Quando o assunto é saúde pública no Brasil todos sabemos que o assunto é um tanto polêmico e um dos problemas mais crônicos da administração pública no país.
Investimentos baixos, péssimo atendimento, salários defasados, condições precárias de atendimento, estes fatores já são como um verdadeiro legado histórico que acompanha o dia a dia do brasileiro décadas e décadas.
Entretanto, a divulgação dos resultados de uma pesquisa intitulada “Conta Satélite de Saúde” pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, revelou situações no mínimo assustadoras.
Segundo a pesquisa, as famílias brasileiras gastam mais com saúde do que o próprio governo, respondendo por nada menos do que 53,6% dos gastos com bens e serviços de saúde no Brasil , no período compreendido entre 2007 e 2009.
Para se ter uma ideia do que isso representa em números, no ano de 2009 as famílias brasileiras gastaram algo em torno de R$157 bilhões em bens e serviços de saúde, o que representou 4,8% do PIB, contra apenas R$123 milhões , ou 3,8% do PIB.