Estratégias de Investimento

O Que São Investimentos?

De maneira geral, um investimento nada mais é do que a aplicação de uma certa quantia de dinheiro com a esperança de isso retornar um benefício futuro um pouco maior, ou seja, com uma certa porcentagem de lucro. Assim sendo, considera-se um investimento como produtivo quando o lucro que foi conseguido nessa etapa supera ou pelo menos equivale a taca de juros ou ainda quando esse lucra supera o capital que foi investido no primeiro momento. Já o investimento bruto é entendido como os gastos que são feitos para a aquisição de bens de capital, como é o caso da compra de máquinas e equipamentos de modo geral. O investimento líquido é aquele que não considera despesas com manutenção e reposição de peças, ficando diretamente ligado à compras de bens de capital.

Os Investimentos Financeiros

O investimento como um aspecto geral foi tratado anteriormente, porém, existe algo mais específico no estudo das finanças e da economia, que são os investimentos financeiros. Esses investimentos financeiros são basicamente a comercialização de ativos financeiros que são caracterizadas por commodities, ações, troca de moeda estrangeira, entre outros.

Os investimentos financeiros são uma espécie de investimento que são destinados especificamente para as finanças pessoais e para a educação financeiro, e por isso são altamente buscados por pessoas físicas, mas isso não anula a busca por empresas a esses investimentos. Para que as pessoas e empresas entrem nesse tipo de investimento é necessário a intervenção de bancos e / ou de corretoras de valores.

Investimentos Financeiros

Investimentos Financeiros

O principal objetivo desse tipo de investimento, assim como todos os outros, é conseguir repor o valor de quando se compra uma moeda que foi “prejudicada” pela inflação, que inclusive é um fator que deve ser considerado ao se ponderar fazer um investimento.

As aplicações possuem diferentes tipos de classificações, sendo elas filtradas pelos mais diversos critérios, como é o caso do tipo de renda – que pode ser a renda fixa ou a renda variável – o risco envolvido – que pode ser baixo, médio ou alto – o prazo que o investimento irá durar – podendo ser curto, médio ou longo prazo – e também a liquidez, que é a facilidade que um ativo pode ser transformado em caixa – que pode ser alta ou baixa. Existem ainda outros vários parâmetros que o investidor deve levar em consideração antes de tomar a decisão de fazer determinado investimento e por isso é necessário bastante estudo, ou a ajuda de algum profissional da área.

Principais Estratégias De Investimentos

Muitas pessoas apontam que para se conseguir de fato um sucesso como investidor é necessário que a pessoa estabeleça uma estratégia de investimento e se mantenha firme e fiel a mesma. É importante também que essa estratégia seja adequadamente documentada e também de modo claro, sendo assim um ótimo ponto de partida.

É muito comum que no meio do mundo dos investimentos surjam ideias de investimentos populares e da moda, onde tudo é mostrado em estratégias bastante sensacionalistas que faz com que os investidores se sintam tentados a aderir a esse tipo de investimento e girar a carreira, principalmente para aqueles que estão iniciando nesse aspecto.

Uma grande parte das pessoas está em busca de uma estratégia de investimento que gere retorno a um curto prazo, mas é importante ressaltar que não existe uma fórmula mágica nesse assunto, ou seja, não é possível ficar extremamente rico em um curto espaço de tempo. Assim sendo, uma das melhores estratégias de investimento a curto prazo é colocar o dinheiro – sem fazer movimentações – em ativos de renda fixa que possuam juros pós fixados, já que eles rendem um pouquinho a cada dia.

Já quando se fala sobre investimentos a longo prazo, existem inúmeras possibilidades de estratégias, demandando assim muito conhecimento e bom senso da pessoa que irá colocar o seu dinheiro. É importante que o investidor encontre algo que seja compatível com o seu gosto e com o seu comportamento, e que seja compensatório o suficiente para ele ficar sem utilizar determinada quantia de dinheiro por um certo período de tempo.

Independentemente da estratégia de investimento escolhida é importante que o investidor sempre busque conhecimento e aja com cuidado, maximizando assim seus retornos e seu lucro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *