Buscar por maneiras de investir seu dinheiro é sempre uma questão delicada, já que, a menos que sejamos especialistas em economia, sempre é difícil saber qual a maneira mais adequada de realizar tal investimento.
Dentre todas as maneiras possíveis, desde investimentos na Bolsa de Valores até aplicação em contas poupança, o investimento em ouro é, sem dúvida, um dos mais seguros.
No entanto, esse tipo de investimento deve ser encarado como uma forma de proteção, principalmente em tempos de economia turbulenta. A inflação e a subida ou queda do dólar podem afetar os valores representados pelo ouro, já que seus preços podem subir ou baixar de acordo com a cotação do dia.
É possível, hoje em dia, investir em ouro com relativamente pouco dinheiro – através do chamado ‘mercado de balcão’ é possível investir em qualquer quantidade de ouro. Há uma rede de corretoras especializada neste tipo de investimento, onde é possível comprar até dez mil reais em ouro em dinheiro – valores acima disto devem ser comprados através de depósitos bancários, segundo regra do Banco Central, para evitar lavagem de dinheiro. As comercializadoras do ouro criaram diversas maneiras de comercializá-lo, em diversas formas e quantidades, de 1g até 10kg, em cartões, laminados ou barras.
A transação realizada desta maneira é bem simples: o investidor escolhe a quantidade e forma que deseja comprar, efetua o pagamento através de boleto bancário, e a comercializadora envia o ouro.
Os riscos relacionados com esse tipo de investimento variam de acordo com a demanda mundial do metal, e da variação cambial entre a moeda do país e o dólar. Outra questão que merece atenção é o armazenamento do ouro – guardá-lo em um local não seguro, como diretamente em casa, mesmo que seja em um cofre, não é aconselhável.
Por isso, a maneira mais segura de se investir é contratar uma corretora de valores, individualmente, ou em grupo, já que então é ela quem se responsabiliza pelas transações, armazenamento, venda e compra do metal. Em sites como http://www.ourominas.com/ ou http://www.parmetal.com.br/ é possível descobrir distribuidoras e comercializadoras autorizadas, que trazem dicas de como tratar seu investimento.
É preciso manter em mente que, mesmo que compre no mercado de balcão, em algum momento do processo de investimento, ele estará envolvido com a Bolsa de Valores, por meio de contratos, que é como se dá o investimento.
A grande vantagem que há ao se investir em ouro é que o único tributo cobrado sobre ele é o Imposto de Renda.
Para investir nesse mercado, há que se ter muita paciência, e sempre é bom certificar-se de todos os riscos antes de tomar a decisão final – já que o ouro está sujeito às cotações do dólar.