Mercado de Cambio

No mundo dos negócios é comum que as pessoas falem em mercado de cambio de forma simples, corriqueira, com muita facilidade e entendimento, mas para quem vive longe desta realidade, o mercado de cambio pode parecer um bicho de sete cabeças, um conceito complicado, mas não o é. Trata-se de uma operação financeira onde se dá a permuta entre a moeda nacional e a moeda estrangeira, por exemplo, quem viaja ao exterior necessita de dinheiro para realizar suas compras, pagar estadia, passeios, etc., mas este dinheiro deve ser a moeda vigente no país de destino, portanto será preciso realizar uma transação de câmbio, ou seja, trocar moeda nacional pela moeda do país a que se destina. Ao retornar da referida viagem, se houver ainda moeda estrangeira, é possível trocar novamente pela moeda nacional, a este processo se denomina mercado de câmbio.

Cambio

Onde Trocar a Moeda

Como funciona o mercado de câmbio no Brasil? Ele pode ser considerado como um ambiente abstrato, e as operações de troca de moeda nacional por moeda estrangeira devem ser sempre realizadas por agentes devidamente autorizados através do BCB – Banco central do Brasil, incluem-se entre os autorizados estabelecimentos como bancos, distribuidoras, corretoras, meio de hospedagem e agências de turismo, estes por sua vez fazem o processo de troca de moeda diretamente com seus clientes. Em nosso país existem dois sistemas ou segmentos de mercado de câmbio são eles: flutuante e livre, ambos fiscalizados e regulamentados pelo BC – Banco Central. A denominação de mercado livre é também conhecida como câmbio comercial e o flutuante é conhecido como câmbio turismo. À margem das legislações existe ainda um terceiro segmento que se denomina como mercado paralelo, câmbio negro ou mercado negro. Toda e qualquer negociação que venha a ser realizada no segmento do mercado paralelo assim como a efetiva aquisição de moedas estrangeiras, sem a devida justificação de sua origem, consistem em negociações ilegais, portanto os cidadãos ou empresas que se dedicam a esta prática estão sujeitos as penalidades legais.

Casa

Quem Pode Comprar?

A troca de moedas nacionais por moedas estrangeiras pode ser efetuada tanto por pessoas físicas como por pessoas jurídicas, sendo exigida apenas a apresentação de documentos. O BC – Banco Central tem um papel determinante no que se refere ao cambio oficial, a execução da política cambial, que é definida através do Conselho Monetário nacional. Também é de responsabilidade do BC a fiscalização das instituições que operam neste mercado bem como, se necessário, aplicar multas, punir dirigentes, executar suspensões além de outras sanções que estão previstas na legislação. Cabe ao BC atuar diretamente neste mercado, vendendo e comprando moeda estrangeira, se entender que haja esta necessidade para conter a movimentação desordenada que ocasionalmente possa ocorrer nas taxas de câmbio, desta forma buscando manter o equilíbrio econômico no país.

Pessoas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Câmbio

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *