Armadilhas na Demanda por Profissionais

O aquecimento que estava previsto apenas para 2010 já se tornou realidade no final de 2009 com empresas dos mais diferentes setores buscando de forma muito intensa, novos profissionais. Isso pode ser confirmado pelo grande numero de mudanças de emprego que ocorreu nos últimos meses do ano, ocasião em que normalmente estas trocas estão bastante desaceleradas. Com isso aumenta confiança de brasileiro na economia e eles mudam de emprego visando apenas à oferta financeira que é melhor. A maioria, diante do entusiasmo momentâneo não se dá conta sequer das armadilhas na demanda por profissionais que podem estar contidas numa troca impensada. Para este ano ainda é maior a perspectiva de troca de colaboradores.

Modelo

Prejuízos a profissionais

É preciso alertar os profissionais sobre os riscos que existem por trás de trocas impensadas, pois acontecem muitas armadilhas que podem ser prejudiciais especialmente para aqueles que não têm a carreira planejada. Estes profissionais se lançam inovando para crescer no mercado e muitas vezes cometem erros que podem ser fatais. Diante deste quadro se faz necessário que o funcionário fique alerta com propostas de altos salários, pois estes geralmente vêm acompanhados de grandes exigências que muitas vezes o profissional não está preparado para corresponder e como resultado pode vir à demissão não desejada e muito menos esperada.

Armadilha na Demanda Por Profissional

Prejuízos as empresas

Por outro lado as empresas que detém estes funcionários podem oferecer uma contrapartida salarial para mantê-los que nem sempre estão preparadas para arcar e com isso podem vir um desastre financeiro com o comprometimento do equilíbrio econômico da empresa. Com os aumentos direcionados a empresa corre o risco de formar uma bolha devido à competição interna entre colegas de trabalho que certamente não se conformam em não serem tratados com igualdade. Além disso, pode se criar um vício de se oferecer aumentos com a intenção de manter funcionários o que se torna tremendamente negativo para as empresas.

Cursos

Conseqüências macroeconômicas

Em longo prazo estas também podem surgir como é o caso da importação de mão de obra devido à falta de qualificação profissional nas áreas de logística e infra-estrutura uma vez que o país se encontra em um momento especial com o amadurecimento do mercado e o fim da recessão no Brasil. No entanto é preciso deixar o entusiasmo de lado e tomar cuidado com o ponto crítico em que empresas cessam o crescimento exponencial e seguem tendo um crescimento vegetativo. A formação de bolhas deve ser evitada, pois este é um diferencial para o sucesso, tanto nos negócios quanto no trato e negociações com profissionais que trabalham na empresa. Quanto ao funcionário que tem metas de crescimento deve analisar muito bem qualquer proposta antes de aceitá-la, nem sempre o aumento momentâneo é o que mais compensa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mercado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *