Incentivos Econômicos para o Sucesso de Uma Empresa

Incentivos Econômicos Para o Sucesso de Uma Empresa

Saiba que no mundo cruel da economia você precisa saber lidar com os mais diversos tipos de situações e para conseguir um sucesso em um negócio é necessário também o investimento em sua equipe. Veja um caso de sucesso que partiu do investimento na remuneração de uma equipe de vendas:

No ambiente organizacional, e nos negócios em geral, as pessoas costumam demonstrar reações aos incentivos que recebem. Se tem algo que a sempre faz antes de tomar uma decisão, é analisar o custo benefício de cada situação exposta.

O que a gente percebe nos dias de hoje é que o mundo tem passado por constantes transformações. E as pessoas estão cada vez mais focadas em se qualificar e buscar empregos que valorizem o seu conhecimento.

Quando o assunto é motivar uma equipe de trabalho, existem muitas possibilidades para a empresa. Sabemos que o dinheiro não é a única coisa que motiva um funcionário a se entregar mais pela empresa. Porém, é a forma de motivação que mais se destaca dentre as outras. Incentivos econômicos são sempre bem vistos pelos empregados. 

A empresa que quiser reter talentos e se renovar no mundo tão competitivo, precisa, assim como o funcionário, desenvolver maneiras de manter a sua equipe sempre motivada. Essa deve ser uma preocupação constante do gestor.

A remuneração é uma forma de recompensar o colaborador pelos serviços prestados e pelo resultado que ele entregar para a empresa.

De acordo com a legislação brasileira, remuneração é o “conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho (…)” (art. 457, CLT).

Quanto ao salário, o art. 458 da CLT, Consolidação das Leis do Trabalho, define que “além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações “in natura” que a empresa, por força de contrato ou do costume, fornece habitualmente ao empregado.”

Para alguns autores, o salário é a forma que a empresa tem de demonstrar o quanto ela valoriza o trabalho executado pelo colaborador. 

Remuneração Estratégica e Incentivos Econômicos

Com as mudanças que o mercado tem sofrido nos últimos tempos, as empresas estão tendo que buscar estratégias para conseguir reter seus talentos. E uma alternativa bem atual tem sido a remuneração estratégica. Esse mecanismo compreende uma série de maneiras de beneficiar os empregados, agregando outras formas de pagamento que complementem a remuneração tradicional. Dessa forma, a empresa consegue oferecer mais incentivos econômicos que satisfaçam e estimulem o empregado a trabalhar mais motivado. Ele se sentirá com mais estímulo para entregar um resultado mais satisfatório para a empresa se perceber que será recompensado devidamente pelo seu esforço.

Outro tipo de incentivo econômico é a “sugestão premiada” adotada por algumas empresas. A ideia é premiar em dinheiro as ideias e sugestões que contribuam de alguma forma para a produtividade, segurança, redução de custos, etc., na empresa. As empresas podem conseguir excelentes ideias quando abrem espaço para os empregados e oferece uma boa recompensa pelas suas ideias.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Empresas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *