Não é incomum para ninguém o fato de que pensar no futuro é uma obrigação que é inadiável: principalmente em termos financeiros, nas quais a sensibilidade é mais sentida. Esse assunto fica ainda muito mais sério quando envolvemos os nossos filhos, não é verdade? Imaginar que eles podem ficar desalentados no futuro se não agirmos agora pode ser uma dor de cabeça tremenda.
Desde muito pequeno nós somos ensinados a ter boas práticas, bem como, também, ter um norte a se seguir a fim de poder se sustentar financeira e mentalmente, se tornando independente dos pais. Muita gente, inclusive, acredita que nos tempos antigos isso era muito mais intenso do que é hoje. Porém, essas pessoas precisam entender que cada época tem o seu ápice. O que nós temos que fazer é reunir tudo aquilo que pode ser útil para ajudar na educação dos nossos filhos para que eles possam ter todas as capacidades necessárias para poderem tocar suas próprias vidas sozinho.
No artigo de hoje iremos falar um pouco sobre como ter investimentos voltados para atender às necessidades dos filhos: seja para um intercâmbio ou para a faculdade, tudo depende de um planejamento muito bem executado. Vamos lá?
Meu Filho Está Crescendo. O Que Fazer?
Quando os nossos filhos nascem, não nos passa pela cabeça que eles um dia irão crescer e se tornar adultos assim como nós. Mas é claro que isso é normal: é bastante compreensível que sejamos tomados por uma intensa animação com a chegada do herdeiro ou herdeira. Porém, em um momento em que ele estiver já crescido e com idade suficiente para entender as coisas, é importante que tenhamos um projeto para ele.
A partir do momento que ele começar a demonstrar as suas habilidades – seja para a área das exatas ou das humanas, o importante é que você dê todo o suporte para quele possa desenvolvê-las e, dessa maneira, ajudá-lo a ter um norte em sua vida. Investir em aulas de instrumentos musicais, por exemplo, também é uma ótima maneira para que o seu filho possa crescer e ver que há diversas outras possibilidades que, provavelmente, a escola não mostra.
Depois que ele já começar a ter uma maior noção do que quer para a sua vida, pode ser que seja hora dele ele finalmente alçar novos vôos. Pagar um curso de inglês é uma coisa válida, pois a língua não é mais um diferencial como antigamente: ela é um requisito. Ou seja, ou você se prepara para o que está vindo pela frente ou terá sérios problemas.
Os Investimentos Financeiros Mais Rentáveis
Para que você possa dar todo o suporte necessário ao seu rebento, é necessário que haja uma boa reserva de dinheiro, não é verdade? Pois bem. Então, confira agora os melhores investimentos que você pode realizar já pensando no futuro do seu pimpolho ou pimpolha:
O Tesouro Direto
Em se tratando de investimentos com um rendimento mais palatável, o tesouro direto se destaca como sendo uma boa oportunidade de obter bons rendimentos. Ele foi criado em 2002 e a sua maior façanha foi ter se assemelhado com a caderneta de poupança no quesito de preferência entre os brasileiros. Só para você ter uma noção, em 2019 o número de investidores do Tesouro Direto bateu a inacreditável marca de 3 milhões de pessoas. O que surpreende nesse dado é que o Brasil ainda é um país muito conservador em relação ao mercado, não sendo muito comum que a população tenha laços tão estreitos com finanças mais complexas.
Os compradores, ou melhor, investidores desse tipo de investimento passam a ser uma espécie de “credor” do governo, no qual este usa o seu dinheiro para poder prover melhorias estruturais ou nos mais diversos tipos de serviços públicos. Nesse sentido, o que se espera é que o governo invista esse dinheiro e depois o retorne, com juros e correções de acordo com o que foi estipulado em contrato. Para níveis maiores de entendimento, existem três tipos de títulos do Tesouro Direto para se investir:
– Tesouro Selic, no qual, dessa forma, os juros que são pagos estão intimamente ligados com a variação da Selic;
– Tesouro IPCA, na qual uma parcela do que foi financiado já está prefixado e a outra está ligada com o índice IPCA, que mede a variação da inflação;
– Prefixado, na onde a taxa de juros é definida no ato do investimento, no qual a sua vantagem é não sofrer com as variações da SELIC ou Do IPCA.
Investir em Ações
Outra forma de angariar fundos é, sem dúvida, investir em ações. Esses investimentos, que se caracterizam como sendo diretos, acabam por ser mais rentáveis do que aqueles que já tem uma renda fixa. Porém, cabe a nós dizer que, por não ter uma taxa fixa e esta estar sob a influência da variação mercantil da taxa, o risco embutido nessa operação é maior, naturalmente.
Esse tipo de investimento é direcionado mais para quem já tenha uma certa experiência no mercado de investimentos, nas quais pode ter dinheiro para fazer pequenos investimentos em vários setores (o que é conhecido por diversificação).
Investir nos Fundos Multimercado
Esses tipos de investimentos estão voltados apenas para quem deseja ter a segurança da renda fixa, mas também não abrem mão de poder ganhar mais, já que esse tipo específico de investimento trabalha livremente com todas as possíveis oportunidades do mercado, no qual não se resume somente a ações: pode ser também moedas, commodities ou até mesmo renda fixa.
De longe, o investimento em fundo multimercado é a forma mais tranquila que você tem para poder investir em ações, já que o seu dinheiro será manejado por pessoas que entendam do assunto, sendo que o risco corrido é bastante diminuído por causa disso.
Previdência Privada
Como bem sabemos, os cortes na Previdência Social estão cada vez maiores, o que nos faz pensar em uma segunda alternativa para uma aposentadoria mais tranquila. A previdência privada é uma boa opção? Sim, é. Mas para quem não sabe investir. Basicamente, o banco pega o seu dinheiro e aplica em investimentos, retornando em juros para você no futuro. Que tal você aprender a poupar e investir sem precisar recorrer a institutos financeiros?