Todo brasileiro sabe que jogos valendo dinheiro são ilegais no país. Pelo menos aqueles que funcionam de forma legal, de portas abertas, pois estas atividades funcionam em diversos pontos de qualquer cidade do Brasil, em lugares escondidos, de forma ilícita, mas com muitos frequentadores, alguns até assíduos.
Muitos veem esse tipo de prática como uma diversão, uma brincadeira inofensiva, mas que na verdade já levou muita gente à ruína, perdendo às vezes, bem mais do que simplesmente dinheiro ou bens, chegando a perder até mesmo o convívio familiar por conta do vício no jogo.
Na contramão da contravenção e dos jogos legais, o que vem acontecendo nas últimas décadas é a exploração dos jogos valendo dinheiro através de novos e modernos meios, como caça-níqueis e até mesmo de sites onde é possível jogar carteado apostando valores que vão de centavos a milhares de dólares.
Os donos da jogatina se valem da permissão do jogo em outros países, para manterem seus sites em provedores instalados nestes países e poderem operar em todo o mundo.