Causas Da Inflação

Inflação, essa palavra é muito temida por todos. Em resumo, ela se restringe a um conceito que tem por finalidade representar o aumento dos preços de produtos, em um determinado país, ou região em um certo período de tempo.

A inflação de um país está diretamente relacionada com o preço de sua moeda, sempre que aquela aumenta, esse diminui. O contrario também acontece, quando o valor da moeda sobe no mercado internacional, a inflação cai. A tal da inflação é prejudicial para a economia de um país, afetando principalmente as classes mais baixas.

As principais causas da inflação são:

Excesso de gastos: Causa ligada diretamente com o conceito de oferta e procura. Quanto mais a população quer gastar, mais ela vai procurar mercadorias para comprar, nos levando a um cenário de grande procura com pouca oferta. Assim os preços irão subir – serão inflacionados.

Salário aumentando mais rápido do que a produção: Quando vemos notícias nos telejornais que o salário mínimo aumentou, todos ficamos felizes, mas será que é simples assim? Vamos pegar de exemplo: Uma empresa que produz rodas para carros e tem 1000 funcionários, o salário mínimo aumentou para os 1000 funcionários, mas a produção da empresa continua a mesma. Ela está gastando mais e produzindo o mesmo que antes, então para continuar com os mesmos lucros, acaba incorporando no preço das rodas automotivas o aumento do salário de seus 1000 funcionários.

Falência ou fechamento de fábricas e comércios:Sempre que uma fábrica, um supermercado ou uma loja fecha, a concorrência é diminuída para as outras empresas do ramo que, sem concorrência, podem estipular os preços que querem vender que não irão perder seus clientes.

Causas Da Inflação

Causas Da Inflação

Aumento dos preços das matérias-primas: Sempre que o preço de uma matéria prima aumentar, o valor do produto final que usa a mesma forma de produzir também terá que crescer, principalmente se essa matéria primária for muito utilizada, como é o caso do petróleo. Ele gera aumento dos preços de combustíveis, plásticos, dentre todos os outros materiais que leva em sua composição ou que necessitam de transporte para chegar ao consumidor final.

Inércia: Da física, “todo corpo que esta em movimento tende a continuar em movimento desde que não seja impedido por uma força maior que a sua”. O mesmo ocorre para o aumento de preços. Se um determinado produto esta com o preço alto e nenhuma “força” maior do que a sua própria, o preço continuará subindo.

Índices de inflação:

Os índices que medem a inflação de um pais, são eles:

  • IGP – Índice Geral de Preços;
  • IPA – Índice de Preços no Atacado;
  • INPC – Índice Nacional de Preços ao Consumidor;
  • IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo;
  • INCC –Índice Nacional do Custo da Construção;
  • CUB – Custo Unitário Básico.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Inflação

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *