Estratégia 4 Linhas

As operações no mercado financeiro são desenvolvidas e realizadas por muitos investidores, e a escolha da estratégia correta é um desafio a ser cumprido e descoberto. É importante ter a consciência de que existem muitos profissionais com muita experiência e altamente competentes atuando neste nicho, então é sempre indicado a constante pesquisa, estudo e aprofundamento em assuntos afins.

Seguindo esta linha, ao longo dos anos foram desenvolvidos os chamados Trading Systems (TS), que consistem em ferramentas de análise e operações no mercado financeiro. O principal objetivo de criação do TS é proporcionar ‘facilidades’ para que fatores de alto risco possam ser amenizados como a subjetividade quando se avalia o ativo em questão.

A filosofia trading foi criada para tentar compreender o mercado financeiro e um grande contribuinte com este desenvolvimento foi Murrey Math. Durante algum tempo foi realizada uma análise de observação dos ciclos mercadológicos de preços e índices, além de comportamento dos operadores. A partir disto foi constatado que era possível desenvolver um sistema geométrico para descrever e prever os preços e valores em um período de tempo.

A partir desta introdução sobre estratégias operacionais em mercados de ações, opções, moedas, futuros, iremos aqui expor uma estratégia desenvolvida para todos os tipos de ativos existentes. Fique conosco e saiba mais sobre a estratégia 4 linhas!

Estratégia 4 Linhas

Muitos traders que operam no mercado Forex, bolsa de valores, de moedas, no bitcoin, ouro, prata ou outros tipos utilizam varias ferramentas e estratégias. Esta operação em 4 linhas é uma forma de aplicar e agir sem a utilização de indicadores, podendo também utilizar indicadores caso seja de sua vontade.

Quando você vai operar com alguma estratégia, é importante inicialmente ter conhecimento de suas regras, e segui-las fielmente. Se você não possuir disciplina para respeitar e agir de acordo com tais preceitos definidos, é possível que você gere perdas em seus investimentos.

Regras

  • Operar a favor da tendência

Descobri para qual direção o mercado esta indo, se está em ascensão ou declínio. Caso o mercado esta subindo, você irá operar comprando sempre. Siga a tendência sempre! Sabendo desta regra e aplicando-a você já possui 50 % de chances de ganhar nas suas aplicações.

  • Gráfico Âncora

O gráfico âncora é o qual se descobre a direção de mercado. A força compradora se sobrepõe a força vendedora, ou seja, os candles verdes são maiores aos vermelhos. Caso você decida operar em M30, o seu gráfico âncora será aquele dois times a frente, ou seja, o H4. Se fosse M15, a análise seria em H1 e assim por diante. Sabendo qual é o seu gráfico âncora, com os dois times à frente, já é possível iniciar a aplicação da estratégia de 4 linhas.

  • Compre no Suporte e venda na Resistência

As regiões de suporte é quando os preços começam a tocar várias vezes em um mesmo lugar, esta é a definição de uma alta. Ou seja, um em gráfico âncora, ao definir uma linha suporte, ao longo dela existem mais de duas regiões de suporte. Realizada esta análise e constatação é possível realizar as operações de compra com certo grau de confiabilidade.

Como Aplicar a Estratégia 4 Linhas

Com estas regras definidas e estipuladas, vamos entender como funciona a aplicação desta estratégia de operação no mercado financeiro. Após a definição do seu gráfico âncora ( por meio da linha suporte), defina seu espaço de aplicação, ou seja, com dois times anteriores como já explicitado. Aí entra a aplicação do padrão 4 linhas.

O primeiro passo é entrar com uma linha horizontal em um fundo (quanto mais em cima da linha suporte melhor será). O segundo passo é entrar novamente com uma linha horizontal em um fundo acima. O terceiro passo é jogar uma terceira linha no topo mais próximo. O quarto passo é realizar a entrada exatamente quando o preço cortar a terceira linha, principalmente em um caso de candle de força. Caso ainda você queira operar com mais segurança e evitar um maior rompimento você pode esperar o candle fechar e assim que fechar você entra. Dentro de uma tendência forte, a probabilidade dele continuar subir é grande.

A quarta linha horizontal deve ser colocada no último topo, mas é recomendado jogar um pouco abaixo, esta será o seu alvo. A partir disso é possível realizar uma ordem pendente, o alvo de entrada será a terceira linha, o stop loss é a segunda linha e o take profit é a quarta e última linha.

Assim é definida a estratégia 4 linhas, que pode ser operada sem auxilio de indicadores. É de extrema importância seguir todos os passos para que você consiga potencializar todas as suas operações e consiga o sucesso em seus investimentos, sempre agindo com o máximo de segurança em suas transações. Segue ainda um vídeo explicativo sobre a estratégia 4 linhas. E logo abaixo um dicionário técnico sobre alguns aspectos citados.

Dicionário Técnico

  • Linha Suporte – é a linha (gráfico de preços) tracejada nos pontos mínimos, no qual o nível de valores raramente podem cair.
  • Linha Resistência – Já a linha de resistência é o contrário da suporte, sendo o nível de preços que uma ação irá subir.
  • Região Topo – como o próprio nome vem a sugerir é o ponto mais alto num movimento de alta, e por conseguinte este antecede um movimento de baixa de valores.
  • Região Fundo – é a região de mínimo, ao qual ocorreu por um movimento de baixa e posterior a ele ocorre um movimento de alta.
  • Candle de Força – este mostra a continuidade da movimentação que ocorria anteriormente. Se o mercado esta em ascensão e forme um candle de força de alta, a perspectiva é que o movimento continue em subida. Em contra partida há o candle de força de baixa, se o mercado esta em baixa e forme um candle de baixa, a expectativa é que as oscilações continuem em decréscimo.
  • Ordem pendente – esta é uma ferramenta muito utilizada por traidings para definir e estabelecer suas estratégias. Dentro da ordem pendente existem 4 tipos de ordens, são elas a ordem de buy limit, ordem de buy stop, ordem de sell limit e ordem de sell stop.
  • Buy Stop – é a operação de abertura para a compra de ativos em negociação.
  • Stop Loss – é a ordem para realizar a venda de ações quando atingir um preço já estabelecido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Investimento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *