Leitura dos Gráficos de Velas

Gráficos

Os gráficos são expressões visuais que são capazes de exibir dados e informações ou valores numéricos. Em geral, eles podem exprimir padrões e tenências, e também possibilitam a análise de comparações qualitativas e quantitativas em certo período de tempo.

Eles são ferramentas que torna a interpretação de informações mais precisa e rápida, e podem ser usadas em diversas áreas, como matemática, geografia, estatística, história, economia, entre outros, sendo o último o enfoque desse artigo.

De modo geral os gráficos possuem um título, que serve para deixar o observador a par da informação que será tratada. Também contam com fonte, que mostram de onde os dados foram retirados. Possuem ainda, números, que podem indicar quantidade e/ou tempo. E por fim, legendas, que facilitam a leitura de tudo o que foi apresentado.

Tipos de Gráficos

Os gráficos podem ser classificados de acordo com o modo em que são apresentados e divididos. Eles podem ser:

  • De colunas (de barras): Eles são mais usados para demonstrar valores em um determinado período, e podem ser feitos tanto na horizontal, quanto na vertical.
  • De linhas (ou de segmento): São usados para mostrar valores em um certo intervalo de tempo, sendo muito indicado para mostrar aumento ou diminuições de alguma coisa.
  • De pizza (ou setores): Ele é circular e pode ser usado para unir valores com base em um todo, por meio da proporcionalidade.
  • De área: Ele é indicado para demonstrar alterações em um espaço de tempo, sendo formado por uma área preenchida delimitada por linhas e pontos.
  • Histograma: Se assemelha ao gráfico de colunas, mas não apresenta espaço entre as barras, e são muito usados na área da estatística.

Gráficos de Velas

Como já foi dito acima, o gráfico de linhas é simples, e se constitui de uma linha que vai para cima e para baixo. O gráfico de vela, também conhecido como gráfico candle, apesar de parecer distinto, demonstra a mesma coisa. Além de mostrar o preço de abertura e fechamento de vários intervalos de tempo, o candle também mostra o quanto o preço subiu ou desceu no período especificado. Por esse motivo, os gráficos de vela são os preferidos entre os traders dos dias de hoje.

Em cada gráfico é possível escolher o espaço de tempo desejado, que é uma opção de qual tamanho de intervalo de tempo, essa vela representa. Para traders de opções binárias, os que são mais comuns são prazos de um, cinco ou quinze minutos, ou ainda de uma hora, sendo que nas operações binárias, utiliza-se principalmente os três primeiros.

Esse tipo de gráfico possui três elementos principais. O primeiro deles são os períodos, que como já foram citados acima, cada vela demonstra o que aconteceu com o preço de uma ação durante certo período de tempo.

Há também o formato, já que esse gráfico é constituído por corpo e sombras. A essência da movimentação do preço no intervalo de tempo que foi escolhido é o corpo, e a sombra são consideradas técnicas de pavio.

A última característica básica desse tipo de gráfico é a cor. Ela faz com que a distinção entre as velas seja mais evidente.

Leitura dos Gráficos de Vela

As velas que compõe esse gráfico são divididas entre as Bullish, ou de alta, e as Bearish, de baixa. Assim, se há uma vela de alta, o preço está aumentando, e o contrário também é verdadeiro. As sombras, dizem respeito sobre a flutuação daquele preço.

É importante deixar claro que a análise gráfica é um instrumento de ajuda, mas que que a análise técnica tradicional também deve ser usada conjuntamente. Desse modo, o volume da negociação de uma ação pode confirmar o padrão do gráfico de vela.

Portanto, apesar da abordagem ser facilmente utilizada, é importante entender toda a lógica e funcionamento ao redor dessa ferramenta, fazendo com que as informações fiquem mais consistentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *