Exemplo de Balanced Scorecard de uma Empresa

O que é Balanced Scorecard?

O balanced scorecard é amplamente utilizado para acompanhar e executar o planejamento estratégico das empresas. Esta é uma ferramenta de grande importância para as empresas, já que auxilia no direcionamento e acompanhamento da implementação das atividades planejadas para a empresa. É sabido que 9 dentre 10 empresas falham na execução das metas.

O BSC é uma metodologia voltada à gestão estratégica das empresas, e esta funciona com o auxilio de indicadores para o sucesso da gestão de empresa. Mas apenas indicadores não são o suficiente para mensurar e entender as direções que a empresa está tomando, é importante monitorar as ações em conjunto com os retornos financeiros, de processo interno de pessoas, de tecnologia e inovação.

Denta maneiro o desenvolvimento do Balanced Scorecard consiste na divisão e detalhamento de 4 áreas dentro da empresa, a direção financeira e econômica, de processos internos, de pessoas e de mercado, sendo que estas estão interligadas entre si em nível de dependência. O desenvolvimento deste modelo permite o alinhamento do planejamento já pré desenvolvido com os planos de ação, as metas e indicadores que apontam desempenho.

Os responsáveis pelo desenvolvimento desta metodologia empresarial foram os docentes da Universidade Harvard Business School, David Norton e Robert Kaplan, em 1992, quando perceberam que as metodologias de análise e avaliação de desempenho já falhavam e não supria todas as necessidades de mercado e empresa. De acordo com pesquisas recentes, das empresas listadas na revista Fortune, 1000 empresas utilizam esta ferramenta, nos Estados Unidos cerca de 50 % das instituições a utilizam, e a na Europa cerca de 40 % a 45 %. Esta metodologia é considerada uma das ferramentas mais revolucionárias e em 2001 o PNQ ( Prêmio Nacional de Qualidade) elegeu esta ferramenta como uma das mais importantes para o desenvolvimento da gestão empresarial.

Exemplo de Balanced Scorecard de uma Empresa, Mapa Estratégico de Cachaça e Licor Artesanal

Vamos apresentar um modele hipotético desenvolvido para uma empresas de cachaça e licores artesanais, mapa estratégico desenvolvido a partir do planejamento estratégico que consiste na definição dos 4 pontos do Balanced Scorecard, perspectiva financeira, perspectiva dos clientes, perspectiva dos processos internos e perspectiva de aprendizado e crescimento do ambiente interno da empresa. A partir disso é definido o mapa estratégico com as principais iniciativas que serão implementadas para obter efetivo resultado das medidas.

OBJETIVOS METAS INDICADORES INICIATIVAS
Perspectiva Financeira:Potencializar as receitas Aumentar em 20% a receita líquida Demonstrações Econômicas e Financeira Implementar novos meios e políticas de crédito aos potenciais clientes
Perspectiva do Cliente: Captar maior parcela de clientes Aumentar o valor de cada compra em 20%, em média Valor das notas fiscais emitidas em vendas Desenvolver uma cesta de produtos modelo combo. Estratégia de Venda inovadora.
Perspectiva de processos internos: Inovar e implementar novos meios e canais de vendas Transferir ao menos 40% das vendas para os canais de vendas desenvolvidos. Mensurar o percentual de vendas por canal Desenvolver novos meios de venda, por websites e telemarketing
Perspectiva de Aprendizado e crescimento: Desenvolver os colaboradores com novas medidas de venda. Capacitação e treino da equipe de vendas Quantidade de certificados adquiridos pela equipe Realizar parceria com empresas de cursos online.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empresas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *