O Que é Mapa Estratégico de Uma Empresa?

O que é Mapa Estratégico de uma Empresa?

O mapa estratégico de uma empresa consegue explicar de maneira resumida quais são as principais e importantes metas de desenvolvimento e desempenho de uma instituição. Este contem de modo simples os principais pontos estratégicos, sendo esta uma importante ferramenta do Balanced Scorecard ou comumente chamado de BSC. O Balanced Scorecard foi desenvolvido por docentes da Universidade Harvard Business School no ano de 1992. Esta metodologia foi desenvolvido por haver muitas falhas em planos estratégicos que até então tinham colocado em ação anteriormente.

Em um mapa estratégico as informações são mais objetivas e claras e descreve as metas e objetivos a serem alcançados em cada área da empresa e como estas são responsáveis pelo desenvolvimento de um todo. Assim facilitando a visualização da equipe, em como as partes contribuem e devem agir para alcançar as metas gerais da empresa. É uma estratégia muito eficaz, já que neste ponto consegue conciliar três pilares importantes para o desenvolvimento que são sinergia, controle e foco.

Qual a Importância do Mapa Estratégico de um Empresa?

O desenvolvimento de um mapa estratégico é de suma importância, já que colocando os objetivos da empresa como um todo, demonstra como cada setor e cada indivíduo terá influências no resultados final empresarial. E como já citado acima, o mapa coloca em destaque e de maneira integrada 3 elementos fundamentais na cooperação e desenvolvimento dos colaboradores.

  • Sinergia – Este pilar é essencial para a empresa, já que pelo mapa estratégico cada área dentro da empresa consegue entender qual sua importância dentro do processo operacional, e passa a entender também qual o tamanho do impacto sobre os resultados da empresa em caso de falhas e sucessos.
  • Foco – Cada setor entende quais são suas responsabilidades dentro do ambiente empresarial e quais as expectativas.
  • Controle – Delimitando as expectativas, uma maneira de reforçar as tarefas é vincular o rendimento a bônus e remunerações extras aos colaboradores.

Como Desenvolver um Mapa Estratégico para sua Empresa?

Em um mapa estratégico devem conter as 4 perspectivas presentes dentro do plano do BSC, pois estes devem estar sincronizados para que o sucesso da empresa seja palpável e possa ser alcançada e visualizada pelas equipes de trabalho. São as seguintes perspectivas:

  • Financeira – São as contas financeiras internas, despesas, receitas e mercado e potenciais clientes que a empresa pode realizar a captação por algum meio. Este ainda define e equilibra as contas internas além de definir estratégias de investimentos e financiamentos, orçamento e ciclo operacional.
  • Organização – Neste elemento é primordial o desenvolvimento das visões e estabelecer de modo claro a cultura organizacional, tratando em especial o capital humano o vendo como indivíduo e como parte de um grande processo. Neste ponto incluem estratégias de melhoramento, especialização e capacitação das equipes de trabalho.
  • Processos Internos – Neste ponto é detalhado todas as responsabilidades de cada área e cargo interno a empresa, e como estas interagem entre si de maneira harmônica.
  • Clientes – Neste ponto está em análise a satisfação dos clientes relacionada com a marca, produtos e serviços, neste ponto compreendem análises da oferta dos produtos ofertados, na relação da equipe de atendimento com o cliente e quanto a excelência operacional.

Agora para conseguir desenvolver um mapa estratégico de maneira rápida, vamos dar algumas dicas para que você consiga desenvolver o seu de modo ágil e completo.

  1. Escolha o objetivo primordial, que deve ser a meta principal e em quanto tempo é desejável alcançá-la.
  2. Desenvolva as propostas de valor, esta irá auxiliar a atingir o objetivo primordial já descrito. Este terá ênfase em algumas das partes entre fidelizar os clientes, melhorar o portfólio de produtos e serviços oferecidos ou otimizar os gastos e potencializar as receitas.
  3. Quais são as estratégias financeiras? A compreensão do que ocorre com as contas internas de despesas e receitas são essenciais para a manutenção da saúde da instituição em questão, então determine qual estratégia financeira usar. 
  4. Como afetar os clientes? Neste ponto é importante avaliar quais deficiências e como será desenvolvido a relação estratégica com o público-alvo, podendo objetivas ao aumento dos consumidores, aumento da receita ou otimização dos custos ligados aos clientes.
  5. Invista em estratégias organizacionais internas, você não conseguirá alcançar suas metas até então definidas somente com um ou dois núcleos de serviço, é necessário a cooperação entre todas as partes da empresa, então saiba entender e estimular o melhor de sua equipe com uma estratégia interna bem desenhada.
  6. Invista em conhecimento e capacitação para a equipe. É a partir disto também que muitos processos internos podem ser transformados e potencializados. Dentro deste tópico estão três metas que podem ser influenciadas o do capital humano em si, o capital organizacional e o capital de know how ou de informações. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empresas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *