História do Petróleo Brasileiro

O petróleo foi o motor do século XX e ainda é do Século XXI. Apesar de seu uso estar condenado, devido aos males que o petróleo pode causar ao meio ambiente, ao sistema ecológico, os derivados do líquido preto são os que fazem a economia ficar turbinada.

Hoje, já existem muitas opções para evitar o uso do petróleo para o abastecimento de carros, máquinas, enfim. Podemos citar, por exemplo, o etanol.

Mas a história do petróleo é um marco para a humanidade, visto que, com ele, foi possível fazer a economia mundial crescer, e muito. No Brasil, inclusive, a história do petróleo foi iniciada um pouco tardiamente. Você a conhece? Não? Então venha conosco conhecer um pouco mais dessa importante parte da história do Brasil.

O Petróleo é Encontrado no Brasil

Apesar de o petróleo ter sido explorado muito tardiamente no Brasil, a sua origem já era conhecida muitos anos antes, mais precisamente, na era colonial.  Muitas pessoas, no entanto, perfuraram poços na ânsia de encontrar o petróleo, só que sem sucesso. Isso foi assim até início do século XX (mais precisamente, até a década de 30). A partir de então, em 1930, Manoel Inácio de Basto, um engenheiro agrônomo, mudou esse cenário.

Isso teve início depois de boatos que habitantes de um bairro de Salvador, Lobato, estariam utilizando uma espécie de ‘’lama’’ de coloração preta, para acender lamparinas. Nada estranho, já que o querosene, posteriormente utilizado para esse fim é um derivado do petróleo. Intrigado, Basto decidiu averiguar algumas amostras dessa ‘lama’, e logo veio a constatar de que aquilo era petróleo. Infelizmente, naquele período, Manoel não tinha interessados em patrocinar o seu achado. Então, dois anos mais tarde, em 1932, o engenheiro resolveu contactar o presidente da época, Getúlio Vargas, mandando um laudo em que o seu achado era confirmado.

E nessa mesma década do achado de Manoel, o governo brasileiro se mexeu, tentando agilizar e tomar medidas para a exploração da área. Mais no final da década, em 1938, acerca das discussões sobre a exploração dessa riqueza, o governo decidiu criar o CNP, sigla de Conselho Nacional do Petróleo, cujas primeiras atividades foram para regularizar a situação, dizendo que as reservas petrolíferas eram de propriedade da União.

E, em 1939, foi anunciado que o primeiro poço de petróleo foi descoberto em Lobato, no bairro de Salvador. Depois desse anúncio, o governo, então, deu início às atividades com objetivo de procurar mais poços como o que foi localizado em Salvador. Em 1941, o governo anunciou que instalaria em Candeias, também na Bahia, um campo totalmente voltado para a exploração de petróleo.

Entretanto, os poços descobertos tinham uma quantidade de petróleo ínfima, se comparado às necessidades do país, cujo comércio de automóveis crescia demasiadamente. Mas isso não desanimou o governo, que, visando buscar mais tecnologia para encontrar poços com mais quantidade de petróleo, em 1953 foi fundada uma estatal, para monopolizar a produção de petróleo, a Petrobras, em atividade até hoje.

A Petrobras

A Petrobras auxiliou e muito para que a exploração petrolífera brasileira fosse o que é hoje. O governo visava somente à exploração de petróleo terrestre, enquanto que a companhia visava à exploração marítima, em águas profundas. Isso na década de 60, onde a participação da estatal na economia do Brasil crescia a cada ano. Foi em 68 que a Petrobrás deu um salto com um projeto para a exploração de petróleo no mar, mediante a outros achados que impulsionaram a procura pelo líquido precioso, economicamente falando. Foi em 1974 que o maior número de poços de petróleo foi descoberto na Bacia de Campos.

Graças ao projeto pioneiro da Petrobrás em explorar as águas do mar em busca de petróleo, o Brasil foi a única nação a ter uma tecnologia para poder fazer a exploração segura dos mares, com águas profundas e também ultra profundas.

Em 1997, chegou ao fim o monopólio da Petrobrás sobre as atividades petrolíferas, sancionado pelo presidente da época, Fernando Henrique Cardoso. Isso permitiu que outras empresas pudessem também explorar, e vender os derivados, principalmente a gasolina. Isso foi bastante positivo para a Petrobrás, já que ela, ao invés de perder o mercado, multiplicou em milhares o seu rendimento. Para se ter ideia, o seu valor antes de 1997 podia contar em milhões. Hoje, o seu valor bate no patamar dos mais de 10 bilhões de dólares. Isso sem contar que a Petrobrás é líder nas vendas de seus combustíveis.

E, na primeira década de 2000, muitas notícias positivas surgiram. Em 2003, por exemplo, foram descobertas novas bacias, o que tornou possível o salto de produção brasileira de petróleo em mais de 90%. E a história não para de subir. Três anos depois, em 2006, a produção aumentou ainda mais, e que, finalmente, foi possível abastecer toda a demanda, sendo o Brasil autossuficiente em petróleo.

Pensa que acabou? Não! No ano seguinte, foi anunciada a descoberta do pré-sal, uma reserva que está a sete quilômetros de profundidade no mar. Os poços do pré-sal estão impressionantemente conservados, o que facilitaria a extração do petróleo. Caso as estimativas sobre a quantidade de petróleo que estão armazenados nesses poços estiverem corretas, a produção de gás e combustível brasileiro vão dobrar, possibilitando investimentos, novos empregos, enfim. Vai dar um ‘gás’ na economia, literalmente falando.

Entretanto, o pré-sal ainda não é explorado, e o governo está criando medidas para que seja viável a extração.

O Que o Pré-Sal vai Trazer de Bom para a Economia Brasileira?

São muitos os benefícios que o pré-sal vai trazer para o país. Veja alguns deles:

  • Maiores investimentos na educação;
  • Maiores investimentos na saúde;
  • Geração de mais empregos;
  • O dinheiro também pode ser aplicado na recuperação das vias brasileiras;

Esses são alguns dos investimentos que podem ser feitos utilizando o dinheiro arrecadado do petróleo presente no pré sal.

O uso do petróleo, como já citado anteriormente, está sendo menos incentivado, principalmente por defensores do meio ambiente, que apoiam o uso de energias mais limpas.

Apresentamos, aí, uma breve história do petróleo no Brasil.

Quando Foi Descoberto o Petróleo No Brasil

O petróleo no Brasil foi descoberto muito tarde, ele já era conhecido muitos anos antes, na era colonial. Muitas pessoas perfuraram poços em busca de encontrar o petróleo e isso foi uma busca sem sucesso, essa busca foi assim até a década de 30. A partir daí no ano de 1930 Manoel Inácio Bastos um engenheiro agrônomo mudou o todo esse cenário. No bairro Lobato em Salvador havia boatos de terem encontrado uma certa lama preta. Foi quando Bastos decidiu analisar algumas amostrar e logo veio o resultado que aquilo era petróleo. Então foi em 1938 que o governo decidiu criar o Conselho Nacional do Petróleo (CNP). Foi em 1941 que o governo decidiu instalar em Candeias na Bahia, um campo de estudos totalmente voltado para a exploração de petróleo. Então foi no ano de 1953, quando o governo resolveu criar a estatal Petrobrás que é conhecida por todos os brasileiros. Petrobrás foi fundada para monopolizar a produção do petróleo, e isso começou com crescimento do comércio automotivo pois a quantidade de petróleo encontrada não era o suficiente para o país.

Quando Foi Descoberto o Petróleo No Brasil

Quando Foi Descoberto o Petróleo No Brasil

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *