em fundos com carência, existe uma condição no regulamento em que o cotista terá que aguardar um certo período para poder resgatar o dinheiro que investiu.

Em fundos exclusivos, os investimentos são recebidos de um grupo exclusivo de cotistas ou de apenas um único investidor. Para abrir um fundo exclusivo por intermédio de uma instituição financeira, contendo o serviço de gestão para grandes fortunas, é preciso ter muito dinheiro.

Esse tipo de fundo não precisa pagar imposto de renda semestral, caso seja um fundo de investimento fechado. Nessa situação, o imposto de renda seria pago somente no resgate. Também não paga o imposto de trocar um investimento por outro. E ainda é possível realizar uma compensação, em que as perdas com ações serão usadas para abater o imposto de renda de ganhos de renda fixa.

  • Gestão passiva ou ativa: a gestão é passiva quando o seu gestor garante replicar um certo índice de referência. A sua intensão é oferecer para o cotista uma rentabilidade próxima desse índice de referência.

É comum que o fundo passivo de renda fixa ofereça uma rentabilidade perto do CDI, taxa DI. Sendo que essa taxa DI anual é diariamente publicada no site da Cetip, em sua primeira página. Existe ainda um outro exemplo de fundo com gestão passiva. São fundos de investimentos de ações que usam o Ibovespa como um índice de referência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *