Empréstimos hipotecários estão sendo pedidos cada vez mais pela população brasileira. Devedores podem demorar até trinta anos para sanar as parcelas. No final do pagamento é necessário dar baixa no título da hipoteca para garantir que todos os valores sejam pagos.
Vale ressaltar que as pessoas que quitam apartamentos financiados também necessitam dar baixa da hipoteca para finalmente poder colocar o nome como proprietário de forma oficial sob os olhos da Lei. Conheça aspectos elementares da baixa da hipoteca.
Regras
Vale ressaltar que na prática o nome já consta como proprietário dentro do registro imobiliário. No entanto, não pode existir completa disposição dos donos justamente por conta da hipoteca ainda existente. Os imóveis podem ser vendidos, no entanto a hipoteca ainda continua existindo no nome de quem a iniciou.
É interessante notar que é necessário dispor de alguma quantia financeira para baixar a hipoteca dentro do cartório. Quanto maior o valor do imóvel, mais caro fica o preço para baixar a hipoteca.
Preço Da Baixa De Hipoteca
Para saber o preço certo, basta entrar em no site de algum dos cartórios presentes na região em que se encontra o imóvel e consultar a tabela de emolumentos online. Todos os valores da tabela são fixados por Lei Federal. Sempre faça as averbações da baixa, aspecto fundamental para tornar os trâmites legais ao legítimo dono.
Quem compra imóvel a prestação, necessitará dar baixa na garantia concedida ao credor que está escrita dentro do contrato. Para casas populares o valor não ultrapassa o de cem reais, e demora menos de um mês para ser realizado. No momento em que o contrato é quitado, a garantida deve ser baixa no Registro de Imóvel mais perto da residência do ex-devedor.
Baixa De Garantia
Ao se quitar o empréstimo habitacional, é liberada a baixa de garantia, que deixa explícito de forma clara e pontual que não há mais nenhuma dívida relacionada com a verba emprestada. Segundo a lei, instituições bancárias são obrigadas a fornecer um documento que acompanha a procuração do representante do banco responsável pelo setor de baixas de hipotecas.
Somente depois, com estes papéis, os mutuários podem ir ai Registro de Imóvel presente na região e dar a entrada da baixa de garantia.
Vale ressaltar que não existe nenhum tipo de prazo limite para dar esta baixa, no entanto, é sempre interessantes fazer o quanto antes para garantir todos os direitos relacionados aos legítimos donos do imóvel.
Exercer o papel de cidadão e realizar a compra do imóvel de forma correta, representa solução positiva para todas as partes, principalmente ao comprador que sanou toda a dívida.
Há seis modos para extinguir as hipotecas e dar baixa nos bens-imóveis: Pagamento total da dívida, perecimento, rematação / adjudicação, remição, resolução da propriedade ou renúncia do credor.