A ideia de abordar a situação financeira, muitas vezes intimida as pessoas. Elas se sentem como se a situação é grande demais para ser resolvida, e assim eles adotam a mentalidade do avestruz, ou seja, enfiam a cabeça no chão e nada tentam fazer
Mas a realidade é que existem várias coisas que qualquer um pode fazer para melhorar sua situação financeira imediatamente, coisas que demandam grande trabalho para fazer.
Você Faz o Seu Próprio Pagamento?
Esta é a pedra angular de qualquer estabilidade financeira a longo prazo, bem como se algum dia você pretende chegar à riqueza. Isso significa que você deve estar colocando uma porcentagem de sua renda em uma conta poupança a cada mês, e não mexer até que esteja pronto para investir esse dinheiro. E essa é a chave.
Essa não é a conta que você deve mexer quando as coisas ficam difíceis, nem é a conta para fazer algo especial para si mesmo como uma celebração. O dinheiro só é retirado desta conta para comprar ativos – um ativo para quem não sabe é algo que lhe traz dinheiro, ou traz aumentos em valor, um carro novo não seria um ativo sob essa definição! Faça isso de forma consistente e, ao longo do tempo, você vai construir uma quantidade razoável de dinheiro para investir.
Tenha Sempre seus Registros e a Organização de suas Finanças
O dia do dinheiro é simplesmente um dia que você reservou para trabalhar as suas finanças. Agora, isso não tem que ser um dia inteiro, a menos que a sua situação exija isso… Geralmente no caso de você não ter feito isso por um longo tempo!
Faça a Previsão dos seus Gastos
A previsão é o processo de atribuição onde seu dinheiro será gasto. Você começa a analisar as suas despesas e descobre onde e como você atualmente gasta o seu dinheiro. Você, então, analisa essa lista, e determina quais as despesas que não podem ser mexidas (aluguel, por exemplo) e quais as que podem (mantimentos e entretenimento). Tendo conseguido compreender essa lista, você pode então fazer decisões sobre onde você escolhe gastar seu dinheiro. Essa é a grande diferença entre a previsão de gastos e o orçamento tradicional.
Mantenha o Negócio Separado do Pessoal
Muitas pessoas não se dão conta de algo que fazem: operamos nossas vidas de uma conta corrente pessoal. O problema com isto é que nenhum negócio “real” faz isso – você nunca iria ver o dono de qualquer empresa preencher um cheque para pagar contas da empresa com uma folha de seu talão da conta pessoal. Isso nos permite ver claramente o que estamos a gastar e ganhar através de nossas vendas, mas também nos dá a percepção de que estamos operando nossa carreira como um negócio, não como um hobby.