Como Consultar o CPF na Internet

Estar com o nome limpo é um dos principais desejos dos brasileiros, pois ter o CPF fora da lista de maus pagadores é fundamental para poder comprar com mais liberdade e enfrentar problemas no dia a dia. Grande parte das pessoas passa pelo dilema de não saber se o seu CPF está ou não comprometido na lista de pendências.

Dessa forma poder consultar o CPF na internet é uma facilidade que faz diferença. Em geral as pessoas que desejam empreender essa consulta o fazem para saber se tem dívidas ou pendências em seu nome bem como realizar outras regulamentações necessárias.

Variedade de Opções

Quando se mostra necessário ter acesso a essas informações as pessoas costumam ir para a internet e digitar no Google “consultar CPF”. Uma grande lista de resultados aparece, faça o teste e verifique. Porém, já alertamos que é importante saber algumas coisas para fazer essa pesquisa com sucesso e segurança. A seguir vamos te ensinar a filtrar essas opções e fazer essa consulta sem perda de tempo.

Dicas Para Consultar o CPF Pela Internet

Receita Federal – Situação Cadastral

Nessa busca no Google você perceberá que dentre os primeiros resultados de busca de consulta do CPF está o site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp). Essa é a melhor opção, pois se trata de um serviço ofertado pelo Governo Federal de forma gratuita e segura. O contra de usar essa ferramenta é que a análise é limitada.

Através do site da Receita Federal será possível comprovar a situação cadastral do CPF e não situação financeira, econômica ou fiscal do contribuinte. Dessa forma esse site não oferece uma avaliação a respeito da situação de dívidas ou se o contribuinte está com o chamado ‘nome sujo’.

Outras Opções – Consulta de Nome Sujo

No caso de quem deseja consultar o CPF para saber se está com o nome sujo (se tem dívidas) a dica é utilizar outras opções de serviços disponíveis na internet. Contudo, vale lembrar que boa parte desses serviços são pagos então fique atento ao que diz o site.

Considerações Importantes

Informações

Em geral os serviços de consulta de CPF buscam as informações desejadas nas bases de dados de grandes instituições que atuam no controle de crédito como o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito, gerido pela Boa Vista Serviços); SPC (Serviço de Proteção ao Crédito, gerido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) ou o Serasa. Dessa forma é mais fácil e mais seguro utilizar os serviços dessas instituições diretamente.

As empresas SCPC, SPC, Serasa entre outras devem, por lei, oferecer essas informações gratuitamente para os cidadãos. Para ter acesso a essas informações é necessário comparecer pessoalmente aos estabelecimentos das instituições. A exceção é o SCPC (https://www2.boavistaservicos.com.br/consumidorpositivo/consulta-de-debito.php) que oferece a possibilidade de consultar o CPF gratuitamente através do seu site. Será necessário fazer um cadastro no site para poder fazer a verificação.

Verifique

Quem escolher outra empresa para fazer essa consulta deve fazer a verificação da idoneidade da mesma. Lembre-se que você precisará informar para a empresa o número do seu CPF, um documento muito importante que poderá ser usado para fins ilícitos.

Além disso, fique atento ao fato de que nesses sites de consulta é possível encontrar algumas ofertas em destaque para limpar o seu nome no SPC e Serasa. Saiba que não existem soluções fáceis para essa questão e que não é um clique num banner animado que irá resolver a sua vida.

Dica

Evite fazer dívidas que não pode pagar para não perder o seu sono, quem não tem dívidas economiza muito mais já que não precisa gastar para verificar o CPF também.

Como Consultar CNPJ de Empresas de Serviços e Produtos

Adquirir um bem de grande valor agregado é algo que exige grande reflexão e pesquisa. A primeira coisa que se deve fazer é pesquisar a situação da empresa da qual você pretende adquirir o bem. Pense da seguinte forma no momento em que você vai adquirir um pacote de viagem de férias precisa ter certeza de que a empresa é idônea e não tem nenhuma dívida fiscal ou processo judicial.

Uma boa dica é fazer a verificação da situação do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o equivalente ao CPF das pessoas físicas. Trata-se da identidade ou mesmo do registro único das empresas diante da Receita Federal.

O Que se Pode Consultar Com o CNPJ

Da mesma maneira que uma consulta de CPF permite verificar a existência de dívidas ou pendências a consulta do CNPJ permite ter acesso a informações como protestos, processos de falência, processos e ações judiciais, dívidas vencidas entre outros.

Onde Fazer a Consulta do CNPJ

Receita Federal

A forma mais simples e prática de fazer a consulta do CNPJ é no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoajuridica/cnpj/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp). Nesse site é possível verificar as informações básicas do CNPJ como a data em que a empresa foi aberta, o seu nome fantasia, o código bem como a descrição de qual é a atividade econômica principal da mesma.

Além disso, é possível fazer a análise de uma informação bem relevante que é a situação atual de cadastro do CNPJ,se ele está ou não ativo. Assim como a consulta de CPF, a de CNPJ no site da Receita Federal, não dá detalhes a respeito da existência de dívidas ou protestos, mas saber se o CNPJ está ativo já é um ótimo começo.

Serviços Pagos

Para encontrar opções de serviços pagos para fazer essa consulta vá ao Google e faça uma busca por “consulta CNPJ” e verifique uma grande variedade de opções. Claro que para fazer a consulta no site da Receita Federal ou mesmo através de serviços pagos será necessário conhecer o número do CNPJ da empresa em questão.

Pesquisa do Número do CNPJ

Quem tem apenas a Razão Social da empresa e não conhece o CNPJ pode encontrar algumas possíveis soluções. Para começar pode verificar no site da Junta Comercial do seu estado. Esses sites em geral fazem uma busca para tentar encontrar o CNPJ. Contudo é importante checar se o número do CNPJ está mesmo correto.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *