Mais um ponto importante se você está para entrar no mercado de ações, ou seja, quer se dar bem com os investimentos e saber e hora certa de comprar e vender os seus papeis é fazer uma boa análise OBV, que é mais um indicador de como as ações estão subindo ou caindo. Veja a seguir um vídeo que vai explicar detalhadamente este processo:
Para os investidores que suam a análise técnica, o On Balance Volume (OBV), é um indicador muito útil. Usado, geralmente, para:
- Identificar possíveis reversões;
- Medir a força da tendência,
- Sinalizar o aparecimento de novas tendências.
A sua fórmula faz estabelece uma relação entre o Volume e o Movimento do preço no período, de forma que seja determinada a pressão compradora com a pressão vendedora. Saiba o que você deve saber para usá-lo em seus investimentos.
Como Calcular o OBV
Na hora de medir a pressão compradora e também a pressão vendedora em certo ativo, esse indicador soma o volume negociado num dado período de alta e depois subtrai o volume que foi negociado em períodos de baixa. O resultado é o Saldo de Volume, como é chamado o OBV aqui no Brasil.
O volume que foi negociado no período é somado à medida que o fechamento for superior à abertura, ou é subtraído se o fechamento for inferior ao da abertura.
Como Interpretar o OBV?
Joe Granville, responsável por criar o OBV, no ano de 1963, chegou à conclusão que as variações de volume antecediam os grandes movimentos de preço. Sendo assim, ele decidiu criar o seu próprio indicador, que seria usado para a medição dessa relação. A esse indicador, ele daria o nome de OBV. Sempre que o volume nos períodos de alta fica superior que o volume de em dias de baixa, e vice-versa, o indicador aumenta.
- OBV diminui: a indicação de que maior volume negativo deve baixar os preços.
- OBV aumenta: a indicação de que maior volume positivo de aumentar os preços.
O valor absoluto é irrelevante. O que mais importa no Saldo de Volume e o valor relativo e também a direção para onde ele está se movendo.
O uso do indicador OBV está condicionado, em um primeiro momento, à definição da tendência atual do indicador. Somente depois é que será buscado algum dos dois sinais:
- Confirmação de tendência: quando forem rompidos suporte e resistência nos valores do indicador OBV.
- Sinais de divergência: é quando a tendência do indicador estiver em desacordo com a tendência no preço de determinada ação.
Quais Indicadores Usar Com o OBV?
Quando trabalhamos com indicadores, o mais indicado é não confiar somente em um. Para tomar as decisões, o ideal é combinar os resultados de mais de um indicador. No caso do OBV, que é um indicador de Volume, a ideia é combiná-lo com indicadores complementares.
Indicadores de tendência: alguns exemplos são o TRIX e a Média Móvel Exponencial.
Indicadores de Momento: são exemplos o Estocástico e o Índice de Força Relativa.