Economia Verde: Valorização Dos Recursos Naturais

O principal conceito de economia verde diz que o crescimento econômico pode estar ligado com certos investimentos no capital natural. Com isso podemos dizer que a estrutura econômica muda de direção indo assim, para o que é conhecido como tecnologia limpa ou verde, buscando acima de tudo um desenvolvimento sustentável.

Economia

Economia

Um grande fato é que muitos não conhecem ou não dão valor para o capital natural, e somente conhecendo o mesmo é que podemos saber como tal tem grande contribuição para e economia e sociedade.

 

Dando o Valor Para Bens e Serviços Ambientais:

Para a teoria econômica, o uso de recursos econômicos naturais acaba por gerar economias externas negativas. Pois para os economistas não existe uma forma de usar esses recursos e gerar através deles o chamado lucro ótimo, ou seja dizem os economistas que o uso dos recursos naturais acaba por gerar custos internos negativos..

Economia Verde

Economia Verde

Por Essas Ideias Do Passado é Difícil Implementar a Economia Verde

 

Porem, temos que lutar contra esses pensamentos do passado, já que antigamente não tínhamos os problemas que temos hoje com a natureza. Devemos repensar sobre nossas decisões e fazer o possível para dar inicio a tal programa de economia verde com a valorização dos recursos naturais, mesmo que gere um pequeno prejuízo. Temos que ver que existem prejuízos muito maiores que deve ser levados em consideração também, como por exemplo, as multas que terão de ser pagas em caso de descumprimento de ordens para com a natureza ou ate mesmo os gastos que futuramente terão de ser implementados pois a natureza esta com problemas ainda piores.

Então cabe a cada um colocar na ponta do lápis e ver se realmente serão prejuízos ou não. Pode ser que no fim acabem saindo no lucro ao aderirem tal programa.

 

Uma Ideia Para Lucrar Com Quem Polui:

Verde

Verde

É necessária uma criação de mercados para distribuição ou venda do direito de poluição, assim quando por exemplo uma fabrica comprar seus direito de poluir: Ela terá uma cota máxima em um determinado período que pode lançar de gases poluente. Parece uma ideia bem idiota, mas muito pelo contrario é uma ideia excelente, pois assim a fabrica estaria dando dinheiro para adquirir o direito de poluir, este teria de ir para o tratamento de poluições. E tendo uma cota máxima de gases a ser lançado a vigilância ficaria em cima, pois sempre que a cota for superada a fabrica terá de pagar uma multa, mais uma vez a multa irá para conservações naturais. Claro que seria mais fácil não poluir, mas como isso não é possível é uma das melhores ideias em pauta para ajudar a diminuir e contralar a poluição. Com isso quem polui paga para “despoluir”.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *