Se você possui algum interesse no mercado financeiro, entenda quais são os primeiros passo para começar a investir no mercado financeiro. É um mercado em potencial crescimento, há muitos depoimentos de investidores que conseguem levantar volumosas quantias em dinheiro a partir de investimentos realizados em home office como também por intermédio de corretoras diretamente. Porém antes de sair investindo em ações e títulos, entenda qual o seu perfil de investimentos e quais são os tipos de ações e investimentos que este mercado tem a oferecer.
Perfil de Investidor
É importante ter em mente a definição do perfil de investidor para orientar as escolhas de serviços e produtos que sejam alinhados com o seu tipo de expectativas e tolerância ao risco. É importante na medida que possa sentir confiança no momento que será realizado o investimento. Estas estão totalmente relacionadas ao horizonte de risco, objetivos e metas de investimento e rentabilidade, renda pré estabelecida, necessidade de liquidez presente e futura, frequência e volume de aplicações, além de experiência de mercado.
Os perfis são comumente divididos em três categorias, em conservador, moderado e arrojado. Seguem suas respectivas descrições.
-
Conservador
Este perfil tem como ponto principal a segurança na sua aplicação, este tipo de investidor tem como meta compor a maior parte de sua carteira de investimento em aplicações de menor risco, e um pequeno percentual em tipos de ações com riscos diferenciados, objetivando atingir ganhos potenciais no longo prazo.
-
Moderado
Este perfil admite certo percentual em investimentos de risco médio, mais arriscado quando comparado ao perfil conservador, aceitando produtos com riscos maiores de retorno, além de ativos que garantem ganhos no longo prazo. O perfil é definido pela maior diversidade em ações de curto e longo prazo.
-
Arrojado
Este é um perfil mais arriscado, estando aberto a diversificação de ativos, buscam a possibilidade de maiores ganhos no longo prazo.
Ações Ordinárias e Ações Preferenciais
-
Ações Ordinárias
Este tipo de ação são ativos em comum, possuem direitos de propriedade e dividendos sobre determinada empresa. Este tipo de papel permite aos detentores direito ao voto para eleger a composição de membros que compõem o conselho de administração. Este tipo de ação permite o oferecimento de elevados retornos lucrativos, já que por meio do crescimento do capital da empresa, geravam retornos maiores de capital e lucro aos investidores. Em caso de falência, os detentores dos papéis recebem o dinheiro proporcional ao valor de seu papel.
-
Ações preferenciais
Este tipo de ação já se difere da estrutura de recebimento de lucros e dividendos, estes geralmente não possuem direito ao voto, variando de acordo com as normas das empresas. Os investidores em sua grande maioria possuem um dividendo fixo por meio das ações preferenciais ( diferentemente das ações ordinárias, que possuem dividendos variáveis e que não são garantidos). Este tipo de ação pode ser exigível, ou seja, se a empresa requerer, ela possui o direito de a qualquer momento comprar as ações dos seus acionistas, por razões quaisquer. Alguns indivíduos consideram este tipo de ação como sendo um dinheiro emprestado a determinada empresa, até mais do que como capital.