Economia Internacional

O estudo da Economia Internacional é um estudo complexo, pois envolve todos os elementos ligados a atividade econômica entre os países do globo. Tais elementos são regras de funcionamento, trocas monetárias, aspectos legais, fluxo de troca de mercadoria e serviços e outras coisas.
Num cenário globalizado, a cada dia a interação e interdependência entre os paises tornam-se cada vez maior. Assim é de vital importância que as relações funcionem perfeitamente, para isso normalmente é adotada a criação de organismos inter e supra nacionais, que ajudam a interceder para o equilíbrio entre as relações e desenvolver os paises participantes.

Economia

Comércio Internacional

O comércio internacional é a troca de produtos e serviços entre paises. Na maioria destes países esse tipo de comércio representa grande parcela do seu produto interno bruto (PIB).
Historicamente, o comércio internacional já está presente na economia mundial há muito tempo, porém sua importância econômica, social e política vêm crescendo nos últimos anos. Esse resultado recebeu grande impacto do avanço tecnológicos, dos transportes, da indústria, corporações multinacionais e outsourcings. Esse aumento é relacionado ao fenômeno da globalização.
O comércio internacional é uma disciplina parte da teoria da economia. Em conjunto ao estudo do sistema financeiro internacional, forma o estudo da Economia Internacional.

Parcela do PIB

Blocos Econômicos

Uma tendência natural da globalização é a formação grandes blocos econômicos. Tais blocos são criados com a principal finalidade de facilitar o comércio entre os paises participantes do bloco, através de certas medidas. Medidas essas que podemos destacar:
• Facilitar processos burocráticos;
• Facilitar o tráfego de serviços e produtos;
• Isenção, ou até mesmo de redução, de impostos ou taxas alfandegárias;
Em teoria, o comercio entre os paises parte de um mesmo bloco gera crescimento econômico para todos. Geralmente, estes blocos são formados por países vizinhos ou por questões culturais ou comerciais. Essa é uma grande tendência no mercado internacional que, segundo especialistas, paises que não participam de nenhum bloco econômico é o viver isolado no mercado internacional.
Dentre os principais blocos econômicos podemos destacar:
• NAFTA(Acordo de Livre Comércio do Norte) formado pelos países Estados Unidos, Canadá e México.
• União Européia formado pelos paises da Europa (Itália, Alemanha,Reino Unido, Irlanda, França, Holanda (Países Baixos), Dinamarca, Bélgica, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia.). Os países desse bloco usam a mesma moeda, o Euro.
• Mercosul (Mercado Comum do Sul) formado pelos países da América do Sul (Paraguai, Uruguai, Brasil, Argentina).
OMC
A OMC ( Organização Mundial do Comércio) é um órgão que determina as regras do comércios entre os paises. Os países parte da OMC discutem, fazem negociações e , por enfim, firmam acordos.

Blocos

Possui Funções de:

• Gerenciar os acordos feitos entre paises;
• Ser lugar para discussão comércio entre os paises e firma-los.
• Supervisionar os acordos firmados e sua implementação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Câmbio

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *