Como Fazer Um Plano de Investimento

Já pensou em pensou em ganhar dinheiro a partir de um dinheiro que você pode guardar durante alguns anos. Basta que você tenha um pouco de discernimento para não gastar valores exorbitantes. Muito do que a gente gasta cotidiano é apenas consumismo, que poderia ser evitado se você pensar um pouco com uma visão de futuro.

Quando pensamos em juntar precisamos ter uma perspectiva, algo que nos motiva a querer fazer aquilo, seja um viagem dos sonhos, um carro, uma casa. Sim, tem que ser sonhos grandes, para te motivar a ir mais longe e a não desistir. Talvez no meio do caminho você precise do dinheiro para outra coisa, ou os planos mudem, você casa ou separa, mas ainda sim vai ter uma reserva para fazer absolutamente o que quiser.

Deveria ser simples para as pessoas simplesmente querer preservar o patrimônio que possui e ir atrás de conquistar outros. Ter ambição não faz de alguém uma pessoa ruim, só deixa a pessoa mais propensa a crescer e conseguir administrar melhor o que é seu.

O grande problema do brasileiro é não pensar no amanhã, de maneira geral temos a mania de pensar naquela famosa frase “só vivemos uma vez”, algo que não deixa de ser válido, mas exatamente por isso que você não pode deixar de passar oportunidade de ter mais dinheiro para realizar as coisas que deseja.

Há uma grande falha no ensino da educação financeira nas escolas brasileiras, onde as crianças precisam aprender princípios básicos de como valorizar o dinheiro que tem, pensando sim no futuro e por isso gastando consciente no hoje.

Educação Financeira

Deveria ser aplicada para todos e esse é o grande erro do brasileiro, saber que precisa entender mais sobre o dinheiro e não ir atrás de informação e continuar entrando em cheque especial, dívidas, consumismo e outros pontos cruciais.

A educação financeira é a baseada em cinco pilares: Poupar, Investir, Seguros, Previdência e Crédito. Querendo ou não você vai passar por todos eles durante a vida, seja para o seguro do seu carro, a sua aposentadoria, o cartão de crédito, a poupança no banco ou o famoso guardar dinheiro debaixo do colchão.

Como não temos muito conhecimento técnico sobre o assunto às vezes passamos por essas situações e simplesmente não sabemos o que fazer, podendo assim ser feito de bobo e até mesmo perder dinheiro. Talvez isso tenha comovido muito a mente das pessoas, trazendo cada vez mais notícias de como podemos ficar rico com outros métodos, tipo investimento em ações e outros títulos.

É complicado querer ensinar uma pessoa a investir em ações se ela não tem noção do básico do crédito e do poupar, por exemplo. Para investir precisamos ter um dinheiro um pouco mais na reserva, que precisará com que você poupe tudo que for possível. Deixe de usar os crédito da vida, que cobram juros exorbitantes se não forem bem gastos.

Há muita gente que tenta ser esperta para cima dos outros para tentar vender coisas que na maioria das vezes você pode fazer por conta própria. O investimento é exatamente é um deles, mas que se você cresce dentro dele é interessante que alguém com mais experiência te ajude.

Investimento

Você sabe o que é realmente investir? Já pensou em fazer isso alguma vez na vida? Basicamente investir é você conseguir lucrar com o seu próprio dinheiro, pode ser com a compra de alguma coisa que você venderá depois com um preço maior. Ou então simplesmente investir no banco com taxas e juros bem definidos.

Para investir no banco é bem simples, você só precisa primeiramente entender um pouco mais sobre cada um dos tipos de investidores para qual você irá se encaixar mais. O mais conservador, que não quer correr riscos, o moderado que até quer passar o risco para ganhar mais, mas ainda está inseguro e acaba investimento em títulos de maiores rentabilidades, mas não tão altos riscos e ainda há aqueles que são mais soltos, procuram investir onde precisar realmente para ganhar a maior quantia de dinheiro. Normalmente em ações que é um dos tipos de investimento mais arriscado que possuímos.

Ilustração Sobre Investimento

Ilustração Sobre Investimento

Há dois tipos de investimento, aqueles com renda fixa: possuindo uma taxa de rentabilidade pré-fixada, ou pós-fixada, mas que há pelo menos um risco menor e ainda uma previsão do dinheiro ganho.

Já as de renda variável seria basicamente aquelas que você está no escuro, mas sabe que as chances de ganhar mais são certas. Porém é totalmente volátil e perigoso.

Existe tipo de investimento para todo mundo e por isso pode-se montar um plano de investimento para cada tipo de pessoa.

Plano De Investimento

Para se montar um plano de investimento deve-se primeiro analisar como está o cenário econômico de onde você vive, porque o maior problema é você está pensando em investir e perder o emprego, é difícil você conseguir guardar dinheiro ou então de manter o dinheiro parado por um tempo.

Dependendo crise também difícil para os juros que fica inflacionado e acaba sendo difícil para quem estar investindo. Mas se você souber como agir as coisas podem fluir muito melhor. Algumas dicas podem fazer toda diferença.

Para começar entenda onde você está e o que você pretende ter no futuro. Depois você precisa determinar o quanto realmente consegue juntar por mês e colocar de meta para isso. Isso demanda um tempo, principalmente pensar em gastos que estão sendo desnecessários. Tudo isso pode ser aplicado em um investimento, mas você deve pensar também sobre sua estabilidade.

Por isso é interessante ter uma poupança reserva para emergência enquanto o dinheiro está investido. Caso isso não seja possível, tente aplicar em investimentos de curto prazo, conseguindo ser resgatado mais rápido caso aconteça algo. Entenda o seu perfil, como já foi comentado há aplicações mais seguras do que outras e por isso você tem que saber o quanto está disposto a arriscar, saber mais desses riscos e realmente pesquisar.

Três Dicas de Como Fazer Um Plano de Investimento

Três Dicas de Como Fazer Um Plano de Investimento

Você precisa traçar um objetivo para saber de onde vai partir, principalmente em questão de tempo. Pense um pouco também em sua idade, pessoas mais jovens podem se arriscar mais, dando tempo de recuperação durante a vida. Tente mesclar bastante os seus investimentos, com a carteira diversificada é mais difícil ter grandes perdas.

Não fique na zona de conforto procure outras pessoas que entenda mais para te ajudar, procure estudar mais sobre o assunto e ficar até mesmo especialista para conseguir crescer ainda mais. Caso você acha que pode dar errado, troque, o mundo dos investimentos é muito amplo, não desista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *