CDB – Certificados de Depósitos Bancários – é um tipo de investimento que pode ser feito por meio de um banco ou de empresas. O processo pelo qual esse tipo de investimento se dá é muito simples: o investidor interessado coloca à disposição do banco ou empresa um determinado valor. Este valor é então – juntamente com mais valores, de outros investidores – emprestado ao governo, ou outras instituições, com uma taxa de juros que é, na verdade, a soma da taxa que será paga ao investidor mais uma taxa de juros de lucros para o banco.
Assim, tanto o banco quanto o investidor ganham com o empréstimo que é feito com o dinheiro dos investidores. Essas taxas retornam aos investidores em prazos fixos, que mudam de instituição financeira para instituição financeira – embora as empresas e bancos menores tendam a ter taxas mais altas, para que possam manter o fluxo de empréstimos que fazem, sem obter prejuízos.
Se analisados do ponto de vista das taxas, existem dois tipo de investimento CDB: o investimento CDB pré-fixado e o investimento CDB pós-fixado. No caso do investimento CDB pós-fixado, as taxas acompanham o percentual da taxa CDI, que é algo equivalente à taxa Selic – sendo que essa não está vinculada ao governo, essa é a sua grande diferença. Sendo assim, as taxas recebidas pelo investidor estão atreladas a esta taxa, que pode variar bastante, diminuindo ou aumentando o lucro do investidor.
Já o investimento CDB pré-fixado tem as suas taxas fixadas na hora em que o investimento é feito, ou seja, o investidor já sabe exatamente quanto vai ganhar na hora em que investe o dinheiro.
Para aqueles que desejam segurança, a taxa pré-fixada é a mais garantida, mas devido às flutuações na taxa Selic e CDI, os investimentos CDB pós-fixados tendem a ter um rendimento monetário mais alto.
Este tipo de investimento é seguro e as taxas são bastante justas – basta procurar uma boa e confiável instituição financeira que possa auxiliá-lo a entender melhor exatamente o que esse tipo de investimento traz como pontos positivos e negativos.
O CDB também tem taxas mais altas do que fundos de poupança, por exemplo, e a única desvantagem é que, diferente do que acontece com uma caderneta de poupança, o dinheiro não pode ser retirado a qualquer momento, já que ele é investido em terceiros, como um empréstimo para fazer um empréstimo.
Para quem tem a vontade de investir em algo seguro e rentável, no entanto, os investimentos CDB são uma ótima escolha. Pesquise as instituições financeiras que oferecem as melhores taxas e boa sorte!