A cada dia que passa os investimentos na bolsa estão ficando mais populares. O governo lança programas no intuito de incentivar investimento de capital interno ou externo. Os bancos deixam o acesso mais fácil, sendo utilizados como agentes operadores. Algumas vezes, principalmente diante dos que não possuem experiência de campo, as operações podem culminar em perdas.
Todavia, somente quem investe pode conhecer o mercado e, consequentemente gerar rentabilidades, que pode não ser milionário, mas de certa forma servem para sobreviver qualificadamente, com renda maior do que muito dono de empresa na atualidade.
O Que é Bolsa De Valores?
Considerado local no qual empresas conseguem realizar a capitalização de financiamentos via emissão dos títulos. A oferta está comprometida pela emissão de novos valores ou pelo desejo existente de venda de títulos.
Os poupadores também buscam a bolsa com intenção de trocar a renda em troca de rentabilidade. Também procuram aqueles que desejam obter ganho de capital ou vender valores adquiridos.
Mercado primário e secundário: Considerados os dois mercados básicos. O primário está por conta da emissão realizada via bancos ou corretoras, enquanto o secundário objetiva fornecer liquidez ao mercado primário, utilizando ações que se diferenciam nos valores cotados.
As mais valorosas ou que possuem tendência de alta são disputadas acirradamente, gerado “stress” nos operadores. Ações são consideradas títulos mais importantes no mercado de ações, estando além inclusive de ativos financeiros como: metais, ouro e outros bens.
After marketing: Nome do pregão que acontece na BOVESPA (Bolsa de Valores de São Paulo) durante o período noturno, depois que o pregão normal já está fechado.
Como Chegar Ao Mercado Acionário?
Corretoras e grupos financeiros credenciados pelo Banco Central ou pela Bolsa, são intermediadores principais das movimentações de pessoas físicas que possuem três formas para realizar investimentos do gênero: operações diretas, fundos de ações e clubes de investimentos. Além de haver incidência no imposto de renda, também são cobradas taxas de participações das corretoras.
Índice da bolsa: Número que simboliza representação da média de comportamento das ações divididas por conjuntos segmentadores. Os índices possuem medição equivalente em pontos, não apresentando valor algum em moeda. Representa principal indicador para saber se ações estão ou não ganhando valorização.
A cultura da Bovespa apresenta os índices em forma de pontos percentuais. Quem fecha negócios precisa verificar especificamente quais são as variações das ações negociadas.
Tipos De Bolsa
Qualquer investidor pode comprar ações do mundo inteiro. Algumas empresas americanas ou europeias possuem alto valor no mercado.
Bovespa: Bolsa de Valores de São Paulo.
Bolsa de Mercadorias & Futuros: Itinerário com fechamento dos contratos relacionados com commodities, ou produtos naturais, respeitando as regras de taxas de juros e câmbios.
Dow Jones: Principal índice de Nova Iorque.
NASDAQ: Bolsa eletrônica que possui incumbência de negociar títulos das empresas de informática e tecnologia.
Por Renato Duarte Plantier