Uma das maiores fabricantes chinesas de automóveis a Dongfeng Motor Corporation está pretendendo expandir sua marca para outros paises e o Brasil está sendo cogitado como o país de preferência ou o escolhido para daqui ter passagem para outros. No dia 20 próximo passado a Dongfeng mais a delegação da província de Hubei, na China promoveram um encontro em São Paulo com a intenção de conhecer mais de perto a economia e também o mercado de automóveis no Brasil.
Planos de expansão
Zhou Qiang que é o vice-diretor-geral da empresa apresentou por ocasião do evento, a estrutura de sua empresa e também os planos para expandir a mesma. Juntamente com empresários chineses e paulistas, participou também do evento, Mario Mugnaini Jr. Que é o presidente da Investe São Paulo. Segundo afirmou Qiang durante esse evento a internacionalização é mais uma necessidade do que apenas uma questão de escolha. Sendo o Brasil o país mais forte da América Latina nada mais natural do que escolher esse país como porta de entrada para os outros paises da América do Sul. Um acordo de cooperação foi assinado durante o encontro sendo este com um parceiro que irá representar a marca em nosso país. A idéia inicial da empresa chinesa de automóveis é de abrir uma fabrica em São Paulo.
Incentivos do governo
A marca chinesa de automóveis quer vir para Brasil e tem planos para duas etapas de entrada no mercado. Durante o encontro o presidente da Investe São Paulo aproveitou a oportunidade para mostrar as competitivas vantagens do Estado e também os incentivos para a indústria do setor de automóveis que o governo oferece. O Estado conta com o Programa Estadual de Incentivo ao Investimento pelo Fabricante de Veiculo Automotor (Pró-Veículo) que prevê sejam suspensos os pagamentos do ICMS para adquirir mercadorias, peças e equipamentos, além de fatores como infra-estrutura, logística, recursos humanos e ainda mercado consumidor.
Produção da Dongfeng
Essa é uma empresa estatal que além de veículos produz também equipamentos e peças. No segmento de veículos a companhia produz carros de passeio, caminhões, ônibus e vans. Esse é um grupo que já mantém outras parcerias atuando com montadoras como a coreana Kia Motors, o grupo francês PSA Peugeot Citroën e ainda as japonesas Nissan e Honda. A empresa conta com cerca de 120 mil empregados, uma verdadeira gigante da China que é dona de um fantástico faturamento que por ano chega perto de US$ 25 bilhões de dólares.
Planos Divulgados
Na China a imprensa vem divulgando noticias sobre o interesse da empresa em ampliar seus horizontes para fora do país de origem. A montadora conta também com departamento especial que trabalha no desenvolvimento de carros elétricos.