Melhor Cruzamento de Medias Móveis

As Médias Móveis

Hoje no mercado financeiro, existe um leque grande de estratégias de análise gráfico entre indicadores e osciladores. O cruzamento de médias móveis tem sido um dos artifícios mais utilizados entre o grupo de investidores do mercado financeiro, já que é simples e fácil de interpretar.

A MMA, ou média móvel aritmética é a média dos preços de um ativo em específico de determinado período, e as médias móveis Exponenciais, ambos são indicadores obrigatórios na análise gráfica. Este último indicador foi desenvolvido na década de 1960, sendo que a MME foram substitutas às médias móveis aritméticas. Isto porque as Médias Móveis exponenciais dão maior peso às oscilações de preços mais recentes de mercado. Esta é uma característica importante para minimizar sinais de atrasos na compra e venda de indicadores de médias móveis normais mais utilizadas.

  • MME

Por utilizar médias móveis de valores mais recentes, tende a estar mais próximo a realidade de preços daquele momento, sendo muito utilizado por investidores de ativos de curtíssimo prazo.

MME = ( preço * 2/ (1 + número de períodos usado)) + ( MME anterior * ( 1 – número de períodos usado))

É importante ressaltar que o período se refere aos dias que o investidor resolve colocar, e quanto menor o período de tempo, melhor o MME, ou seja, acompanha de melhor maneira os preços. Porém, se for um período muito pequeno, corre o risco de apresentar valores falsos ao investidor, já que se torna um indicador mais sensível às oscilações de mercado.

Tendo em vista tal indicador, como aplicar e interpretar as médias móveis?

Como sabemos as médias móveis tem o papel crucial em suavizar as mudanças de preços, e desta maneira ajuda a entender como o mercado está se posicionando. Além deste indicar a tendência, ele também cria um tipo de memória. Se você deseja compreender o momento de compra e venda, saiba que quando as linhas de preço se distanciam das linhas de média móvel é que o ativo está barato ou com preço muito elevado, então, é pouco aconselhável realizar compras quando o preço está acima da média móvel.

  • Saiba que quando duas médias móveis estão alinhadas em um mesmo sentido e direção, isto pode ser um sinal de alta ou de baixa.
  • Quando a média de menor período não está alinhada a outra, esta que se encontra desalinhada pode estar apontando um sinal de repique.

Melhor Cruzamento de Médias Móveis

Este é um tipo de estratégia que obedece um padrão pré-definido, de acordo com o ativo em operação. Para operações de day trader, o convencional é utilizar períodos de 3 dias, 8 semanas e 21 meses. Já operações de prazos maiores, é muito utilizado períodos de 55 dias , 89 semanas e anos, de acordo com o calendário financeiro e econômico empresarial. A escolha desta estratégia de cruzamento depende e muito do tipo de ativo, do seu prazo, da metodologia do investidor, e assim cada um será mais eficiente de acordo com a dinâmica do indivíduo operante no mercado.

Qual Média Móvel Escolher?

Além de qual período escolher para programar as médias móveis, outro ponto que levanta muitas dúvidas entre os investidores é quanto a qual média móvel escolher. Há quem prefira a média móvel exponencial, justamente por apresentar valores mais recentes em suas oscilações gráficas, ajudando os investidores a entrarem e saírem do mercado sem sofrer com atrasos de informações. Mas a escolha depende fundamentalmente do tipo de ativo que se está trabalhando, o prazo do ativo e da metodologia do investidor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *