Modelo Econômico de Mercado, Lucratividade e Crise

Capitalismo

O capitalismo é o nosso sistema econômico atual, que é constituído pela ideologia baseada na propriedade privada dos meios de produção, e com isso a obtenção de fins lucrativos. Os principais pontos característicos desse sistema são a acumulação de capital, o trabalho assalariado e o mercado competitivo.

Nesse tipo de mercado as delegações são bem definidas, sendo de responsabilidade dos proprietários dos meios de produção as tomadas de decisão e os investimentos, e a distribuição dos bens acabam sendo definidos pela concorrência do mercado.

Modelo Econômico de Mercado

Economia de mercado é um sistema econômico que é evidenciado pelo grande predomínio da iniciativa privada no mesmo. Esse modelo possibilita a existência de empresas estatais e/ou públicas, porém existem algumas regras para que ele funcione bem, e as principais delas é que as empesas estatais devem estar presentes em menor número e não podem “comandar” o andamento do restante do comércio.

Como já foi dito acima, no capitalismo o objetivo mais presente é a obtenção e geração de lucro, fazendo com que todas as atividades girem em torno desse acúmulo de riquezas. Seguindo nesse caminho, para que esse objetivo permanecesse em fácil acesso, a atividade de comércio tornou-se mais dinâmica desde que se iniciaram as trocas monetárias no século XVI. Assim, o modelo econômico de mercado foi elaborado com o papel de intensificar toda essa lógica apresentada.

O modelo econômico sempre esteve unido com o liberalismo econômico, que é uma ideologia baseada na organização mais individualista possível da economia, onde se prioriza a menor intervenção do Estado nesse aspecto. Algum tempo depois, o modelo econômico foi associado ao neoliberalismo, que segue um rumo parecido com o do liberalismo, pregando a mínima intervenção do Estado na economia, porém essa era aceita em períodos instáveis, como em crises, por exemplo. Sabe-se que hoje em dia, praticamente todos os países do mundo funcionam desse modo.

É possível observar que no modelo de economia de mercado, toda a economia se encontra unida e centralizada no setor terciário da economia, também é conhecido como setor de serviços, que é aquele que agrupa todas as atividades de serviços e de comércio de produtos. Além disso, nesse modelo também se torna uma prática comum o processo de terceirização da economia, que se dá para a ampliação do setor de prestação de serviços, funcionando de um modo em que a empresa não fique totalmente responsável pelo cuidado do processo produtivo, fazendo com que parte dessa responsabilidade seja dividida com uma outra empresa especializada.

Lucratividade

Para poder ter a compreensão do conceito de lucratividade, é importante entender o que é lucro inicialmente é necessário entender o que é lucro.

Lucro é basicamente o retorno positivo de algum investimento, representando a receita das vendas menos todas as deduções, que enquadram impostos e devoluções e também todas despesas, custos e tributos.

Tendo isso em mente é possível entender que a lucratividade é um índice percentual que mostra o ganho recebido sobre as vendas que foram realizadas. A fórmula que permite o cálculo da lucratividade é a divisão do lucro pelo total de vendas e multiplicar por cem.

Resumidamente o índice de lucratividade apresenta se as vendas estão sendo suficientes para cobrir todas as despesas e ainda assim gerar um lucro considerável.

Crise

Como foi dito acima, o índice de lucratividade pode identificar possíveis problemas em uma empresa, porém, existem outros fatores que podem indicar uma crise em uma empresa.

Os sinais que aparecem inicialmente geralmente são problemas e deficiências nos resultados, preocupações constantes com endividamentos, clientes e fornecedores.

Já os mais avançados dizem respeito a quebra de relacionamento e até mesmo contrato com clientes, fornecedores e agentes financeiros, vencimento de empréstimos e crises de caixa iminentes.

As crises devem ser encaradas cormo um incentivo. As empresas devem identificar os problemas e suas devidas causas e a partir disso agir de modo a contrariar todos os efeitos e evitar que eles retornem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *