Definindo o Conceito de Ações
No mercado financeiro, um dos termos mais comumente usados (se não for o mais), são as famosas ações. Ações, no contexto do mercado financeiro, são pequenos pedaço do capital que uma empresa representa. Ao comprar ações, a pessoa está manifestando em forma de compra, que confia no crescimento de uma empresa, de forma que está colocando seu próprio dinheiro, numa forma de investimento a médio e longo prazo. As ações podem ser compradas através das corretoras, e essas são regularizadas e organizadas pela B3, que é uma espécie de órgão regulamentador deste mercado no Brasil.
O lado liquido do mercado de ações permite ao investidor, vender suas frações através de um home broker, se retirando da sociedade a que fez parte, no momento da compra da ação. É importante lembrar que ações são diferentes de opções. Nas ações, o investidor compra uma fração da empresa, e na opção de compra, o investidor ( através de um pagamento do prêmio) adquire a preferencia imediata de comprar a ação, a partir do momento de uma certa valorização dessa ação. Neste caso os prêmios, variam de acordo com alguns índices que são nomeados por letras gregas como delta e gama, e traduzem em números alguns fatores de sensibilidade do mercado financeiro.
O que São Lotes de Ações
Uma vez definido o significado de ação, fica mais fácil e claro compreender o que são os lotes de ações. No dia a dia do mercado financeiro, não é comum o investidor comprar apenas uma ação. As ações são compradas através de lotes, que são quantidades dos chamados papéis, que disponibilizam cada um, uma fração da empresa, ou seja, uma ação.
A primeira pergunta que surgirá na mente do leitor é: mas quantas ações são necessárias, ou compõem um lote de ações? Na verdade, não existe um número fixo, mas normalmente são 100 papéis. Esse número de papéis que existem em um lote, são a quantidade mínima para que haja venda e compra de ações no mercado financeiro. Imagine que existem os mais diferentes valores de papéis nesses lotes, logo a padronização do comércio de ações se tornaria muito difícil e acarretaria em algumas desproporcionalidades.
Supondo que um investidor A estive disposto a adquirir um lote de 30 ações, e também houvessem lotes de 27 e 25 papéis, muito provavelmente por questões de segurança, o investidor iria adquirir o lote de menos ações. Isso acarretaria um fenômeno chamado spread, que corresponde na linguagem do mercado financeiro, a um gap entre os preços de venda e compra.
Ainda nessa via de raciocínio, e destacando as vantagens e causas dos lotes existirem, existe outro fator que atesta a necessidade dos lotes. Eles ajudam na maneira de como o mercado é organizado, por ser um tipo de comercio com muita movimentação monetária, e sendo operado num processo que envolve muitos recursos e instituições de grande porte.
Esse lote padrão é regularizado pelas associações que regularizam a compra e venda de ações. Para entender melhor vamos a um exemplo prático: Se você quisesse comprar uma ação, em um mercado que tem como lote padrão, uma quantidade de 100 ações. Vamos pensar que essa ação unitária tivesse o valor de 6 reais. Logo para comprar uma ação, na verdade você deveria desembolsar 400 reais, porque essa ação não pode ser vendida de forma unitária, e sim em grupos, através dos chamados lotes.
Como Conseguir Comprar Um Lote de Ações Na Prática ?
A grande dúvida de uma pessoa que deseja se tornar um investidor, é o primeiro passo. Existem muitos gurus na internet, que dão informações quase sempre tendenciosas, que levam o iniciante em algum ponto do percurso, a fazer esse influenciador conseguir um certo lucro. Apesar disso, existem também, pessoas muito sérias, que fazem essa cartilha de informação, de forma bastante correta.
Tudo começa, com o futuro investidor criando uma conta em uma corretora. Esse é o passo inicial de toda caminhada no mercado de ações. Existem várias opções muito boas no mercado, e uma rápida pesquisa no Google por corretora de investimentos, te levará às mais sérias e consolidadas no mercado. A corretora é uma espécie de banco, onde você coloca dinheiro na poupança e pode sacar quando quiser. A diferença é que os investimentos neste caso, não são vinculados a poupança, e sim a fundos mais rentáveis, que são divididos em alto ( para aqueles que desejam performar de forma mais exponencial) e baixo risco( para os que tem perfil mais seguro, ou ainda estão em processo de aprendizado com relação ao mercado financeiro).
Na corretora o investidor tem acesso a uma séria de investimentos possíveis. No home broker, existem as opções disponíveis que variam em tesouro direto, fundos imobiliários, ações ( na verdade são lote de ações), e alguns outros.
Ao examinar essas opções de investimento, você deve levar em conta informações que são cruciais, como o rendimento desta opção nos últimos meses, a expectativa dela pro futuro, além do valor mínimo necessário para ser investido. Feito toda a análise, você terá confiança na hora de comprar um lote de ações. Mas aí vem a seguinte pergunta : como devo analisar qual lote de ações que devo comprar?
Qual Lote de Ações é o Melhor Para Comprar?
Uma vez que você já sabe o passo a passo para entrar neste mundo chamado mercado de ações, agora o próximo passo é estudar as possibilidades. Existem muitos estudos que procuram aprofundar as análises teóricas, sobre quais ações são as mais rentáveis. Um tipo muito conhecido se chama análise fundamentalista.
A análise fundamentalista é um conceito que envolve toda a projeção da real situação de uma empresa (da qual se deseja adquirir ações), ao invés de analisar unicamente a ação em si. Vamos usar o seguinte exemplo. Suponha que você deseja comprar um carro de determinado ano e modelo específicos. Você então decide ir até a concessionária, e descobre os valores tabelados ali para o automóvel desejado. Uma análise fundamentalista não apenas levaria em conta o automóvel, mas também o histórico da concessionária que esta vendendo, sem esquecer, é claro, do antigos donos e situação mecânica e eletrônica do automóvel.
Com a análise fundamentalista ocorre a redução dos prejuízos e maximização dos lucros, o que é o principio básico de todo e qualquer investidor do mercado financeiro. Em suma, esse tipo de estudo vai atrás de fatores não muito fornecidos pelo home broker e corretoras, como qual a situação fiscal da empresa, quem é o presidente (assim como o CEO e diretor executivo), e a quantas anda a situação dessa empresa com a receita.
Existe a análise top down e bottom up. A primeira, é referente a análise da empresa com relação aos juros, taxas e inflação. A segunda ( bottom up), analisa os fatores relacionados aos valores (valuation da empresa), como por exemplo, procurar saber sobre a valorização de uma determinada companhia, da qual deseja-se comprar lote de ações, em médio e longo prazo.
Comprar Lote de Ações é Indicado Para Qual Perfil de Investidor?
Essa pergunta é pertinente, porque um investidor não apenas pode comprar lotes de ações, como também fundos imobiliários (ou diversos outros tipos de fundos), tesouro direto e alguns outros. Para se ter uma ideia, colocar dinheiro na poupança ou comprar um titulo de capitalização como a Tele Sena, também é investir. Nesses últimos casos, investimentos não tão rentáveis.
O perfil mais adequado de investidor para entrar no mercado de ações, pode ser dos mais diversos possíveis, se classificando em conservador, moderado e agressivo. O primeiro apenas compra ações com uma constante taxa de lucro, e com baixo histórico de queda. Já o agressivo ( ou arrojado ), costuma investir em momentos de economia instável, apostando em uma futura valorização.