Como Funciona a Cotação do Dólar?

Depois da Segunda Guerra Mundial e dos Estados Unidos estabelecer o poder econômico no mundo o dólar passou a representar a principal moeda de negócios ao redor do mundo. Há especialistas que trabalham para comprar a moeda norte-americana na baixa e vender na alta a conquistar lucros a se considerar. Quem investe ou pensa em investir do câmbio precisa conhecer como funciona o sistema que faz subir e descer a moeda norte-americana.

Regra de Oferta e Demanda no Dólar

Oferecer e procurar são práticas que formam a base da economia. Ou seja, quanto mais aumenta o número de pessoas que desejam comprar a moeda, maiores são as chances de acontecer o aumento do câmbio. Por outro lado, quando diminui a demanda o ciclo aponta para queda nos preços do dólar (US$) ao real (R$).

O mundo das ações representa ferramenta que serve para ajudar os analistas a preverem como o mercado se comporta e os momentos certos de comprar e vender. Imóveis e títulos entram nos negócios que movimentam alta quantia de dólares.

Quando o número de procura aumenta o valor do dinheiro norte-americano traz chances de crescer. Em contrapartida, nos momentos em que a busca por título diminuir em setores distintos as cifras do Tio Sam entram em queda no mesmo passo – hora certa de comprar e esperar valorizar, o que cedo ou tarde vai acontecer, visto que a maior economia do mundo não ficará com os braços cruzados ao observar a queda do poder monetário do dólar ao redor do mundo.

Dólar Comercial: Características Gerais

Em termos gerais serve como moeda que entra nos negócios com o exterior. Presente tanto para comprar máquinas e produtos tecnológicos como também outros recursos. O poder público movimenta dinheiro no mundo internacional, o que também significa cotar com dólar comercial. Os brasileiros que não residem no país e pedem empréstimos que ficam no registro do Banco Central também utilizam a mesma medida.

O SISBACEN consiste no órgão que registra do dólar comercial. Para definir os valores, representantes analisam a oferta de moeda que existe no ciclo mercadológico e as demandas atuais. Depois das análises o poder público opta por arrecadar ou negociar os valores monetários.

Características Gerais do Dólar Turismo     

SISBACEN também decide os valores da moeda que se destinam para o uso de compras e vendas no setor do turismo, seja a crédito ou nas compras debitadas no cartão. De acordo com a lei brasileira não se pode usar o tipo de dinheiro para acumular em poupança. Porém, como se pode arrecadar, há empresas e consumidores que usam a quantia para pagar por serviços e bens (câmbio negro) dentro ou fora do país.

Conheça o Dólar Paralelo

Conhecido também como o dólar negro, a medida representa os valores pressupostos da quantidade de moedas que existem na economia por causa de negócios fora dos limites oficiais. Tráfico de armas e drogas são duas forças econômicas presentes no sistema econômico do mundo. Há pensadores que apontam acontecer um crack caso o dólar paralelo pare de circular de uma hora para a outra.

Sonegar ou lavar dinheiro também representam práticas do gênero. O mercado acontece de forma dinâmica por causa do excesso de pessoas que não podem atuar em virtude de problemas com a justiça, carência de alvará, entre outros.

Compras e Vendas de Dólares

A regra funciona de maneira semelhante independente do tipo de dólar que se vai comprar. Se existe alta oferta no mercado os valores serão baixos, e vice-versa. Quem entra no jogo para comprar precisa esperar a taxa de câmbio abaixar, ao passo que os vendedores devem esperar o índice subir ao máximo para vender e conquistar lucro. Os que conseguem se sobressair são investidores que compram com os menores índices e vendem quando o valor ficar caro.

Presidentes X Banco Central = Dólar

Parte da economia atual dos países, talvez a maioria, trabalha com práticas intervencionistas, ou seja, o Banco Centra funciona de forma quase livre, embora fique suscetível às decisões do governo que intervenciona no ciclo para evitar problemas como o aumento do desemprego, inflação, queda do poder de câmbio, entre outras atividades para evitar pequenos reveses em diferentes setores e resultar em grande crise.

Ao seguir o ponto de vista e observar como funciona o mercado, nos momentos em que poder público norte-americano deseja segurar os preços da moeda como tática de economia, opta por compra quantidades elevadas de títulos com o dinheiro próprio no sentido da procura diminuir e ao mesmo tempo poder regular o preço do dólar. Com a simples regras os Estados Unidos dominam o mercado mundial há tempos.

Kirchner X Dólares: Comprar Dólar Contra a Maré

Por vezes existem problemas entre poder executivo e Banco Central. Na Argentina, parte do governo da peronista Cristina Kirchner representa luta contra o BC quase sempre por causa do mesmo motivo: Dólar! De fato o país tem trauma do calote da dívida externa e os problemas de falta de créditos até os dias de hoje não apenas dos Estados Unidos como também das principais nações capitalista. Ficou com a imagem de não saber jogar as regras do jogo.

Governantes podem declarar fatos e agirem de maneira diferente, em particular quando o assunto é dólar. Quando Nestor Kirchner era o presidente da Argentina declarou que a moeda nacional apenas podia se valorizar se o povo não optasse por compra dólares, prática comum na cultura econômica mesmo entre as comunidades pobres do país por conta da onda de dinheiro norte-americano que entrou no país durante a era Perón.

Quando a imprensa investigou a fundo percebeu que Kirchner chegou a comprar milhões de dólares enquanto pedia para a população apostar no peso argentino. Esse representa outro fato de que por vezes agir contra a maré para comprar a moeda norte-americana representa prática de parte dos investidores que não confiam no nível sólido das decisões econômicas do país. No exemplo argentino, inclusive o presidente não confiou que as medidas trariam resultados práticos em favor da economia argentina.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *