Como Evitar Fraudes Financeiras

O dinheiro ao mesmo tempo em que ajuda as pessoas a prosperar, faz o efeito totalmente inverso se não for bem administrado. Temos que tomar todos os cuidados quando precisamos domar tanto o nosso quanto o dinheiro de outras pessoas. Constantemente vemos em jornais e revistas problemas com fraude financeira, principalmente envolvendo políticos do nosso país, onde milhões são tirados dos cofres públicos para uso pessoal.

Saber como identificar uma fraude financeira é muito importante não apenas para evitar perdermos dinheiro, mas também para não nos metermos em nenhuma enrascada. Se você trabalha com movimentação de fundos, saber diferenciar o que pode e o que não pode fazer com aquele dinheiro que cai em sua mão, vai com certeza evitar você de ter uma dor de cabeça muito grande mais na frente.  Se você trabalha no setor financeiro de uma empresa, principalmente, pois estas passam sempre por uma vistoria muito grande e analise de custos, ganhos e gastos.

Existem alguns meios de você detectar fraudes financeiras e não é tão difícil assim. Então se está em alguma situação onde desconfia que a contabilidade não esteja perfeita, veja como identificar e solucionar problemas de fraude com dinheiro.

Conhecendo o Sistema de Trabalho

Muitas pessoas que trabalham na área financeira de uma empresa não se preocupam, mas conhecer o sistema da empresa é muito importante. Saber sobre todos os comandos, acesso, quem acessa e quem não acessa determinadas partes do sistema e principalmente, ter como controlar qualquer ação feita dentro do sistema que envolva dinheiro, é muito importante.

Se você assistiu o filme “Apanhe-me se puderes” de Steven Spielberg, vai entender muito bem sobre o que estamos falando. No filme o ator Leonardo DiCaprio interpreta Sam Antar um jovem que conseguiu mais de 20 milhões de dólares apenas com fraudes financeiras.  Ele em nenhum momento utilizou de programas de hackers especiais ou senhas de cofres de banco, nada! Sam Antar apenas utilizou-se da ação falha dos sistemas de bancos na emissão de cheques para sacar muito dinheiro.

Agora, se isso foi possível há 20 anos, onde não existia tanta tecnologia, imaginem hoje em dia onde tudo é movimentado através de um computador. Você pode talvez, rebater a teoria indicando que há 20 anos não existia tanta segurança para os sistemas, mas a equivalência para hoje permanece, pois apesar da segurança instalada, os programas para quebra de senha e acesso a sistemas privados está cada vez mais comum. 

O que Leva Alguém a Cometer Fraude Financeira?

De acordo com especialistas, o maior problema que leva alguém a cometer o erro de realizar uma fraude financeira nos fundos de uma empresa são as dívidas. Independente delas,  as dívidas podem levar uma pessoa a cometer os maiores delitos, com ela e com uma sociedade. Dividas de jogo e dividas por uso de drogas são as mais comuns, portanto sempre procure saber um pouco mais sobre os empregados de sua empresa, estando ou não envolvidos com o seu sistema financeiro.

Observar os Pequenos Detalhes

Esse é o maior ponto fraco de maus administradores. Muitos deles não observam todas as finanças com frequência. Geralmente tem-se uma apresentação mensal ou quinzenal, dependendo de cada empresa, para apresentação de resultados. Se você está responsável pela parte financeira, observe sempre os resultados mais antigos antes de cada apresentação e faça apontamentos. O erro sempre é observar apenas o último mês esquecendo-se que esse também pode está maquiado com alguma fraude. Então o certo é sempre analisar pelo menos os seis últimos meses, assim como o mesmo período do ano anterior e fazer um comparativo. 

FBI e as Fraudes Financeiras

Mesmo depois de casos como o de Sam Antar, os Estados Unidos continuaram vulneráreis a fraudes financeiras e foi apenas em 2009, que o FBI colocou em prática uma força tarefa para combater casos como esse. Na ação, entraram diversos órgãos do governo além de especialistas nesses casos. A ideia foi do então secretário de Justiça do país, Eric Holder.

De acordo com Holder, a ação tinha como objetivo investigar alguns procedimentos cooporativos  e financeiros visando sanar toda e qualquer fraude financeira independente de sua proporção, onde também com a fiscalização a identificação desse tipo de problema seria feito quase que imediato, evitando perdas maiores. 

Nem tudo Envolve Dinheiro Apenas

Se você já trabalhou em uma empresa de venda de produtos, seja loja ou apenas representante, sabe muito bem que todos os produtos danificados são vendidos mais baratos ou até mesmo doados aos funcionários. Pode parecer um ato ocasional, mas até mesmo nesses casos o responsável pela administração da tal empresa deve fazer uma fiscalização e análise.

Cada produto pode ter sido danificado por um manejo não apropriado ou até mesmo propositalmente. Saber bem sobre quem faz esse manejo e sempre buscar razões ou até mesmo implantar sistemas onde esses danos sejam evitados, é também uma forma de evitar qualquer tipo de fraude financeira. Um produto danificado na loja pode muito bem chegar às mãos de um funcionário que certamente lucrará com isso. 

Aplicando Métodos Contra Fraudes Financeiras

Mesmo o maior número de fraudes sempre ser da parte funcional de uma empresa, a maior quantidade nunca será. Os maiores prejuízos financeiros de uma empresa geralmente são causados pelos contadores e o maior problema é a falta de segregação dessa função. Segregar as funções de contabilidade pode não evitar, mas vai com certeza dificultar a incidência de fraudes financeiras.

Portanto, reduza a quantidade de funções de seus contadores e se possível divida entre mais de um funcionário. Caso a sua empresa não exija a contratação de mais de um contador, procure sempre estar por dentro e participar de todas as movimentações feitas em nome da sua empresa, evitando principalmente de dar a total liberdade de seu contador para assinar documentos de transações financeiras.

Uma outra forma, é fazer documentos que o seu funcionário certifique-se através de uma assinatura, a responder por qualquer erro na movimentação do dinheiro da sua empresa. Dessa forma, com certeza as movimentações serão feitas com mais cautela e qualquer funcionário que possa causar algum prejuízo a você, pensará com calma antes de tomar qualquer decisão. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *