Nós sabemos muito bem que a poupança é um método de investimento bastante presente na vida dos brasileiros. Muitas pessoas confiam aos bancos algumas quantias de dinheiro, mantidas, nesse caso, como uma garantia para necessidades futuras. No entanto, um episódio, ocorrido nos anos 1990, fez muita gente ter medo de deixar o seu dinheiro para que os bancos pudessem tomar conta: o então presidente eleito pelo povo, pela primeira vez depois da ditadura militar, Fernando Collor, com a ânsia de tentar ajustar a inflação, que, naquela época, estava insustentável, resolveu lançar um plano, o qual ficou conhecido pelo nome de “Plano Collor” que, dentre outras coisas, confiscava as poupanças das pessoas, o que causou diversos problemas para o governo, bem como, também, vários protestos pelo Brasil. Somada a isso, indícios de corrupção do presidente acabaram com o impeachment do mesmo, que se realizou em dezembro de 1992.
Passado esse susto, embora muita gente tenha ficado com medo do episódio, os investimentos na poupança nunca foram tão altos como são agora: milhares de pessoas preferem colocar seu dinheiro, mesmo que renda pouco, para que possa ser utilizado, do que guardar em casa. E esse é uma das ações mais corretas a se fazer, segundo economistas, já que favorece que o dinheiro circule, bem como, também, não perca o seu valor, ao deixar de render juros na poupança.
Como já dito anteriormente e você também já deve saber, o rendimento da poupança, nem sempre, é atrativo, o que desmotiva as pessoas a depositar o seu dinheiro nos bancos. No entanto, há a possibilidade de dobrar o dinheiro que está presente na poupança. E, no artigo de hoje, pretendemos ajudar você a bater essa meta. Vamos lá? Confira como fazer isso a seguir.
O Dinheiro Da Poupança – Como Fazer Para Render Mais?
Essa é uma das duvidas mais corriqueiras das pessoas, já que, quem é que não gosta de ganhar mais dinheiro, não é mesmo? Pois bem. As taxas dos bancos, atualmente, 0,5% ao mês, o que significa que os ganhos são, realmente, bem abaixo do que é esperado pelos clientes. No entanto, existem meios para fazer com que o seu lucro máximo seja o maior possível. Para que você entenda um pouco melhor, confira as dicas que serão dadas:
- Lembre-se sempre que dinheiro parado é sinal de que a economia pode estar sendo prejudicada, pois, a melhor forma de se acabar com a inflação é fazer o dinheiro girar e girar. Com isso, faça questão de depositar em sua poupança o dinheiro que, por ventura, possa estar em sua casa, bem como, também, o dinheiro que possa estar parado em sua conta corrente. Nesses casos, é importante que você vá até o caixa eletrônico e transfira o dinheiro da sua conta corrente para a poupança. É válido mencionar que o direcionamento desses recursos só devem valer, logicamente, se o uso desse recurso demorar mais um pouco. Se for questão de dias para usar, não compensa o investimento. A vantagem em depositar um dinheiro da conta corrente que esteja “dando sopa” é de que, mesmo que seja pouco, pode estar rendendo para você e, assim, você sai no lucro.
- Depositar o dinheiro na mesma data é bastante interessante, visto que o dinheiro passa a ter a mesma data de entrada, facilitando que ele renda ainda mais com o passar do tempo. Fracionar o dinheiro, ao invés de coloca-lo inteiro para jogo só faz com que você demore mais para ganhar com o rendimento promovido ao dinheiro depositado. Inclusive, quando for fazer o depósito, esteja atento aos detalhes, principalmente se for com dinheiro vivo envolvido: coloque corretamente no envelope, bem como, também, preencha corretamente os campos antes de depositar na máquina. Vários são os casos onde os depósitos são direcionados para contas erradas, o que pode resultar em diversos transtornos para o cliente. Se você for uma pessoa idosa, não hesite em pedir para uma pessoa de sua confiança para poder lhe ajudar nessa tarefa.
- Caso você tenha aplicações na poupança, não fique “enrolando” até achar um momento adequado para poder fazer essa operação. A dica dos bancários é que você tenha rapidamente a decisão de aplicar, pois, ficar esperando por “momentos confortáveis” pode fazer com que você crie falsas esperanças, atrapalhando o processo de investimento e fazendo com que você não “aprenda” nunca a operar esse tipo de negócio.
- Programar o depósito é uma ótima maneira de mostrar que você está, realmente, decidida a investir. Com isso, é bem provável que você não fique “tentado” a gastar o dinheiro, destinando-o ao depósito na poupança com o intuito de que ele passe a render mais. Ou seja: programa o seu depósito para ele ocorrer o mais rápido possível. Mais precisamente, dois dias após você receber o seu salário. Pois, com esse intervalo, vai ser possível com que você tenha segurança no seu investimento, bem como, também, não ficará “tentado” a gastar o dinheiro com outras coisas.
- Apesar de a poupança ser mais moderna, é indispensável que você guarde um dinheiro extra em casa ou em outro banco, para que você não dependa dos rendimentos da poupança para poder realizar compras, pois, pode ser que o seu dinheiro esteja encaminhado, mas, ao tirar dinheiro dessa poupança, você pode estar perdendo uma quantia significativa. A ideia é fazer com que você não precise tirar nada da poupança, mantendo um pouco de dinheiro ou na conta corrente ou em sua própria residência.
Essas são algumas dicas para aqueles que desejam investir um pouco de seu dinheiro na poupança. Encare esse desafio como uma maneira de pensar no futuro, caso haja algum problema para não ficar no vermelho, depois. Além disso, ter uma reserva significa uma maior confiança e controle em seus gastos, eliminando gastos desnecessários e outros problemas. Existem poupanças abertas especialmente para os filhos, para que o futuro deles seja mais fácil e não complique muito, também, a vida dos pais. Procure saber mais com o banco de sua preferência, procurando, também, comparar preços e fechar com o mais vantajoso para você.