Como é Feito o Pagamento de Dividendos

  • O Mercado de Ações e a Influência no Crescimento do País

O mercado das ações tem grande importância na estruturação de qualquer país. É através dele que governos e empresas conseguem melhorar suas capacidades administrativas e de produção, usando os recursos investidos por terceiros. É essencial que o mercado de ações se mantenha aquecido, para que a economia não seja prejudicada, os empregos sejam gerados e mantidos e todos os setores da engrenagem continuem a operar. Por mais que pareça complexo para um  leigo no assunto, entender a necessidade de um mercado como esse, e de todos fundos e meios de se poupar recursos a curto, médio e longo prazo, uma coisa a ser entendida, é que nos dias de hoje, não existe economia mundial sem esse setor de compras e vendas.

Os investidores não colocam os seus recursos financeiros em qualquer lugar, e nem deveriam. Existe uma série de indicadores econômicos que são atualizados minuto a minuto, em bolsas de valores de todo o mundo, e podem ser acompanhados online. Inclusive a compra e venda pode ser realizada por intermédio de um computador ou celular. Esses indicadores são computados de forma a fornecer aos acionistas, investidores e poupadores, onde está o melhor caminho para que o dinheiro seja encaminhado, levando-se em conta fatores como o o histórico daquela ação ou fundo, o estado atual, e até mesmo o perfil daquele acionista que deseja efetuar a compra ou venda.

No Brasil era na BM&F Bovespa que eram comercializadas ações das maiores e mais tradicionais empresas brasileiras, como Vale, AMBEV, Itaú e muitas outras. Atualmente o nome dessa operadora financeira é B3. Diariamente os valores dessas ações são computadas, tendo crescimento e consequentemente um grande número de acionistas comprando ações(ou o contrário). Dizer que a bolsa cresceu tantos pontos, quer dizer que as ações que compõem a grade da bolsa, se valorizaram

  • Entendo os Dividendos

    Dividendos

    Dividendos

O conceito de ação consiste em : uma parte ou cota de uma empresa. Quando o acionista compra uma ação, ele está comprando uma minúscula ou gigantesca parte da empresa, dependendo da quantidade de ações. Quando o acionista vende, ele também está vendendo uma parte da empresa, e são essas compras e/ou vendas que trazem os lucros para as pessoas envolvidas.

Para saber como obter dividendos, é necessário conhecimento sobre as curvas do mercado de ações e sobre os impactos que cada micro decisão tomada nos mais diversos setores, pode trazer para aquela empresa específica. Os dividendos são pagos por empresas que possuem dentre muitas qualidades, a solidez. É necessário firmar em contrato que essa empresa, a partir do momento da venda da ação, pagará dividendos aos seus acionistas. Este conhecimento faz com que aquele que vá realizar a compra, saiba que a empresa paga dividendos, e consequentemente elevará o seu saldo na corretora (onde fica a conta bancária daquele que investe).

Lista de Algumas Corretoras

Lista de Algumas Corretoras

Os dividendos são pagos por empresas que possuem capital aberto na bolsa de valores, e equivalem a uma pequena parte do lucro dessa mesma empresa. São uma espécie de salário ou remuneração pago pelas empresas, representando o lucro obtido por elas, aos proprietários das ações. As empresas que estão aptas a vender suas ações e fornecer esse tipo de lucro aos acionistas, tem de estar associada a B3 (Brasil, Bolsa e Balcão). A B3 passou a se chamar assim em 2017, depois da fusão da Bovespa com a Cetip, que era até então a maior central depositária de títulos da América Latina. O acordo foi aprovado pelo CVM  e pelo CADE, que regulam as associações entre companhias no Brasil. A função da B3, é fornecer o suporte no que tange a estrutura, tecnologia e segurança para operações na bolsa de valores. Quando uma empresa decide entrar para a B3, ela se compromete a dedicar ao menos 25% de toda a sua propriedade, a ser divida entre ações comercializadas pela própria B3.

2.1 Tipos de Dividendos

O lucro relacionado aos dividendos pode ser distribuído de diferentes maneiras, e todas essas formas são definidas contratualmente. Basicamente, quanto maior o número de ações que o acionista possui, maior será o lucro dele. Outra maneira de divisão destes dividendos é chamada de  JCP (Juros sobre Capital Próprio), que se trata de colocar o pagamento dos lucros aos acionistas como uma espécie de despesa da companhia, o que no fim das contas não é descontado na parte final do lucro, e evidentemente faz com que a companhia obtenha uma vantagem fiscal legalizada.

Além do JCP, existem outras maneiras de se classificar os dividendos. A bonificação é um pagamento feito por meio de mais ações para o investidor e dividendo especial extraordinário é um pagamento de lucro, que acontece (como o próprio nome sugere), por um lucro totalmente inesperado( extraordinário). Para finalizar existe também o direito de subscrição, que é uma vantagem que difere das outras, porque neste caso, o acionista não recebe um lucro propriamente dito, mas sim, uma preferencia pela compra de outras ações que possam vir a ser liberadas, antes mesmo que  todo o mercado possa ter acesso a elas.

3) Como Funciona O Pagamento de Dividendos

Pagamento de Dividendos

Pagamento de Dividendos

Existe toda uma metodologia estipulada por normas técnicas e contratuais para que as empresas possam realizam o pagamento de dividendos. Uma sequencia de burocracias, internas e externas, associadas ao seu corpo técnico e ao mercado de ações, devem ser  adotadas para maior transparência. O primeiro passo é aprovar em um órgão interno que seja relacionado à administração, uma margem de lucro para que ela seja paga aos acionistas. Se essa margem não for aprovada, não há pagamento de dividendos.

Na sequencia, deve-se entrar em contato com BC (Banco Central), para regularizar de forma documental essa decisão tomada internamente. O órgão necessário por receber essa confirmação é a Comissão de Valore Mobiliários (CVM). Isso passa a se tornar público, colocado no site do Banco Central, juntamente a todas as datas e também os valores fornecidos para os acionistas.

Depois de todas as informações divulgadas amplamente no site do Banco Central, os valores são creditados nas contas associadas ao cadastro de cada acionista. Existem pagamento que são exponenciais, ou sejam, aumentam com o passar do tempo. A progressão dessa elevação é divulgadas por cada companhia junto ao CVM. Pode acontecer por exemplo que uma companhia esteja pagando dividendos de 45 % no momento, mas que em 12 meses, estará pagando 55%. Esse aumento varia muito conforme o fluxo de caixa de cada empresa, e portanto, a liderança administrativa e econômica da mesma deve ser muito competente, a ponto de estipular todos esse valores.

4)Datas Importantes para o Pagamentos de Dividendos

As datas fixadas são uma espécie de protocolo usado para divulgação ou obtenção de dados, para que o pagamento de dividendos siga normas e não abra espaço para dubiedades. São elas:

4.1) Data de Declaração: Corresponde a data em que o conselho interno da empresa anuncia a data e os valores dos dividendos.

4.2) Data de Registro: É data de fechamento e regularização de acionistas. Resumindo, é a data de contabilizar os acionistas de uma empresas, e dessa forma eles receberão os dividendos correspondentes ao período seguinte. Se um acionista se associar a empresa depois dessa data, os dividendos correspondentes a essa última data, não serão recebidos por ele.

4.3) Data Ex-Dividendo: Data em que todos os acionistas que são retirados, afastados ou por qualquer outro motivo não estão mais acionistas de uma empresa (nem aptos a receber os lucros),são anunciados pela empresa. Assim como a marca de registro, ela é categoricamente taxativa, só que ao invés de por um inicio ao recebimento de dividendos, ela anuncia o fim do recebimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *