Cotações do Dólar

Já há alguns meses, o dólar americano vem demonstrando uma tendência de baixas consecutivas, o que tem deixado todo o mercado financeiro mundial em um estado de preocupação. Atualmente, o dólar comercial está em torno de R$1,550, com uma queda de 1,24%. Isso afeta as bolsas de valores de todo o mundo e também o mercado de exportações.

Embora o dólar em baixa soa como algo positivo, na verdade, é um fator preocupante – para aqueles que desejam comprar em dólar, ou mesmo viajar para o exterior, o momento não poderia ser melhor – tudo fica mais barato, já que o real parece ser valorizado em virtude da perda significativa de valor da moeda estrangeira.

Cotação do Dólar

Cotação do Dólar

No entanto, para o mercado de exportação – que representa uma grande fatia da nossa economia – a queda acelerada do dólar, que parece simplesmente não se recuperar mais, é um péssimo negócio. Todos os negócios de exportação são feitos em dólares, que é – mesmo com a sua queda – a moeda predominante no mundo dos negócios. Por isso, os produtores de mercadorias – sejam eles produtores primários, de produtos industrializados ou serviços – produzem pelo mesmo valor, com os mesmos gastos que teriam antes: a diferença é que, com a queda do dólar, na hora da conversão dos seus ganhos para real, eles acabam perdendo. Isso afeta toda a economia global, já que não é apenas no Brasil que este tipo de situação acontece.

Dinheiro

Dinheiro

As cotações do dólar variam dia a dia, mas mesmo as suas altas não são grandes – isso acontece porque o governo americano está tentando estabilizar a sua moeda e suas taxas de inflação e está propositalmente diminuindo o valor do dólar como medida de remediar os problemas econômicos pelos quais o país americano vem passando. No entanto, todo o resto do mundo sofre também com estas medidas, com as quedas diárias e as bolsas de valores que tendem a refletir a desvalorização da moeda e, consecutivamente, a desvalorização de todos os produtos que são negociados em dólar.

Dólar

Dólar


Para aqueles que desejam aproveitar as boas cotações, no entanto, a hora de viajar – ou mesmo investir na compra de dólares – é agora: afinal, nunca se sabe quando ele irá subir novamente, assim que a economia norte-americana voltar a se estabilizar e, com isso, disparar o dólar novamente, trazendo mais equilíbrio financeiro ao mundo dos negócios. Caso isso não aconteça, a moeda americana perde um papel importante no mundo da economia como moeda forte, por estar sendo tão desvalorizada e pode até mesmo ter seu papel trocado com o euro, que está em uma constante alta nos últimos meses.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *