Como Funciona a Lavagem de Dinheiro?

A globalização junto com o crescimento dos mercados financeiros ao redor do mundo ajuda a facilitar a lavagem de dinheiro, decorrente não apenas não Brasil como em grande parte dos países do mundo. As nações com regras de sigilo bancário estão ligadas de modo direto com a fuga de quantias financeiras de regiões nas quais existe a obrigação de declarar a renda.

De modo anônimo é possível fazer depósitos de dinheiro sujo e transferir para outro país. Caso depositantes sejam investigados no Brasil podem tomar um avião para a nação na qual possui depósitos de quantias sujas e passar a viver por lá.

Em quase todos os países do mundo existe a lavagem de dinheiro que em termos gerais engloba esquemas simples. Pessoas recebem altas quantias financeiras de modo ilegal e realizam depósitos em nações diferentes para dificultar o fisco.

Passo a Passo: Lavagem de Dinheiro

01-Depositar: Pessoas com dinheiro que não pode ser declarado de modo oficial por causa de atos ilícitos realizam depósitos em países fora do Brasil nos quais não existe a obrigação de declarar a origem da renda;

Na primeira etapa as pessoas criminosas colocam as quantias sujas em instituições financeiras legítimas perante a lei. De modo prático o processo acontece com depósitos bancários. Especialistas indicam que consiste no processo de maior risco dentro do esquema da lavagem de dinheiro.

Altos depósitos de quantias financeiras nas contas chamam a atenção do banco que passa a investigar e solicita a ajuda da Polícia Federal caso existam indícios de atos ilícitos.

Necessário ter em mente de que as instituições bancárias possuem a obrigação de declarar movimentações de valores altos. Por esse motivo que contraventores experientes fazem pequenos depósitos em instituições diferentes para despistar.

02-Ocultar Dinheiro: Quanto mais bancos internacionais ou nacionais diferentes recebem as quantias, menores são as chances de depositantes serem fiscalizados. A ocultação do dinheiro pode ser feitas com diversas transferências correntes entre os bancos, de modo eletrônico a diferentes nomes físicos situados em países diferentes.

Deve acontecer não apenas depósitos como também saques no sentido de adulterar de modo constante os valores das contas e dificultar as ações policiais por parte dos bancos e do poder público.

Compras de artigos de luxo e conversões de moedas também são técnicas que fazem parte da lavagem de dinheiro há séculos. Talvez seja a forma mais complexa por lavar e dificultar o rastreamento.

03-Integrar: Para limpar o dinheiro as pessoas envolvidas do esquema realizam investimentos nos países em que existem os depósitos para limpar as quantias. O objetivo está em se tornar legal sob os olhos da lei para retornar com renda limpa no país de origem.

Na fase o dinheiro passa por processo para reincorporar ao sistema econômico e se tornar legítimo aos olhos da lei. O objetivo está em fazer parecer que as transações econômicas são legais.

Existem diversas maneiras de reintegrar o dinheiro na sociedade. Por exemplo, com transferências bancárias para outras empresas locais que em suma recebem o investimento e em troca concede participação dos lucros, na venda do artigo de luxo comprado durante a fase de ocultação e à compra de um quadro por dez milhões do pintor que também faz parte do esquema.

Durante o estágio existem chances de usar o dinheiro sem fragrante. Representa tarefa difícil pegar os criminosos no momento em que é feita a integração e ao mesmo tempo comprovar as documentações das movimentações financeiras anteriores que comprovem a lavagem de dinheiro.

Funcionamento da Lavagem de Dinheiro

Por tese a lavagem de dinheiro consiste em esconder a origem da quantia depositada em diversos países diferentes que aceitam os depósitos sem quase nenhum tipo de burocracia.

Em termos econômicos lavar dinheiro consiste em passar o mesmo da “Origem 01” para a “Origem 02”. Na prática as pessoas criminosas tentam camuflar a origem das quantias que recebem por conta de ato ilegais como a venda de armas, tráfico de drogas, animais silvestres e até mesmo roubo dentro da companhia em que trabalha. Caso contrário, ou seja, uma vez que o dinheiro sujo seja gasto dentro do país, existem riscos consideráveis da polícia bloquear os processos econômicos do ativo.

Golpistas, terroristas, membros de quadrilhas, funcionários públicos, políticos corrupto, estelionatários, traficantes de drogas, armas e animais silvestres são criminosos dependentes da lavagem de dinheiro.

Não se pode ignorar o fato que dentro do Brasil os traficantes de drogas necessitam de esquemas consagrados para lavar as finanças porque lidam quase que de modo exclusivo com dinheiro vivo, gerando problemas de logística.

Excesso de notas na mão não apenas chama a atenção da polícia como também tem alto peso. Um milhão de dólares em cocaína se equivale a aproximados vinte quilos, ao passo que o mesmo valor em dinheiro vivo pesa mais do que cem quilos.

Esquema de Lavagem de Dinheiro

Atividades terroristas e tráfico de drogas são atividades dependentes da lavagem de dinheiro. Quem analisa a Bolsa de Valores dos países de modo calmo pode achar curiosa a presença do câmbio negro, que em suma consiste na maior movimentação de dinheiro na economia de certos países.

Na prática o câmbio negro consiste no dinheiro que existe na economia sem declaração. Em termos macroeconômicos existe a contabilização dos valores na ilegalidade, a dificuldade está em rastrear os donos das contas ilegais, em principal por causa das nações que aceitam receber dinheiro de fora sem a necessidade de declaração da fonte e ao mesmo tempo garantem não divulgar dados pessoais dos depositantes.

Parte dos economistas levanta a questão: Será que o sistema econômico mundial quebraria se de uma hora para outras as nações em conjuntos resolvessem abolir o câmbio negro?

Controle do Governo

Em terras nacionais existe o Departamento de Recuperação de Ativos (coordenado pelo Ministério da Justiça) que atua de modo direto com a Cooperação Jurídica Internacional, composta por cinquenta órgãos que praticam em comum o combate contra a lavagem de dinheiro.

O Brasil possui acordos bilaterais feitos para tratar da questão de maneira direta com nações como: Portugal, Coréia do Sul, Itália, França, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Estados Unidos.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *