Melhorando Seu Negócio Usando a Pesquisa de Mercado

A maioria das pessoas sempre sonhou em montar um negócio para chamar de seu, controlando, assim, o seu tempo para poder ficar em casa, curtindo um pouco mais da família. Afinal, ser o seu próprio patrão é bem melhor do que terceiros, podendo sair a hora que bem entender, bem como, também, poder ficar trabalhando até a hora que você acreditar que está bom.

Mas, como todos devem saber, a missão de abrir um negócio somente seu tem diversos prós e contras. Começando, basicamente, pela burocracia que existe ao fundar a sua empresa: precisa registrar o nome, pagar os impostos necessários, regularizar os funcionários perante o governo, entre muitas outras coisas. Os prós são que, assim que tudo estiver funcionando corretamente e tudo estiver legalizado, é hora de produzir e começar a ganhar, de fato, dinheiro.

Mas, uma pergunta que ninguém deve ter se feito quando abriu o seu negócio foi o seguinte: o qual é o público que eu quero atingir? E, se eu atingir esse público, será se eles irão comprar a minha ideia? Pois é, são muitos questionamentos. E, para que isso não seja uma surpresa para você na hora da concepção de sua empresa, é necessário você ter para si a ideia da Pesquisa de Mercado, que será mostrada a seguir.

Qual A Importância da Pesquisa de Mercado?

A pesquisa de mercado é uma etapa muito importante quando se tem o desejo de abrir um negócio próprio – se não for a principal. Isso porque, é por meio dessa pesquisa que você vai se guiar e vai tentar abrir um negócio que esteja totalmente alinhado com os resultados obtidos por meio da pesquisa. Mas o que essa pesquisa significa e como fazê-la?

Bem, a pesquisa de mercado centra na necessidade de se encontrar um público para um determinado produto ou negócio que se quer lançar no mercado e, para poder validar a sua existência, essa pesquisa é feita com  uma amostragem com um certo número de pessoas, nos quais essas pessoas respondem um formulário com várias perguntas sobre o produto/negócio.

Com as respostas definidas, é hora de fazer um balanço, colocar tudo em gráficos e, a partir deles, analisar se, de fato, compensa investir na ideia ou é melhor repensá-la. Não foi dito aqui, mas com essa pesquisa de mercado, é permitido ao solicitante ter opiniões de como melhorar esse produto, se as pessoas o quiserem fazer, dando uma chance para poder reinventar o produto e, depois, com as alterações feitas, é necessário fazer outra pesquisa de mercado com as alterações realizadas no produto para avaliação dos potenciais compradores.

Você pode achar que não é importante, mas, nós podemos ver a importância nas escolas: na Universidade Federal de Itajubá, localizada na cidade de Itajubá, MG, os alunos de todos os cursos da instituição tem uma disciplina voltada totalmente para a prática do empreendedorismo, sendo que, algumas atividades ministradas nesse curso têm como função principal desenvolver um produto “inovador” e, depois, fazer pesquisas relacionados a ele, incluindo aí, pesquisa de mercado, modelo de negócio, entre muitas outras questões.

Na pesquisa de mercado, o aluno realmente põe a mão na massa, fazendo questionários e formulários perguntando sobre a viabilidade de sua ideia. E, assim, o aluno vai tendo para si as primeiras noções empreendedoras para quando surgir uma ideia que ele possa considerar “inovadora”.

Os especialistas em negócios sempre dizem que fazer uma pesquisa de mercado detalhada antes de realizar qualquer atividade que tenha envolvimento sobre o desenvolvimento de um produto ou empresa é muito vital para a sua fundação e, consequentemente, para o seu futuro. Pois, por meio dela, você vai conhecer os anseios e demandas do seu público, bem como se basear neles para poder fazer outras pesquisas de mercado para saber reposicionar a sua marca, que, talvez, já estará estabilizada no mercado, para o lançamento de outros produtos ou o aperfeiçoamento do seu produto em um tempo mais à frente.

E, para o seu socorro, existem diversos tipos de pesquisas de mercado para poder satisfazer a todas as suas vontades no que diz respeito ao seu produto. Tem a pesquisa de satisfação, que tem como principal função avaliar se o seu produto, depois de um determinado período no mercado, realmente está atendendo ao que o consumidor pede; pesquisa de projeção de mercado, quando é realizada uma pesquisa com o intuito de expandir o mercado para outros locais ou, também, se os consumidores irão aceitar uma nova categoria de produtos incluídos pela sua marca no mercado, entre muitas outras coisas. Ou seja: a pesquisa de mercado tem tudo para fazer com que a sua empresa tenha sucesso.

Como Abrir A Minha Empresa?

Como você deve ter lido anteriormente, abrir a sua própria empresa não deve ser uma tarefa tão fácil assim, pois existem uma série de coisas que devem ser vistos por causa das burocracias envolvidas. Então, se você pensa em abrir sua própria empresa no futuro, se atente às essas dicas:

– Coloque a sua ideia no papel.  Ouse inovar com ela, adicionar novos meios de fazer algo, enfim.  Pode parecer bastante clichê, mas aqui, mais do que nunca, é preciso que você dê “asas” à sua criatividade.

– Depois de estruturar a sua ideia, é hora de ver o que o mercado pode achar de sua ideia. Assim, é a hora de fazer as pesquisas de mercado, para indicar o grupo em que o seu produto será indicado, bem como algumas outras coisas que devem ser feitas para poderem conseguir uma aceitação (ou não) da população sobre a sua ideia.

-Com o resultado das pesquisas (que podem durar meses), é hora de tabela-los e, assim, decidir se vale a pena investir na criação da empresa ou é melhor reinventar a ideia. Com o sinal positivo, procure consultorias especializadas em imagem, para poder criar um logotipo e uma mensagem que possa posicionar a empresa no mercado.

Seguindo essas dicas, você poderá abrir a sua empresa com segurança e com grandes chances de realmente dar certo no mercado, com todas as suas atribuições e qualidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *