Hoje em dia muitas pessoas procuram ou gostariam de saber maneiras de multiplicar o dinheiro, que na grande maioria das vezes é conquistado com muito sacrifício. As diversas possibilidades, juntamente com a falta de conhecimento e a educação financeira precária existente no país, são fatores de entrave para uma grande parcela da população. A verdade é que não existe fórmula mágica para aumentar os ganhos de forma considerável.
Poupando
A primeira medida que deve ser tomada por quem gostaria de multiplicar o seu dinheiro, é valorizá-lo. As pessoas levam longas horas para conquistar seu capital todos os meses e simplesmente não pensam muito na hora de controlar as despesas. O ideal é começar anotando todos os gastos que são essenciais durante o mês, depois acrescentar uma reserva para lazer, incluindo presentes para amigos ou aquela comprinha desejada, desde que não seja de alto valor. Após isso, podemos saber com boa precisão o dinheiro que sai da nossa conta, o próximo passo é confrontar esses dados com o dinheiro que entra regularmente. Para as pessoas que trabalham como autônomas, é recomendável fazer uma média anual dos ganhos, pois dependendo da área, os números variam bastante.
Depois desse processo, estará sendo feita automaticamente uma “poupança” do dinheiro ganho, evitando gastos desnecessários ou até endividamentos, os quais significam o total descontrole das finanças pessoais. Nesses casos, o recomendável é quitar as dívidas o mais rápido possível, antes de pensar em qualquer investimento.
O tempo é um grande aliado para encontrar um bom equilíbrio em relação ao montante que pode ser poupado. É preciso ser prudente e coerente, não vale a pena poupar demais e comprometer a qualidade de vida, por exemplo.
Investindo
Para quem já está com uma boa sobra mensal que foi poupada, pode começar a pensar onde investir. Não existe um valor padrão para isso, é possível fazer investimentos a partir de apenas cem reais. As opções mais comuns para investimentos de baixo risco são os CDB’s, o Tesouro Direto ou alguns Fundos de Investimento de renda fixa. Apesar de a Poupança ser também uma opção, ela rende menos que as outras modalidades de investimento, podendo até correr mais riscos, dependendo da inflação.
Os Fundos de Investimento de renda variável e o Mercado de Ações estão entre as modalidades mais rentáveis, porém, possuem um risco bem maior. Esses investimentos são recomendados para as pessoas que já possuem um conhecimento maior, principalmente se forem operar por conta própria. Mas apesar do que parece, não existe muito segredo para ingressar nesses mercados.
É claro que para investir nessas opções é preciso planejamento e estratégia. Com os cuidados necessários, o lucro que se pode obter com as várias opções de investimento compensa os riscos. De qualquer forma, investir sempre será a melhor maneira de multiplicar o dinheiro.