Estratégias no Mundo dos Investimentos

Investimentos para pessoas físicas tem se tornado um dos principais assuntos dos economistas e uma dica para quem deseja amealhar um patrimônio com elevada rentabilidade e um risco relativamente baixo é o Tesouro Direto. Apesar de ser uma boa opção ainda não é conhecida em detalhes por todo mundo. A seguir vamos dar dicas de estratégias para usar no mundo dos investimentos.

Descomplique

Uma das principais dificuldades em relação ao investimento no Tesouro Direto é o fato de que os investidores acabam se vendo diante de uma grande sopa de letrinhas quando acessam a plataforma eletrônica do Tesouro Nacional. Com essas letras todas fica mais complicado encontrar os títulos que são mais indicados para o seu perfil.

Os investidores de primeira viagem do Tesouro Direto precisam saber que existe uma ampla gama de tipos de títulos. Cada tipo de título atende a diferentes necessidades, para fazer a escolha assertiva o investidor precisa saber quais são os seus objetivos antes de fazer a aplicação.

Encontre o Melhor Tipo de Título

Títulos Pós-Fixados

Os títulos pós-fixados são divididos em Letras Financeiras do Tesouro (LFT) que tem remuneração seguindo a taxa básica da economia (Selic) e ainda as Notas do Tesouro Nacional-série B (NTN-B) que consistem em tipo de híbridos uma vez que fazem o pagamento de uma taxa pré-fixada junto com a inflação do IPCA. O mais interessante é que aquele que investe fica a par dessa taxa já no momento em que faz a compra.

Tipos de NTN-B

A NTN-B conhecida como “pura” faz o pagamento dos juros a cada semestre o que torna mais fácil que haja retorno para o investidor antes que aconteça o vencimento. O outro tipo é a NTN-B Principal que não faz o pagamento do cupom e assim devolve somente o principal. Os juros são pagos somente no vencimento.

Títulos Pré-Fixados

Os títulos pré-fixados estão divididos em Letras do Tesouro Nacional (LTN) e em Notas do Tesouro Nacional-série-F (NTN-F). As letras fazem o pagamento de uma taxa de juros pré-fixada que é de conhecimento do investidor no momento em que faz a compra.

Já as notas funcionam como as LTN, contudo, fazem o pagamento de cupom a cada semestre. As formas diversas de fazer a remuneração tornam possível ao investidor usar estratégias diversificadas conforme os seus objetivos.

Estratégias Para Investir em Tesouro Direto

A seguir apresentaremos algumas possíveis estratégias para quem deseja investir em Tesouro Direto, escolha conforme os seus objetivos:

Quais Seus Objetivos Financeiros?

Uma forma de encontrar o melhor tipo de investimento para você é ter bem definido quais são os seus objetivos financeiros. Entenda que esses objetivos se referem aos seus propósitos de acúmulo de patrimônio como fazer a compra de um carro, de um imóvel ou mesmo ter dinheiro para a sua aposentadoria. Pensando nesses diferentes objetivos traçar diferentes estratégias.

Para Aumentar o Patrimônio

Se você deseja investir no Tesouro Direto para acumular patrimônio deve desconsiderar os títulos NTN-F e NTN-B que não pagam juros semestralmente. A quantia paga ao título do cupom prossegue rendendo de maneira a dar uma rentabilidade mais elevada a longo prazo.

Outro ponto que deve ser considerado é que o imposto de renda é pago somente no resgate. Quando o imposto é feito até dois anos depois conta com alíquota de somente 15%. Isso faz com que não seja mais necessário fazer o pagamento do IR dos cupons, com isso se terão alíquotas mais altas no começo do investimento.

Dica

Tente combinar a data dos vencimentos com a data em que você necessitará do dinheiro. Com isso você consegue poupar o suficiente para a sua aposentadoria usando o Tesouro Direto. Saiba que existe NTN-B cujo vencimento é em 2035 ou ainda em 2050.

Para Gerar Renda

Se o que você deseja é ter rendimentos periódicos indicamos que escolha títulos que fazem o pagamento do cupom, dentre eles estão NTN-F e NTN-B. O pagamento acontece por semestre, se você deseja receber em períodos que sejam menores a fica é ter  títulos diversos em tipos e séries. Assim eles fazem o pagamento dos cupons em datas diferentes e tem mais frequência.

Dica

Essas duas estratégias podem ser casadas, mas lembre-se que os títulos que fazem o pagamento do cupom acabam tendo rendimento menor do que aqueles que não efetuam o pagamento do cupom.

Quais Seus Objetivos de Rendimentos?

Para os investidores que desejam aumentar a sua rentabilidade usando aplicação de títulos públicos a dica é passar a usar estratégias conforme sejam as suas expectativas observando a taxa Selic. Isso porque as remunerações desses títulos usam como base a taxa de juros do momento e também nas possibilidades da Selic para o futuro.

Os títulos tem o risco de não serem pagos pelo Governo que consiste no grande devedor, contudo, eles apresentam volatilidade o que significa que o seu preço está sempre oscilando. Fique atento que a rentabilidade somente será concretizada se o comprador estiver com ele até o seu vencimento.

Marcação a Mercado

Se o título for vendido anteriormente ao fim desse prazo final então irá ser comercializado com o preço de mercado usando a Selic como base e as possibilidades dela para esse momento. Pelo fato de que a taxa de juros varia as possibilidades para ela também de maneira que o preço do título muda conforme o passar do tempo.

O sistema descrito recebe o nome de marcação a mercado e torna possível que os títulos sejam valorizados ou desvalorizados conforme os diferentes cenários dos juros. Devido a esse sistema que o investidor pode perder ou ganhar mais com a sua aposta. Observe que quanto mais o título for longo maior será a sua variação já que haverá mais incerteza a respeito do que irá acontecer na economia até que vença.

Sendo assim os títulos que não fazem pagamento de cupom se tornam mais voláteis já que o dinheiro ficará mais tempo guardado. É importante levar em conta os seus objetivos para fazer a melhor escolha.

Saiba que é preciso sempre ter uma estratégia, não só para os investimentos, mas para tudo que você vai fazer na vida. A seguir vamos ver um pouco mais sobre este conceito de estratégia no mercado de ações, maneiras para que você consiga sempre fazer as escolhas corretas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *