Como Ser um Consumidor Consciente?

Na atualidade ter responsabilidade com o consumo representa ponto fundamental para os cidadãos preocupados com a disponibilidade de recursos naturais para gerações futuras. Com as constantes mudanças climáticas a disposição de alimentos pode ficar afetada em níveis consideráveis.

1-Comprar Usados

Por que comprar um suéter usado por R$5 em brechó quando se pode adquirir marca nova por R$10 no varejo? Consumidores conscientes não estão preocupados com o selo da estampa do tecido. A compra de usados não é apenas sobre o dinheiro gasto de maneira efetiva, mas sim sobre recursos poupados, redução da produção, fabricação, embalagem, o espaço no aterro, bem como aa extinção da mentalidade de sempre ter coisas novas.

Comprar usados representa melhor maneira para lidar com a tensão de querer comprar itens que são feitos em circunstâncias questionáveis, que prejudicam as pessoas através do trabalho forçado de empresas que não usam práticas sustentáveis. Grandes marcas são conhecidas por terem trabalho escravo em países com pouco poder de câmbio e fiscalização.

Há empresas e produtos, que estão lá fora cuidadosos e conscientes, geralmente com etiqueta de preço elevado. Se estiver com orçamento apertado, simplesmente não pode se dar ao luxo de comprar sempre a “melhor” coisa em cada situação. A compra de usados representa alternativa porque o item reutilizado já esta feito, com recursos utilizados. Consumidores contribuem com menos desperdício de recursos ou o meio ambiente através da compra de itens usados.

2-Adquira de Comércios Justos

Há categorias diferentes de produtos que podem obter a certificação de Comércio Justo. Você pode ter certeza que ao comprar produtos com o selo Fair Trade se está ajudando a melhorar as comunidades ao redor do mundo. Os trabalhadores são compensados, lucros reinvestidos em comunidades e a produção aderindo a normas ambientais. Certificação engloba os aspectos de bens produzidos: Trabalhadores, comunidades e meio ambiente.

Comércio Justo não cobre todo o tipo de item que pode ser comprado. No entanto a lista possui probabilidade de crescer conforme aconteça aumento do consumo consciente. Vale a pena pagar o preço justo e gastar o dinheiro com incentivo de empresas e lojas certificadas. Dedique alguns minutos para visitar as feiras, maneira simplificada da atualidade para aumentar o poder de consciência no padrão de consumo.

Necessário ficar atento com itens de commodities, como café e chocolate, por causa do excesso do abuso ou exploração que existe nesta área dentro de países subdesenvolvidos.

3-Compre Orgânicos e Locais

Apesar da certificação orgânica não ser abrangente como uma certificação de Comércio Justo, ainda existe forma importante de saber se os produtos possuem práticas agrícolas responsáveis em níveis ambientais. É importante saber se os itens estão livres de produtos químicos sintéticos, pesticidas, organismos modificados de maneira genética, entre outros exemplos.

Comprar orgânicos pode representar desafio para quem possui orçamento limitado. Este representa grande desafio para um mundo que apenas enxergas as produções agrícolas diminuírem em detrimento dos preços justos cobrados nos supermercado.

Faça esforço para comer alimentos que estão na estação local. Frequentar o mercado do fazendeiro local e faça perguntas aos agricultores. Você pode achar que um produto local é produzido com muitos dos mesmos padrões que os produtos orgânicos, mas sem a certificação real e os altos preços que acompanham os selos.

Pesticidas agrícolas (PA) trazem resultados de contaminação da utilização e / ou uso inadequado de pesticidas agrícolas, e se manifesta como efeitos adversos sobre a saúde humana e o meio ambiente. PA é qualquer substância ou mistura de substâncias destinadas à prevenção, destruição ou atenuar os efeitos de qualquer praga que pode afetar o crescimento e / ou a produtividade de todo o produto agrícola de maneira negativa. O termo inclui desfolhantes, substâncias que se destinam a impedir a queda prematura dos frutos e que podem ser aplicadas para evitar a deterioração dos produtos durante o armazenamento ou transporte.

Mau uso dos pesticidas viola as leis que regulam as regras de condutas e coloca em perigo as pessoas ou o meio ambiente. O exemplo mais comum da má utilização é incompatível com a aplicação de etiquetagem, a qual poderia ser o uso de um material de qualquer modo não descrito conforme a Lei, alterando as taxas de dosagem ou violando determinadas instruções específicas de segurança.

Uso indevido de pesticidas podem incluir a venda ou utilização de produto não registrada ou com inscrição revogada. Também representa violação o ato de alterar ou remover rótulos de pesticidas para vender aos aplicadores, ou deixar de manter as vendas e usar restritos.

Um dos casos mais conhecidos de mau uso de pesticidas na história recente envolveu a aplicação do pesticida para uso agrícola ao ar livre às casas no Mississippi para baratas e pragas. Dois exterminadores foram acusados de múltiplas acusações criminais depois de uso contínuo exposto. Número de residentes incluem duas crianças e sofreram sintomas de intoxicação por agrotóxicos. Uso indevido de pesticidas expõem em perigo a saúde humana ou até mesmo causar a morte ao obter o máximo de atenção à aplicação da lei, ainda intoxicações por pesticidas ainda são problemas comuns, particularmente com os trabalhadores agrícolas.

Agrícolas pesticidas são fabricados como venenos, embora destruam pragas agrícolas. Da mesma forma, esses produtos químicos podem resultar em danos à saúde humana e ao meio ambiente. Efeitos adversos ou sintomas de contaminação por pesticidas agrícolas incluem dor de cabeça, fraqueza do corpo, visão turva, vômitos, irritabilidade, dificuldade de concentração e dor abdominal. Outros efeitos incluem a supressão do sistema imune humano, depressão, asma, concentração de espermatozoides que reduzem vigor, o sangue, as doenças do fígado e danos nos nervos.

Os efeitos adversos para a saúde de algumas agrícolas pesticidas podem ser latentes e insidiosas. Além disso, os efeitos adversos para a saúde, tais como náuseas, fraqueza do corpo e sudorese; podem ser confundidos com a gripe, que tem sintomas semelhantes. Além disso, os efeitos adversos dos casos crónicos trazem exposição a níveis relativamente baixos de pesticidas durante um longo período de tempo. Não são bem compreendidos, como os sintomas são relativamente observáveis, e as consequências para a saúde podem ser retardadas.

Escrito por Renato Duarte Plantier.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *