No mercado futuro, compradores e vendedores decidem valores que devem ser trocados por ativos que estão à venda. Quando existem revezes financeiros no dia, há a obrigação de pagar a dívida com o montante que se encontra na conta (ajustes diários) ou na garantia. Apenda como funciona as formas de operar os contratos no setor.
Em termos práticos existem diversas dúvidas no caminho, de forma principal entre compradores ou vendedores que possuem pouco tempo de carreira na compra e venda do mercado. Entre as questões comuns existe àquela que se refere de forma direta à quantidade de dinheiro que deve ser deixada na conta no sentido de sanar os ajustes diários. A dúvida quanto ao tempo em que se pode manter o contrato também é comum, ou mesmo procedimentos para continuar na posição quando chegar à data de vencimento.
Dicas Iniciais para Operar em Contratos Futuros
A: Em termos práticos ao primeiro ato do investidor deve envolver investigação em nível profundo para saber se a corretora que deseja trabalhar tenha autorização oficial para poder atuar de acordo com os padrões que estabelecem o setor de BM&F.
B: Na sequência existe a demanda por garantias. Ou seja, depois de encontrar a corretora existe a necessidade de definir de forma prévia os valores que serão depositados como pontos que garante o pagamento dos ajustes de forma forçada, visto que a quantia fica congelada enquanto a posição de investidores se encontra em aberto.
C: Vale ressaltar que não apenas dinheiro é aceito como também outros tipos de ativos para cobrir as garantias: Títulos acionários, público, entre outras formas também são aceitas, desde que a corretora concorde de acordo com as normas internas. Ao fazer o depósito quem investe deve ter o cuidado de informar que deseja alocar valores à garantia.
D: Além das quantias financeiras que se referem à garantia também existe a necessidade de deixar dinheiro na conta corrente não apenas para operar ao fazer compras como também por sofrer os descontos que acontecem de forma diária por causa dos ajustes quando o mercado encerra o dia de negociações em baixa.
E: De acordo com especialistas existe a indicação de depositar pelo menos trinta por cento da quantia que se encontra na margem de garantia. Vale ressaltar que quem tem a decisão final sobre qual valor vai ficar na conta é o investidor.
F: Deixar valores parados na conta pode ser interessante no sentido de não ter que verificar de forma diária os movimentos de mercado e ficar com a constante preocupação sobre a quantidade de dinheiro que existe na conta. Por outro lado a quantia vai ficar parada sem nenhuma forma de renda. Pronto! Depois de considerar as opções que foram discutidas nesse tópico qualquer pessoa está pronta para começar a operar.
Operando Contratos Futuros
A: Em termos práticos existe semelhança ao comparar as formas de comprar e vender contratos futuros ou ações. Nesse sentido, quem tem o costume de atuar no mercado de ações não deve ter dificuldades a compreender o processo de operação futura.
B: Para fazer o processo de forma rápida depois do acordo com a corretora existe um acesso no site da empresa no qual os investidores colocam nome e senha e entram em sistema interno que traz as opções para comprar e vendar denominado “homebroker”. Na grande parte dos casos também existe a necessidade de informar os valores que se encontra no código contratual, bem como o preço e a quantidade de papeis futuros a serem comprados. Segunda maneira para operar está no contato com os contratos de assessores de finanças que trabalham na corretora. Pronto! Operação completa.
C: Após concluir a operação existe a necessidade de acompanhar os movimentos financeiros. Investidores precisam ter em mente de que existe a necessidade de observar as movimentações de forma diária ao levar em conta que cada dia tem uma novidade em termos de ganhos, perdas, margem, entre outros aspectos fundamentais para operar.
D: Na prática também não existe a necessidade de verificar em cada hora. Grande parte de quem investe tem o costume de acessar informações apenas depois que fecha o mercado, com o objetivo de saber se existe e qual foi o ajuste diário. Não se pode ignorar o caso em que investidores ficam até três dias sem verificar, isso acontece quando existe posição lucrativa ao extremo e com pouca porcentagem de entrar em queda com peso.
Características Gerais da Rolagem
Existe a rolagem contratual que serve para organizar as condições dos vencimentos. Por exemplo, na hora quem investe tem a posição zerada no mercado e na sequência fica em aberto ao levar em conta a próxima data de vencimento surge à respectiva opção que também serve para aumenta o nível de liquidez.
Necessidade da Garantia!
Em termos práticos o pior erro que o investir pode cometer e deixar acontecer o saque da garantia para pagar os ajustes porque não existe dinheiro disponível na conta. Investidores que tem o costume acabam por entrar na lista negra do BOVESPA que fazer a análise diária no sentido de fazer os descontos para investidores que ganharam não receber calote.
Particularidades no Caminho
Apesar de existir semelhança no modo de operar entre mercado futuro e de ações também há distinções a se considerar. Quem não sabe pode desistir de atuar com o contrato ao colocar o mesmo à venda no pregão, desde que seja em prazo anterior à data de vencimento. Apenas depois de trabalhar com intensidade e por vezes ter perdas financeiras quem investe pode ter o conhecimento de forma familiar sobre os procedimentos e operações com maior segurança em termos de ganhos.
Em suma existe um conflito entre compradores e vendedores no mercado do contrato futuro. Quem compra deseja que o papel aumente de valor para poder vender com lucro no futuro. Por outro lado, vendedores esperam a queda dos valores para não ter que perder quantias excessivas ao entregar o ativo, ou seja, os pontos da Bolsa para quem detém o papel na posição de comprador.
Bom, é isso ai! Qualquer dúvida deixe o seu comentário.