A economia mundial passou por uma grande reorganização capitalista após as duas guerras mundiais, que por sua vez acabou por afetar a estrutura geopolítica global.
Ainda antes da primeira grande guerra do mundo era dividido em cinco principais economias: Reino Unido, Império Austro-Húngaro, Alemanha, França e Rússia. Assim a Europa era quem dominava tanto a geopolítica quanto a economia mundial da época. Sendo Estados Unidos e Japão apenas duas economias emergentes (em crescimento). Com a primeira guerra esse fato começou a mudar e após a segunda guerra mundial mudou completamente.
O fim da segunda guerra mundial foi marcado também com o fim da força europeia. E nisso o mundo se torna bipolar, representando o poder capitalista os Estados Unidos e representando o mundo socialista a União Soviética.
Nesta fase, o mundo passou por um período de polarização, onde houve a ocorrência da guerra fria. Ela foi marcada por conflitos entre os países que se juntavam ao capitalismo dos Estados Unidos contra os países aliados ao socialismo Soviético.
Após quarenta e cinco anos de guerra fria, a União Soviética entra em crise econômica e política e assim passa por um período de transição para o capitalismo.
Nova Ordem Mundial
Inicio de uma era marcada pelo fim do mundo bipolar e inicio do mundo multipolar.
Assim após a queda da União Soviética por causa de suas crises internas o mundo passa a ter apenas uma grande potencia os Estados Unidos da America. Não tem-se mais lutas pelo domínio militar e as brigas passam a ser pelo domínio comercial. Os países dão inicio a uniões comerciais “destruindo” suas fronteiras, assim surgem algumas novas potencias mundiais como a União Europeia.
Atualmente, passamos por um período de pós crise. Todos nos lembramos da grande crise econômica mundial de 2009, onde a ordem de grandeza das perdas se encontra na casa de trilhões de dólares. E assim podemos sentir o grande poder que os Estados Unidos possuem até os dias atuais. O Brasil não foi fortemente atingido pela crise, com isso o dólar teve uma grande queda que chegou a 25,3%. E após menos de três anos completos, o preço do dólar já está totalmente em alta, chegando a mais de R$1,83 reais, com um balança comercial positiva, crescendo e inovando cada vez mais.
Vivemos hoje em um mundo globalizado onde podemos dizer que praticamente todos os países tem sua economia ligada a outros países. Exatamente por este motivo, se um país for atingido por uma crise, muitos passarão a sentir a tal crise, ainda mais se o país em questão for uma grande potencia, como os Estados Unidos, União Europeia ou Japão, que são as maiores potencias atuais.