O Iêmen é um país que fica localizado na região do Oriente Médio, situado no continente da Ásia. Durante o período do ano de 1962 até 1990 esse país foi um local que acabou sendo divido em duas diferentes regiões, se tornando então, dois países distintos, chamados de Iêmen do norte e também o Iêmen do sul. A capital desse país atualmente se encontra em uma localidade chamada de Sana.
O país é considerado muito grande, com um população de cerca de 30 milhões de habitantes. Grande parte dessa população é considerada altamente religiosa, com sua fé voltada para o muçulmanismo. Além disso, sua maior parte é também considerada árabe. Os demais povos desse país apresentam outras religiões, já que são de diferentes culturas, como pessoas do continente africano e também uma pequena parte de pessoas que são advindas da parte sul do continente asiático.
A maior parte da população desse país é considerada moradora de pequenas aldeias e também em algumas cidades pequenas. Também é possível encontrar uma pequena parcela dessa população que é considerada nômade, ou seja, não apresenta sua moradia fixada em um só lugar, e vive sempre mudando dentro do território do país.
A Economia De Iêmen
O Iêmen é um aís muito conhecido por suas reservas de petróleo, fazendo com que essa seja a principal produção dentro do país, gerando retornos considerados importantes para o desenvolvimento do país. Mesmo sendo uma reserva considerada grande, existem diversos outros países também do oriente médio que apresentam reservas desse mesmo conteúdo ainda maiores, sendo assim, competidores econômicos direto cm esse país.
Além de ser um grande exportador e produtor de petróleo, o Iêmen também apresenta uma parte de sua economia voltada para a área de metal e também tecidos, além de também apresentar uma cerca produção de cimentos.
Os Negócios Dentro Do Iêmen
Grande parte da população desse país, dedica grande parte de sua situação financeira voltada no processo de realização de serviços voltados para a área da agricultura e também em algumas áreas mais afastadas, para o pastoreio de animais. Na área da agricultura, existem alguns tipos de produtos considerados básicos dentro do país, como a plantação de tomates, laranjas, e também uvas, além de também o café. A criação de alguns animais também é muito observada dentro do país, como bois e também ovelhas. A pesca é um tipo de setor movimentado muito mais para a própria alimentação da população, do que para exportação, por exemplo.
A receita financeira desse país não apresenta números muito elevados, com poderemos observar a seguir, analisando seus dados de PIB (produto interno bruto) e também em seu índice de desenvolvimento humano, chamado de IDH. Grande parte desses índices são referentes pela exportação do petróleo dentro do país, mesmo que elas não sejam consideradas jazidas tão grandes.
Para se ter uma ideia da atual situação do Iêmen, é importante saber que dentre todos os países situados na região do Oriente Médio, o mesmo apresenta um teor de pobreza considerável, sendo o país mais pobre dessa região. A agricultura nessa região, porém, e considerada a mais favorecida entre os países da região, já que dentro do mesmo, a quantidade de chuvas é maior, levando a um aumento na qualidade do solo e possibilidade de maior variedade em suas plantações, gerando então, um certo retorno financeiro para o mesmo, e movimentação econômica.
O Petróleo
Com o passar do tempo, se foi possível perceber um grande declínio nas jazidas de petróleo do país, fazendo então, com que hoje, os efeitos desse declínio de produção sejam sentidos de forma direta na economia do país. Existem diversas alternativas realizadas pelo governo do país, para que seja possível voltar com sua produção, utilizando ao máximo sua produção. Para se exemplificar esse tipo de processo, no ano de 2006 foi criado um programa com o intuito de reforma para os setores de exploração de petróleo dentro do país, fazendo com que a extração pudesse ser normalizada, e assim, atraindo investimento de países e investidores estrangeiros no setor.
A primeira exportação de petróleo no Iêmen ocorreu no ano de 2009, quando o país acabou exportando esse produto em sua forma de gás natural liquefeito, resultado desse processo de investimento do país na área de exportação do petróleo e também no programa. No ano seguinte, novos parceiros estrangeiros foram adquiridos pelo país, que trabalharam para que os esforços do Iêmen no processo econômico pudessem ser louvados. Mesmo com todos os esforços da população e também do governo para que a situação financeira no país melhore, existem problemas como a escassez de água e o aumento populacional de forma descontrolada, que acabam desregulando todo o setor econômico do mesmo.
O PIB Do Iêmen
Como já citado anteriormente, os dados financeiros do país não é considerado tão elevado, principalmente por sua grande limitação de exportação de produtos, que acabam sendo voltado praticamente para o petróleo, um produto escasso dentro do mesmo. Assim, cerca de 25% do PIB desse país é hoje responsabilidade do processo de venda e extração do petróleo. Quanto aos dados de seu produto interno bruto (PIB), o mesmo apresenta valores que chegam a cerca de 26,6 bilhões de dólares, um valor considerado baixo, principalmente quando comparado com outros países também da mesma região.
O IDH Do Iêmen
Um grade problema desse país é referente ao crescimento desenfreado de sua população, fazendo com que seja cada vez mais difícil conseguir prover para todas as pessoas uma melhor condição de saúde e qualidade de vida, seguindo os princípios financeiros e socais do país. O índice de desenvolvimento humano do país também não é considerado alto, principalmente pelo fato de que grande parte de sua população é considerada morada de regiões mais afastadas e rurais, dificultando certos processos que poderiam ser realizados de forma mais fáceis em regiões urbanas.
Esse índice é considerado altamente importante em todo o país, já que a partir do índice de desenvolvimento humano, é possível observar alguns importantes fatores do país, como a saúde dentro do mesmo, fatores de possibilidade de crescimento profissional da população, por meio da disponibilização da educação e lazer para os mesmos. O Iêmen apresenta um IDH de 0,439, novamente um índice considerado muito baixo, em relação a países de sua mesma região.