Investir pode ser maneira rentável para fazer o dinheiro trabalha, embora tenha maiores riscos do que outras formas convencionais no mundo do investimento. De modo anual aumenta o número de brasileiros que participam de mercados acionários. Conheça respostas para dez dúvidas frequentes no mundo das investidas em ações de empresas.
A: Qual Significado e Como Investir em Ações?
Ações são partes de empresas que estão em mercado disponíveis para quem quiser comprar para emprestar dinheiro e colher dividendos ou dividir a administração, o que se diferencia entre ação preferencial e ordinária. Quem deseja deter a maioria da empresa deve comprar valor igual ou maior que 51% dos títulos (papeis ou partes da empresa) que estão disponíveis.
Primeiro ato a fazer está em identificar conjunto de ações que pode trazer lucro por causa de diversas explicações macroeconômicas. Quem não tem o conhecimento pode contratar serviço de assessoria. Na sequência a pessoa que quer investir deve procurar corretoras com trabalhadores cadastrados para atuar de forma legal no mercado. Não se esqueça de escolher empresas que estão na lista de participantes de acordo com o site da BOVESPA.
Há três formas comuns sobre como investir no mercado de ações: (1) De forma individual ao escolher as ações de modo individual, com ou sem assistência por parte de corretoras que enviam relatórios para ajudar investidores a decidir com maior riqueza de valor informativo. (2) Em grupo nos chamados clube de investimento em que amigos e conhecidos se reúnem para aumentar volume de dinheiro a investir em determinado setor a gerar maior renda aos participantes. (3) ETF – Fundos de ações de empreendimentos que se encontram nos índices oficiais em termos mercadológicos.
B: O que são Home Broker?
Com o mundo da internet os investidores podem comprar e vender ações via internet, desde que o conjunto acionário tenha disponível a ferramenta “homebroker”. Especialistas apontam que consiste na forma mais confiável para fazer esse tipo de transação financeira. Com a opção as pessoas podem negociar em qualquer local que tenha internet, inclusive durante a viagem de lazer.
C: Qual Significado de Pontos do Mercado de Ações?
Valorização de desvalorizações de papeis de relacionam de forma direta com os pontos que as ações ganham ou perdem durante o dia de negociações. O IBOVESPA tem objetivo de medir as taxas de negociações que acontecem em São Paulo, independente se de empresas nacionais ou internacionais. Os pontos são valores representativos para demonstrar qual nível de pontuação dos papéis.
D: Necessário Curso para Investir em Ações?
Não existe necessidade de fazer cursos, apenas ter a verba necessária para investir nos papéis e contatar a corretora. Porém, quase todos os especialistas indicam fazer pelo menos cursos técnicos para saber como funcionam a mecânica e compreender melhores métodos a investir sem perder dinheiro. Apenas corretores podem fazer a operação depois de receber ordens por parte dos clientes. Para cada tipo de investimento que trabalha a Bovespa tem cursos específicos que podem funcionar de forma presencial ou via internet. Alguns trazem inclusive certificados do aprendizado.
E: Como Investir em Títulos Públicos?
De acordo com o site BM&FBOVESPA o Tesouro Federal tem acordo com a instituição no sentido de facilitar as negociações que acontecem referentes ao título público. Consiste em forma barata e com maior confiança no mercado de ações. Nos dias de hoje os títulos do governo norte-americano consiste em investidas de risco zero.
Existem diferentes regras e opções que definem ou não de maneira antecipada os lucros mínimos ou máximos. De qualquer maneira o objetivo básico permanece o mesmo, ou seja, depositar o dinheiro e receber apenas depois de conquistar cem por cento da renda. Quem tira o dinheiro antes corre risco de perder valores altos que fazem a diferença entre investir ou não.
Consiste em tipo de investimento para quem não pensa em retirar o dinheiro no curto-prazo. Traz cobranças de impostos que podem prejudicar a renda final e custo benefício se o dinheiro for retirado antes do tempo. No site Bovespa usuários podem acessar de forma gratuita cursos online que ensinam de forma detalhada como funcionam os métodos.
F: O que é Emolumento e Custódia no Mercado de Ações?
Ao que tange o “emolumento” se refere ao valor que se deve quitar à BOVESPA e que aumenta de acordo com o valor das quantias negociadas no total. “Custódia” representa quantia que deve ser paga para quem guarda os direitos e títulos os investidores. Interessante notar que a quantia precisa ser paga, valores que não se relacionam com as cotas dos papeis.
G: Qual Significado de Dividendos?
Consiste nas quantias que devem ser divididas entre os acionistas. Quem tem papeis preferenciais recebe valores antes do que pessoas com ações ordinárias. Consiste no lucro que a empresa teve no mês corrente ou em datas posteriores, o que varia de acordo com as minutas nos contratos acionários.
H: O que é Day Trade?
Consiste no ato de configurar o ato de compra e venda da mesma ação por único comprador. Existem pessoas que vivem de forma exclusiva em pratica o método de compra e venda de forma dinâmica e conseguir os melhores lucros em curto prazo. Recomenda-se trabalhar com a modalidade apenas depois de juntar longos anos de estudos referentes ao mercado de ações. Investidores não especialistas costumam a receber revezes financeiros com a prática medida como irresponsável por parte da crítica.
I: O que é PN e ON?
ON ou ordinária normativa representa o papel que conceder direitos de votos em assembleia. PN (preferencial normativa) consiste na ação que traz benefícios em receber valores antecipados e não traz nenhum tipo de direito administrativo da empresa, apenas em casos inusitados, como quando o empreendimento fica um trimestre sem gerar lucro, por exemplo.
J: Qual Significado de PNB e PNA?
PNA, PNB, PNC… Depois das duas letras básicas que diferencial o significado e direitos como acionista a terceira letra se refere em estatuto social do empreendimento. Nesse sentido não engloba definição aceita de forma geral por mercado ou mundo acadêmico.