Salários de Recém Formados: Brasil, Japão e EUA

Quase todas as pessoas que entram em cursos superiores acadêmicos ambicionam terminar o curso com salário razoável e atuando dentro da própria área profissional, algo que pode ser difícil de acontecer dependendo da profissão escolhida. Os principais inimigos dos sonhos são os números. Em termos gerais, poucas vezes se ganha o valor estipulado pelos principais índices que levam em conta a remuneração inicial conforme a variedade de cursos. Os guias de estudantes por vezes trazem valores que estão longe da realidade em níveis mercadológicos. A remuneração qualitativa de início acontece entre os profissionais que atuam nas carreiras em Y.

Trabalhadores da Iniciativa Privada

Cercada de 40 milhões de brasileiros estão trabalhando na inciativa privada. De cada 10, no máximo seis pessoas ganham mais do que dois salários mínimos. Em termos gerais, quem ganha mais do que 2,5 milhões de reais por mês faz parte da minoria dos cidadãos ativos e trabalhadores formais. Não se pode ignorar o fato de que apenas vinte por cento da população trabalhadora está acima o respectivo limite.

Salário para Recém Formados: Entre 1,5 mil e 01 mil

Na atualidade as empresas pagam cerca de R$ 1.500 mil reais ao mês para trabalhadores que acabaram de sair do curso acadêmico e não possuem experiência anterior. Nos empreendimentos de pequeno porte o valor pode estar na casa dos mil reais mensais. Em cada 100 trabalhadores no mercado de trabalho apenas dois ganham mais do que dez salários mínimos, fato que pode prejudicar o sonho de quem ambiciona ganhar alta remuneração durante a vida profissional.

Max Gehringer disse em comentário na Rádio CBN que um em cada mil funcionários de carteira assinada ganham mais do que 50 salários mínimos. Clique no link e ouça as palavras do especialista.

Há quase 90% de chances das estimativas estarem corretas. Os 10% restantes são trabalhadores que por causa do conhecimento prático acabaram por se destacar entre os concorrentes em níveis consideráveis, apresentando assim grandes lucros à empresa.

Poucas pessoas conseguem alcançar a ascensão financeira apenas com trabalho e recebendo remuneração e as prerrogativas da carteira assinada. Em termos gerais abrir novos negócios ou iniciar investimentos corretos e sólidos ainda representa melhor alterativa, de maneira principal entre quem deseja enriquecer de forma rápida.

Queda no Salário Inicial Japonês

Os movimentos de queda atinge inclusive a terra do sol nascente, conhecida por prosperar em tecnológica informática e trabalho. Os índices na geração de emprego estão quase que congelados. Números refletem na renumeração inicial média para recém-graduados, registrada abaixo de 200 ienes, segundo afirma artigo publicado no site do IPC Digital (ipcdigital.com).

Aconteceu queda de 1,2% se comparados os números entre 2012 e 2011, queda apenas vista no ano de 2008 por causa da crise econômica mundial, diz Ministério do Trabalho do Japão. O valor ficou em exatos 199.600 ienes. Grandes empresas oferecem melhores pagamentos embora tragam maiores restrições com gastos relacionados aos funcionários.

Interessante notar que nos empreendimentos com mil ou mais funcionários aconteceu menos regressão (222.200 ienes) o passo que empresas com no máximo cem trabalhadores conquistaram a menor média do índice para 2012 (196.500).

Como grande parte do mundo as empresas do Japão estão dispostas a investir na busca de jovens com talentos considerados acima da média no sentido de conquista do mercado futuro. A pesquisa do Ministério do Trabalho japonês levou em consideração 14.109 com pelo menos dez funcionários que atuam em período integral e formal.

Salário de Estagiário

Os salários de estagiário não é o mesmo que remuneração inicial para recém-formados. Depois de estagiar por dois anos em troca de um salário mínimo pode acontecer a admissão depois da conclusão da formação. Na maioria das profissões o salário fica entre mil e dois mil reais, tirando os casos em que o novo funcionário possui requisitos acima da média.

O salário de admissão gira em torno de mil e dois mil reais. Os valores podem oscilar com a procura pela profissão ou o tempo de estágio dentro da mesma corporação. Que tem anos de casa traz maior confiança, principalmente quando se está de maneira prática exercendo as funções e rotinas administrativas demandadas pelo setor.

Em pontos de trabalho de nível especialista o valor pode aumentar. Quem faz estágio passa por atividades em gerais na maior parte do tempo. Recebem salário inicial menor, já que as atribuições do cargo exercidas não exigem conhecimento específico e o treinamento é mais rápido de forma relativa.

A partir do primeiro momento em que se está recebendo o salário inicial existe a nomenclatura oficial conhecida como nível Trainee. A promoção acontece após um ano e meio no cargo, pelo menos no nome: Analista. Neste momento  carreira aumenta conforma o procedimento dentro da mesma área profissional.

Salário Potencial

Existem diversos guias disponibilizados no mercado com amplo número de carreiras e valores de salários iniciais. Interessante notar que os valores mudam em níveis consideráveis, sendo que alguns estão longe da realidade de mercado. Acontece que na maioria dos casos é divulgado o salário potencial, ou seja, a remuneração que vale o trabalhador e não a média real.

Carreiras em Y

Existem empreendimentos que existem profissionais especializados em excesso, como tecnologia da informação, na qual existe a possibilidade de receber altos salários sem necessidade de constantes promoções. São as conhecidas carreiras em Y.

Engenharia nos Estados Unidos

A crise econômica mundial foi em parte propiciada pelos Estados Unidos que pararam de consumir no sentido de recuperar a fase da economia interna que estava despencando em consequência da bolha. Porém, os investimentos para infraestrutura interna ainda continuam para o país que ainda de longe possui a maior economia do mundo, estando trilhões de dólares na frente dos chineses.

Exemplo interessante que reflete o lado bom da atual economia norte-americana está no salário inicial pago aos estudantes recém-formados nos cursos de engenharia civil. A remuneração dos jovens construtores formados em 2012 cresceu 3,4% entre 2011 e 2012, fechando o último ano em US$ 61,9 mil por ano, afirma a pesquisa da National Association of Colleges and Employers – NACE.

Escrito por Renato Duarte Plantier.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Apesar dos EUA ser uma potencia economica e o dólar ainda esta um pouco valorizado, quero trabalhar no Japão com engenharia mecânica. Me destacar aqui e ficar no nivel razoável, vou ver fazer uma viagem la aparti se 2017 ou 2018.

    Dark9999 2 de setembro de 2014 3:28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *