Vamos ver um vídeo agora que fala sobre o estoque, algo que muitas pessoas nem julgam como importante em um negócio, mas que faz toda a diferença quando usado corretamente. Algumas pessoas até perdem dinheiro por não saber administrar e gerenciar corretamente um estoque. Veja só as dicas sobre o assunto neste vídeo:
Na hora de se buscar lucros para uma empresa, muitos são os caminhos a serem seguidos e as decisões a serem tomadas. Porém, um que as vezes passa despercebido aos cuidados dos empresários e dos gestores é o controle do estoque
Manter o estoque sob controle, de modo adequado e correto, é fundamental para a saúde dos negócios, servindo principalmente para que uma empresa consiga apurar e analisar o movimento de entrada e saída das mercadorias, e com isso, coletar informações exatas sobre os principais produtos que a empresa consome, sobre a real demanda que o mercado tem do produto que é feito pela empresa, possíveis desvios e erros e também sobre o lucro obtido no fim do mês.
Em resumo, ter um estoque bem controlado é basicamente ter certeza que a empresa conta com a quantidade correta de insumos e produtos para que ela flua da melhor maneira, atendendo todas as demandas necessárias e evitando qualquer tipo de desperdício e consequentemente evitando prejuízos. Apesar de todas essas informações parecerem bastante óbvias, muitos gestores não seguem essas ideias e não sabem lidar com o estoque de forma positiva e aproveitando os benefícios e as informações que ele pode dispor.
Além de todo o auxílio que o estoque oferece à empresa no que diz respeito ao seu gerenciamento, um bom controle de estoque também faz com que seja possível conseguir uma maior eficiência e maior organização dos processos internos da empresa, além de diminuir desperdícios – seja ele de tempo, de energia ou de materiais – e isso influencia diretamente na gestão de recursos financeiros e nos lucros.
O estoque de matéria primas está relacionado diretamente às empresas que trabalham com a produção das mercadorias e com a venda das mesmas para empresas de comércio que as revendem. Ele fica disponível para que o setor de produção tenha mais facilidade em fazer com que essa matéria prima que está estocada seja transformada em produto final. É de extrema importância que a empresa estoque sempre os materiais que são indispensáveis para a produção, pois isso fará com que ela se mantenha em um bom fluxo e seja um bom termômetro para a saída dos produtos da empresa.
Já o estoque de varejo é relacionado as empresas do ramo comercial, que vendem os seus produtos, ou revendem os produtos de terceiros. Nesse caso, ficar com um produto em estoque por muito tempo é um sinal ruim, pois isso representa que a demanda está menor que a oferta e que consequentemente o valor no mercado está em baixa. Mais do que isso, o estoque também ocupa espaço e gera custos para a administração. Uma solução para quando há acúmulo de estoque de varejo, é a realização de promoções, como os “saldões” ´por exemplo, que tem como objetivo liberar as mercadorias antigas, dando espaço para as novas.
Mais do que manter o espaço físico da empresa organizado, o controle do estoque faz com que as tarefas possam ser otimizadas , além de trazer várias outras vantagens e benefícios. De modo geral, o controle de estoque representa a gestão de uma parte importante e imprescindível dos ativos de uma empresa, representando também uma estratégia das operações de negócio. Ele também permite a análise e implementação de mudanças que visam reduzir ou eliminar completamente desperdícios de recursos e assim, poupar dinheiro.
Caso não haja um bom e eficiente controle de estoque, a empresa pode sentir dificuldades na identificação de produtos que estão sendo fornecidos com baixa qualidade, ou que até mesmo estão em falta. Se isso for visto muito tarde, pode gerar problemas e prejuízos diretamente na produção, o que é bem pior.
Em resumo e de forma geral, as vantagens de se ter um bom controle do estoque são:
– A possibilidade de se saber a quantidade exata de produtos que são necessários para atender a demanda de uma forma eficaz;
– A possibilidade de evitar prejuízos por meio da atualização frequente da quantidade de produtos;
– Uma maneira de se planejar novas contas, analisando o que realmente é necessário;
– A possibilidade de se analisar mudanças no perfil dos consumidores e entender o melhor momento para se fazer promoções;