Economia Nacional Gerada pelo Turismo em Crescimento

Que existe um grande índice de desemprego, de pobreza e uma dificuldade muito séria no crescimento econômico do Brasil, todos nós sabemos. Não adianta fechar os olhos diante das inúmeras faltas que os brasileiros sofrem em suas vidas. Sem dúvida temos um déficit enorme na distribuição de remédios, de saúde de qualidade, de moradia, enfim de condições mínimas de sobrevivência para muitas pessoas. E isso nos dá muitas vezes uma grande sensação de impotência. Mas o que muitos não sabem é que em alguns setores o país cresce ano após ano, gerando um avanço muito grande na economia nacional. Se por um lado estamos sempre devendo e deixando a desejar, de um outro prisma é possível ser otimista com os resultados da economia atual. O Brasil, segundo estudiosos, esta superando as expectativas, quando falamos de contribuição gerada pelo turismo. É, graças ao grande interesse de estrangeiros em conhecer nosso país e as maravilhas naturais que possuímos,esse setor esta despontando no aumento significativo do PIB ( Produto Interno Bruto).

Turista

Estima-se que haverá um aumento dessa contribuição de 6,3% até o ano de 2018, e os empregos ligados ao turismo devem aumentar para 7,63 milhões, isso representa um aumento de quase 6,6% do total do que vivemos atualmente. E esse otimismo econômico não para por aí. Desde 2008 quando o país ficou em 14 lugar no ranking da maior economia em turismo, a tendência de investimentos e elaborações de projetos especializados sobe gradativamente, se destacando na infra- estrutura cultural, belezas naturais e a excelente gastronomia.

Ponto

Nossos Turistas de Bolso Cheio

Quando encontramos um estrangeiro durante nossas viagens ou quando eles vem visitar a cidade onde moramos, não fazemos idéia de quanto dinheiro eles trazem para nosso país. Pois em 2009, o registro de entrada de dólares através de estrangeiros no Brasil , foi de US$ 5,3 bilhões, isso sem contar a geração de emprego que dispara em períodos de altas temporadas. Quer dizer que mesmo no ano em que o mundo sofria uma grande crise econômica, o Brasil conseguiu faturar muito acima do esperado, superando as expectativas dos mais otimistas. Os maiores beneficiados ainda são a classe C que desde o Plano Real , aumentam significativamente seu poder aquisitivo. E as boas notícias não param por aí, a previsão da Abav ( Associação brasileira de agências de viagens) para 2010 é que esse crescimento econômico chegue a mais 10% em relação aos anos anteriores. E o brasileiro também esta progredindo no quesito viagens, uma novidade é a alta procura por viagens em cruzeiros marítimos. Houve um aumento de passageiros transportados por cruzeiros de 600mil para 850 mil nessa última temporada. Os preços e facilidades de pagamento são ainda os fatores que mais atraem a população nacional.

Estrangeiros

Autoria: Clarissa Pippi

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *