Como Calcular O Retorno Médio De Uma Ação?

Matemática Financeira

A matemática financeira é uma matéria e um assunto muito importante de ser aprendido, não somente pelas pessoas que são interessadas no mercado de ações, ou em trabalhar com movimentação financeira, mas por todas as pessoas, deveria ser um assunto considerado básico e ensinado nas escolas desde cedo para as crianças, assim como também nos cursinhos, nas universidades, independente do curso, essa é uma matéria essencial para a vida.

Apesar da sua grande importância, essa matéria é muitas vezes negligenciada em todas as etapas de ensino, ela é negligenciada pelos pais, que na grande maioria das famílias sequer discute sobre isso, mas na verdade isso não é nem mesmo culpa da própria família, é uma culpa da sociedade que geração após geração não tem o menor conhecimento sobre o assunto, acaba que essa “ignorância” estrutural vai passando de pais para os filhos e a cada geração torna-se cada vez mais enraizada.

No mundo atual, seria muito mais fácil aprender sobre matemática financeira, bastaria uma pesquisa rápida na internet e vocês veriam milhares, até milhões de sites do mundo todo falando sobre o assunto, compartilhando dicas conhecimentos, formulas e tudo de uma maneira muito simplificada, afinal não precisa ser nenhum expert em cálculo ou geometria analítica para entender a matemática financeira básica.

Sim estou falando sobre a importância desse assunto, no entanto, muitas pessoas sequer entende porque isso é tão importante assim, simples a parte financeira rege a vida de todas as pessoas, mesmo aquelas pessoas que não ligam para bens materiais e não se importam com a acumulação de capital, ainda assim elas precisam de dinheiro para viver, sobreviver que seja, elas precisam nem que seja de um pouco de dinheiro para suprir as suas necessidades básicas e emergências, sendo assim é preciso ter alguma noção sobre organização financeira, sobre o valor do dinheiro no tempo, sobre contas simples que podem te mostrar como gastar melhor o seu dinheiro suado.

Matemática Financeira

Matemática Financeira

Portanto, não importa se você tem muito ou se você tem pouco, a questão é que saber administrar aquilo que você tem para que nunca falte, tem gente que ganha milhares de reais, ou até mesmo de dólares por mês, mas no final do período está no vermelho, tem gente que ganha pouco, um salário mínimo, mas no final do período sobre ainda um trocado para fazer um agrado para si mesmo, é tudo uma questão de como você administra os seus gastos, de como você administra os seus bens.

Nesse ponto é que entra as contas básicas e as noções básicas de matemática financeira, é só uma questão de conhecimento e valorizar o que você, gastar com consciência e sem desperdício, para isso existem muitas técnicas de matemática financeira, entre elas estão por exemplo, o cálculo do VPL (que significa Valor presente líquido), taxa de retorno e do tempo de retorno, que são noções simples, básicas e que podem fazer muita diferença na hora de aplicar o seu dinheiro.

Ambos os conceitos podem ser aprendidos e entendidos fazendo continhas e raciocínios na mão, em uma folha de papel, no entanto, se você tiver um computador ou ainda um celular que consiga instalar o programa Excel (programa da Microsoft), você pode realizar esses cálculos de maneira mais fácil ainda, com apenas alguns cliques, já que quase tudo o Excel faz automaticamente a partir de um certo ponto, que é o ponto de preenchimento das incógnitas ou variáveis.

Para quem têm dúvidas, pode ficar tranquilo porque inclusive existem fórmulas já prontas especificamente dessas funções, basta colocar o sinal de igual (=) e escrever o nome delas que as funções irão aparecer, em seguida você clica e preenche as lacunas necessárias, colocando os dados pedidos e pronto, o próprio programa calcula para você e retornará o resultado correto, se der algum erro confira os dados inseridos anteriormente.

Retorno De Um Investimento E Taxa De Retorno

Retorno De Um Investimento

Retorno De Um Investimento

Agora vamos falar um pouco mais especificamente da função, do método chamado de Retorno e tudo que envolve esse procedimento, vamos explicar porque ele é interessante para todas as pessoas e como pode te dar uma noção bem maior quanto ao seu dinheiro do tempo presente e o seu dinheiro do tempo futuro. Vamos lá a primeira coisa é explicar o que é exatamente esse tão falado retorno.

Primeiramente vamos explicar que o tempo de retorno diz respeito a data em que você espera receber rentabilidades dos seus investimentos, a data que se você pegar o seu dinheiro de volta você terá lucros. A taxa de retorno e o termo retorno em si, por sua vez evidencia, representa, quais serão os ganhos ou possíveis perdas que podem ser desencadeados por um investimento com o tempo, essa taxa te ajuda a calcular o quanto o seu dinheiro pode crescer com o tempo.

Calculando o Retorno

Para calcular o retorno com fórmulas e sem auxílio de programas de computador é mais indicado que você use o método dos juros compostos, porque ele irá refletir de maneira mais justa e mais verdadeira as variações que o seu dinheiro pode ter no mercado, portanto vamos explicar a seguir, de uma maneira simplificada como fazer o cálculo desse método apenas com uma calculadora simples.

Primeiramente vamos pegar um exemplo, que tem diferentes retornos e rentabilidades durante o período de dois anos, no ano 1 a taxa de rentabilidade ao ano (a. a.) foi de 15% e no ano 2 a taxa de rentabilidade foi de 5% a. a., o primeiro passo é somar o valor 1 a cada uma dessas porcentagens, como 15% é equivalente a 0,15 ficará 1,15, logo, no segundo ano o valor vai ser 1,5.

Em seguida multiplicamos 1,5 a 1,15, o resultado dessa multiplicação deve ser elevado a 1/3 (um terço) ou seja, (1,5) * (1,15) ^ (1/3), quando você tiver o resultado você subtrai o valor 1 e multiplica o restante pelo número 100. Quando você fizer esses dois procedimentos anteriores o resultado que você obter já será referente à porcentagem de retorno do seu investimento pelo período de 2 anos juntos, sem precisar fazer esse cálculo ano a ano.

Essa conta é bem simples e rapidamente você pode utilizar esse cálculo para avaliar alguns investimentos e retornos, se precisar fazer o retorno de algo que tenha muitos anos envolvidos, ou se for fazer por mês (ao mês a. m.) que normalmente envolve mais números e valores, você pode utilizar o Excel, se achar que fazer uma conta maior seja muito trabalhoso. Agora que você já sabe, mãos à obra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *